Alunos do 3º ano de Jundiaí participam de vivência no espaço da Mata Ciliar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Alunos do 3º ano de Jundiaí participam de vivência no espaço da Mata Ciliar

Acompanhadas de biólogos, a turma conheceu os recintos de nutrição, reabilitação, maternidade e de cirurgias de animais, entre outras atividades ao ar livre.

Publicado

em

Atualizado há

Vivência pela Mata Ciliar é uma das atividades promovidas pelo Núcleo de Educação Socioambiental da Educação de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Alunos do 3º ano da Emeb Antonio de Padua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes, em Jundiaí participaram de uma visita à Mata Ciliar. A vivência faz parte das atividades pedagógicas oferecidas pelo programa Escola Inovadora, por meio do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação.

“Vivências como esta, em contato com a natureza e com a capacidade de conectar os conteúdos e práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, são o ‘Desemparedamento da Escola’ na prática e cumprem as diretrizes do Currículo Jundiaiense, potencializando a criança estudante enquanto cidadã e protagonista”, comentou a gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques.

Vivências na Mata Ciliar de Jundiaí

Acompanhadas pelos biólogos Aline, Marcos e Milena, a turma percorreu os diversos recintos da Mata Ciliar. Os estudantes conheceram o Viveiro de Mudas, os recintos de nutrição, reabilitação, maternidade e de cirurgias de animais. Além disso, conheceram os espaços dos gatos mouriscos, cachorros do mato, corujas buraqueiras, garças, macacos pregos e as onças pardas e pintadas.

Manuela Rocha, de oito anos, compartilhou o que aprendeu. “Eu já sabia que ninguém pode maltratar os animais, mas não é só isso. Todos têm que tomar cuidados no dia a dia para não machucar e os adultos devem dirigir com cuidado para não atropelar nenhum bichinho na pista”, comentou a estudante.

Enrico Zampieri, também de oito anos, ficou fascinado com o que viu. “Eu vi um monte de animais que nunca imaginei que conheceria: onças, corujas e macacos. Eu até queria fazer carinho neles, mas aprendi que não pode chegar perto.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Educação Socioambiental

Na Educação Infantil 2, as vivências do Núcleo para as turmas do G4 acontecem no Jardim Botânico. Para as do G5 na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), por meio do projeto Jardinando.

Já no Ensino Fundamental, além da Mata Ciliar para os alunos dos terceiros anos, as vivências são promovidas para as outras séries. Os primeiros anos no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Segundos anos: na Unidam, pelo projeto Bioma Cerrado, e no Centro de Referência em Educação Ambiental/ Fundação Serra do japi, pelo “Pequeno Cientista e Natureza”.

Os quartos anos participam do “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”. E por fim, os quintos anos, participam do projeto “Águas de Jundiaí”, com visitas à DAE Jundiaí e às Estações de tratamento de Água e de Esgoto.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade