Paris 2024: Maratona histórica prestigia mulheres e será aberta a atletas amadores
Connect with us

Esportes

Paris 2024: Maratona histórica prestigia mulheres e será aberta a atletas amadores

Published

on

Atualizado há

Torre Eifffel na França aonde vai ocorrer a maratona da Olimpíada de Paris 2024
Imagem de Nuno Lopes por Pixabay

A maratona olímpica é um evento lendário e faz parte do programa desde os primeiros Jogos da era moderna, em 1896, em Atenas. Houve tantas façanhas e histórias incríveis ao longo do século passado com este evento chave dos Jogos, com uma corrida tão desafiadora e exigente, que ninguém jamais ganhou mais de duas medalhas nela.

Programada para 10 de agosto de 2024 para a prova masculina e no dia seguinte para a prova feminina, a maratona dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 homenageia este evento lendário e seguirá um percurso único com referências à rica história da França e de Paris.

Durante muitos anos, a maratona masculina foi realizada no final dos Jogos, no último dia da competição, como evento culminante para encerrar a quinzena olímpica. Para mostrar o desempenho das atletas femininas, desta vez o Comitê Organizador Olímpico inverteu a ordem. A maratona feminina encerrará uma quinzena de emoções intensas no dia 11 de agosto de 2024, último dia da competição, poucas horas antes da cerimónia de encerramento, com a maratona masculina a decorrer no dia anterior.

“Realizar a maratona feminina depois da masculina, encerrando os Jogos, é extremamente simbólico. Principalmente com a maratona, porque as mulheres lutaram durante muito tempo para poder participar, para que as autoridades e a opinião pública aceitassem que podiam participar em corridas como esta. A história dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896, em Atenas, também foi marcada por isso. Uma mulher tentou participar da maratona. Ela foi rejeitada e impedida de se inscrever. E isto continuou ao longo do século XX: um grande número de mulheres lutou pelo direito de correr, e durante muito tempo acreditou-se que o seu físico significava que não podiam correr corridas como a maratona. Portanto, Paris 2024 apresentar a maratona feminina desta forma é realmente muito importante”, esclarece a historiadora francesa Florencia Carpentier.

Um percurso espetacular

Em 2024, as maratonas olímpicas masculina e feminina seguirão um percurso digno deste evento. Ligará o Hôtel de Ville de Paris a Versalhes, seguindo um circuito repleto de história. A rota passará por nove distritos da região de Île-de-France tendo como pano de fundo alguns dos monumentos e pontos turísticos mais conhecidos de Paris os parques e florestas icônicos da região de Paris e o majestoso Palácio de Versalhes: Paris Boulogne- Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux.

Este percurso pela Île-de-France dará à maratona um perfil original e criará condições exigentes para os atletas, porque a região de Paris não é tão plana como pode parecer. Embora uma maratona seja sempre um desafio para o corpo, isso será particularmente verdadeiro para o evento de Paris 2024, com um percurso que incluirá uma subida de 436m e uma descida de 438m. A inclinação máxima do percurso será de 13,5%.

A estreia da participação popular

Pela primeira vez na história, o público pode correr o mesmo percurso da maratona olímpica no mesmo dia que os atletas olímpicos. O evento de participação em massa proporcionará aos corredores amadores uma experiência única na vida, de acordo com o lema de Paris 2024, “Games Wide Open” (Jogos Bem Abertos, em tradução livre).

Nessa esteira, três ilustres corredores de Jundiaí prometem exibir o condicionamento físico que cultivaram por meses para participar da corrida: a economista Carolina Rosa, a advogada Monica Pupo e o gerente financeiro Leonardo Angelotti.

Detalhes principais

  • 21h, início do dia 10 de agosto
  • Circuito de 42 km que liga Paris a Versalhes
  • Começando no Hôtel de Ville em Paris às 21h, horário local
  • Termina em Les Invalides
  • Percurso inclui nove cidades: Paris, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux
  • 20.024 participantes

Segundo formato acessível e aberto a todos: 10km

Um formato mais curto, aberto a todos, mas mais acessível que o formato de 42km, estará disponível com uma corrida de 10km, também disputada à noite. O percurso de 10 km percorrerá vários lugares e monumentos emblemáticos do coração de Paris, com uma série de eventos e atividades especiais organizadas para permitir a todos desfrutar de um momento intenso e inesquecível na noite parisiense.

Aberta a qualquer pessoa com mais de 16 anos, esta corrida será acessível a todos os perfis, independentemente da idade ou deficiência, para uma corrida mágica no coração de Paris.

Detalhes principais

  • Começa na Prefeitura de Paris às 23h30, horário local
  • Termina em Les Invalides
  • Tudo no centro de Paris

Esportes

Spid Cup: terceira etapa do campeonato de arrancada começa nesta sexta, dia 5

Evento retorna a Itatiba e já conta com quase 150 pilotos inscritos, vindo de todo o país

Published

on

Spid Cup: campeonato de arrancada
Foto: Divulgação

Neste final de semana, de 5 a 7 de julho, a Spid Cup, um dos campeonatos de arrancada mais prestigiados do país, retorna a Itatiba, interior de São Paulo, para sua terceira etapa. Esta edição já conta com quase 150 pilotos inscritos, vindos de todas as regiões do Brasil. A maioria competirá na categoria mais potente do evento, prometendo corridas…

Continue Reading

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz, o Caramelo, é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

Com apenas 16 anos, jovem lutador brilhou no Ginásio do Ibirapuera nesse último final de semana e levou o título na categoria Juvenil

Published

on

O lutador jundiaiense Murillo da Silva Cruz, o Caramelo, é campeão brasileiro em 2024
Foto: Arquivo Pessoal

O jovem lutador jundiaiense Murillo da Silva Cruz, o Caramelo, conquistou mais um título importante em sua carreira. No Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, realizado no Ginásio do Ibirapuera neste último final de semana, Murillo brilhou novamente na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Caramelo venceu as três lutas com finalizações. Foto: Rebeca Schumacker Com 16 anos de idade e…

Continue Reading

Esportes

Fisiculturista de Jundiaí é prata em competição internacional

Agora, Pedro Falasco tem como objetivo a etapa da Muscle Contest que acontece no dia 21 de setembro, em Jundiaí, no Clube Uirapuru.

Published

on

Fisiculturista de Jundiaí é prata em competição internacional
Foto: Reprodução/Instagram/pedrofalasco_

Neste sábado (22), o fisiculturista de Jundiaí, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou seu primeiro troféu no Muscle Contest Internacional. O torneio aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista. O jundiaiense competiu em duas modalidades: Men's Classic Physique - Open Class B e Men's Classic Physique - Junior. Nesta última categoria, o fisiculturista garantiu o segundo lugar. Foto: Reprodução/Instagram Fisiculturista…

Continue Reading

Esportes

Atleta jundiaiense de fisiculturismo fica em 4º lugar em competição

Pedro Falasco, de 22 anos, disputou a categoria sub-23, em competição promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness

Published

on

Atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, exibe corpo em competição
O jovem atleta jundiaiense de fisiculturismo. Foto: Divulgação

No último domingo (16), o atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou o 4º lugar na competição de fisiculturismo, categoria sub-23, promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness. O evento, realizado no Teatro Gamaro, na Mooca, em São Paulo, reuniu competidores de alto nível. Desempenho avaliado em detalhes Durante a competição, os atletas foram submetidos…

Continue Reading

Esportes

BMX: Jundiaí brilha na Copa do Brasil com quatro pódios

Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade

Published

on

Andrey Toledo, da equipe de BMX de Jundiaí, conseguiu um título e um terceiro lugar na Copa do Brasil em Indaiatuba
O jundiaiense Andrey Toledo conseguiu um título e um terceiro lugar na competição. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe jundiaiense de BMX Racing fez bonito neste domingo (16) na Copa do Brasil, disputada em Indaiatuba. Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade. Resultados da equipe de Jundiaí de BMX Na categoria Boys 10 Aro 20, Andrey Toledo dominou a prova e conquistou o título de…

Continue Reading
Advertisement