Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (15), o Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos de dengue.

Publicado

em

Atualizado há

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nas 11 primeiras semanas deste ano, agentes coletaram 463 amostras de larvas durante as ações de prevenção e combate à dengue em Jundiaí. De acordo com análise da gestão municipal, desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O vaso de prato continua sendo o principal foco do mosquito.

Jundiaí realiza o levantamento para a identificação de mosquitos desde 2002. Assim, a equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) recolhe as larvas em 100% dos criadouros encontrados durante as ações em imóveis e Pontos Estratégicos.

De acordo com a gerente do órgão, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, após a coleta das amostras, de imediato, a equipe da VISAM realiza a eliminação e uma varredura no entorno, para a localização de mais criadouros. “No laboratório da VISAM, fazemos a identificação entomológica. Além da alta positividade para o Aedes, os dados indicam que toda a cidade está em risco, com a circulação da espécie, sendo fundamental que a população elimine quaisquer objetos que possam acumular água”.

Dengue em Jundiaí

Nesta sexta-feira (15), Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos, sendo 1.469 autóctones, 142 importados e 272 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 1.892 exames estão no aguardo de resultado. O bairro Ivoturucaia acumula 396 ocorrências, seguida pela Vila Ruy Barbosa, com 93 e Jardim Tamoio.

“Seguimos com cenário alarmante e os dados apontam a necessidade de mais mobilização por parte da população. A dengue pode ser prevenida. Se o mosquito não nasce, não temos a doença. Mas, lamentamos ainda encontrar objetos com água parada nos imóveis, em pratos de vasos, principalmente, mesmo com a mobilização da cidade para orientação e conscientização”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A Prefeitura, desde dezembro, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí -, monitora diariamente os dados. Em todo o Município, a Prefeitura de Jundiaí reforçou ações para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade