Jovem com paralisia cerebral faz doutorado em Direito
Conecte-se conosco

Brasil

Jovem com paralisia cerebral faz doutorado em Direito

Com várias dificuldades físicas, ele não pensa em desistir de sua carreira profissional

Publicado

em

Atualizado há

Lucas Emanuel é o mais novo doutorando de direito (Foto: Reprodução/ Razões para Acreditar

O advogado Lucas Emanuel Ricci Dantas, de 28 anos, é um dos acadêmicos que integra o programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no período 2018-2022.

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marília (Univem), o jurista tem paralisia cerebral, causada por falta de oxigenação no cérebro durante a gestação.

O advogada tem dificuldades na locomoção, fala e não possui coordenação motora para escrever, mas isso nunca foi motivo para desistir de sua carreira profissional.

Hoje, Lucas fará doutorado em Responsabilidade do Estado, sob orientação do professor-doutor, Renato Bernadi. Além disso, ele trabalha como responsável técnico do escritório de advocacia Dantas e Santana, onde atua em parceria com a irmã, Andrea Ricci Dantas Yanaguizawa e, a noiva, Jenifer Santana.

O escritório é o único do pais com um núcleo especializado no atendimento à pessoa com deficiência e está sediado em Marília (SP).

Rotina e superação

A cada 15 dias, Lucas vai até Jacarézinho para as aulas do doutorado. O pai o leva até a cidade, e segundo o filho, ele é um dos seus maiores aliados no combate diário às dificuldades impostas pela paralisia cerebral, pois muitas vezes ele é quem digita ou redige os documentos.

Apesar das limitações físicas relacionadas à paralisia, Lucas é contra rótulos que possam de alguma forma diferenciá-lo por sua condição.

“Eu não sou um prodígio. Sou apenas uma pessoa esforçada. Na verdade, tenho capacidade para ser ainda mais, e às vezes me sinto até meio preguiçoso”, brinca.

“O ingresso de Lucas no Doutorado nos tem feito pensar em políticas de acesso e permanência à pessoa com deficiência no ensino superior, especialmente em nosso Programa de Pós-graduação”, destaca o coordenador do programa, professor-doutor, Fernando Brito.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná tem atualmente 30 acadêmicos com algum tipo de deficiência física, visual ou auditiva.

Fonte: Razões para Acreditar/ Deficiente Eficiente.

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo
Publicidade