Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Published

on

Atualizado há

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

As escolas atendidas serão as Escolas Municipais Maria Aparecida Silva Congílio (Novo Horizonte), Professora Nilse Moraes Leite (Parque Residencial Jundiaí) e Professor João Fernandes Neto (Morada das Vinhas) e as Escolas Estaduais Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato (Parque Residencial Jundiaí), Dom Joaquim Justino Carreira (Almerinda Chaves), Professor Luiz Rivelli e Padre Maurílio Tomanik (Cecap).

“Estamos empenhados em ampliar as coberturas vacinais do nosso Município, evitando a volta de doenças como a paralisia infantil e o sarampo. Novamente, nossas equipes estarão nas escolas para a verificação dos documentos e com a oferta dos imunizantes, facilitando para os pais e/ou responsáveis. Vamos atender sete unidades e, ao longo do ano, ampliaremos a ação, a exemplo de 2022. Essa é uma parceria importantes com a Unidade de Gestão de Educação e com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em prol da nossa população”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI). Entre elas: Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente e HPS. As crianças de seis meses a menores de cinco anos também poderão receber as doses da vacina contra Covid-19.

“Nos adolescentes das escolas estaduais, a aplicação ocorrerá mediante apresentação de autorização enviada, com assinatura dos responsáveis. No caso das crianças das creches, a vacinação será na presença dos pais”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Em 2023, ação realizada pela Prefeitura nas escolas resultou na aplicação de 1.383 doses. Nas EMEBs foram vacinadas 528 crianças e nas unidades estaduais, 155 alunos e 80 profissionais.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement