Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio
Connect with us

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Atualizado há

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como “preocupante” e afirmou que ela “ataca a dignidade das mulheres e meninas”.

Avanço do projeto no Congresso

A declaração de Janja ocorre enquanto o projeto avança no Congresso, sem oposição do PT, partido do presidente, nem de outras legendas da base governista. A tramitação acelerada do projeto, que teve a urgência aprovada na última quarta-feira pela Câmara, gerou uma onda de mobilizações nas redes sociais assim como nas ruas de diversas capitais brasileiras.

Posicionamento do Governo

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou antes da votação que a questão “não é matéria de interesse do governo”. Janja enfatizou que no Brasil o aborto não é crime em caso de estupro. Ela ainda alertou que a nova penalidade proposta pelo projeto pode resultar em uma punição mais severa para a vítima do que para o agressor.

Críticas à tramitação

“O PL 1904/24 quer mudar o Código Penal brasileiro para equiparar o aborto após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, quando a gestação for fruto de estupro, caso em que o aborto é permitido pela lei brasileira. Isso quer dizer que uma mulher estuprada pode ser condenada a uma pena superior à de seu estuprador: a pena máxima para estupro é de até 10 anos, enquanto a de homicídio simples é de até 20 anos”, escreveu Janja.

Janja também criticou a forma ocorreu a aprovação do texto na Câmara, sem discussão prévia nas comissões temáticas, considerando assim “preocupante” essa falta de debate. Com a urgência aprovada, pode haver a votação do projeto diretamente no plenário. Janja concluiu que não se pode “revitimizar e criminalizar essas mulheres e meninas”, sendo assim necessário “protegê-las e acolhê-las”.

Reações políticas

Questionado sobre a aprovação da urgência do projeto, o presidente afirmou que precisaria retornar ao Brasil para “tomar pé da situação” antes de se pronunciar. Após a decisão da Câmara, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou a tramitação acelerada. Além disso, o senador indicou que o projeto terá uma análise mais lenta no Senado, caso avance.

Eleições 2024

Eleições 2024: Dr. Luiz realizará mais duas reuniões abertas em Campo Limpo Paulista

As reuniões são abertas ao público e têm como objetivo proporcionar um espaço para troca de ideias entre os cidadãos e o atual prefeito Dr. Luiz Braz.

Published

on

Dr. Luiz Braz
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O candidato à reeleição pelo PSD 55, Dr. Luiz Braz, e seu candidato a vice-prefeito, Paulo Fávaro, continuam a intensificar sua campanha em Campo Limpo Paulista. Eles estão se preparando para realizar mais duas reuniões abertas neste fim de semana, como parte de sua estratégia de aproximação com os eleitores. O primeiro encontro da campanha de Dr. Luiz ocorrerá no…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli detalha plano de governo em encontro no Engordadouro, em Jundiaí

Published

on

Gustavo Martinelli com os municípes que participaram do encontro do político posando para foto.
Encontro contou com a presença de 300 moradores do bairro (Foto: Divulgação)

Na noite desta quarta-feira (18), Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, e Ricardo Benassi, candidato a vice-prefeito, realizaram um evento no bairro Engordadouro para apresentar suas principais propostas e o plano de governo, com a presença de mais de 300 munícipes.  "Estamos fazendo uma campanha transparente e de proximidade com as pessoas, ouvindo as demandas da população e trabalhando…

Continue Reading

Eleições 2024

Candidato com maior grau de deficiência do Brasil luta por uma Itatiba mais inclusiva

Com propostas voltadas para tornar Itatiba mais inclusiva e acessível, Juliano Peinado também é um defensor das minorias e causas sociais. Conheça.

Published

on

Juliano Peinado, candidato de Itatiba
Foto: Arquivo Pessoal

Aos 28 anos, Juliano Augusto da Costa Rodrigues Peinado é o candidato a vereador com maior grau de deficiência do Brasil. Formado em Rádio, TV e Internet e paratleta por Itatiba, Juliano se candidatou a vereador pela cidade. Ao Tribuna de Jundiaí, ele destaca que suas propostas focam em tornar Itatiba mais inclusiva e acessível. Além disso, ele defende minorias…

Continue Reading

Eleições 2024

Resultado das eleições de 2024 pode ser conferido por meio dos Boletins de Urna

Em cidades menores, a apuração dos votos nos Boletins de Urna pode permitir que a candidatura vencedora seja conhecida antes da divulgação pelo TSE.

Published

on

Boletins de Urna
Foto: Divulgação/TSE

Em diversos municípios, a contagem de votos realizada por fiscais, utilizando os Boletins de Urna (BUs) distribuídos ao final do pleito, pode revelar os candidatos vencedores antes da divulgação oficial do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 34,4 milhões de pessoas participarão da escolha de prefeitos e vereadores em 645 municípios do estado no próximo mês. O presidente…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí

“O investimento total que faremos na área de segurança pública, em Jundiaí, vai passar dos R$ 100 milhões”, diz o candidato.

Published

on

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com representantes de forças de segurança pública, empresas de segurança patrimonial, condomínios logísticos e membros da sociedade civil, nesta terça-feira (17), para apresentação da muralha virtual jundiaiense de segurança que está no seu plano de governo. O evento contou com a palestra de José Antonio Baptistão, um dos maiores…

Continue Reading
Advertisement