Terminal Vila Arens já recebeu mais de 2 mil itens no setor de ‘Achados e Perdidos’
Connect with us

Jundiaí

Terminal Vila Arens já recebeu mais de 2 mil itens no setor de ‘Achados e Perdidos’

Todos itens esquecidos nos 310 veículos que rodam pela cidade ou nos sete terminais urbanos são encaminhados ao setor

Published

on

Terminal Vila Arens já recebeu mais de 2 mil itens no setor de ‘Achados e Perdidos’ (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) oferece aos usuários dos ônibus de Jundiaí um setor de ‘Achados e Perdidos’, que funciona desde julho de 2017, no Terminal Vila Arens

O espaço recebe documentos, cartões bancários, vale-transporte, óculos escuro e de grau, celulares e outros itens esquecidos nos 310 veículos que rodam pela cidade todos os dias ou nos sete terminais urbanos. 

De acordo com a UGMT, muitos dos cidadãos não sabem do serviço, que em 2019 vem registrando uma média diária de oito artigos localizados e cadastrados. Metade deles é devolvida ao dono e três acabam descartados ou doados. 

A munícipe Cida Barbosa Leite Figueiredo, que reside no Nova Cidade Jardim II, sabia sobre o ‘Achados e Perdidos’, mas pensava que os produtos encontrados fossem repassados do Terminal Vila Arens aos demais terminais de Jundiaí, justamente ao contrário do que acontece. 

“Eu nunca precisei dele, mas o serviço é bem bacana. Quem perde documentos, por exemplo, gastará menos tempo e dinheiro para vir para a Vila Arens checar se seu RG ou carteira profissional está na central, se comparado ao gasto que teria para tirar a segunda via no Poupatempo”, destacou Cida.

De janeiro até metade de outubro deste ano, foram cadastrados 2.242 produtos no Achados e Perdidos, 1.052 acabaram entregues a seus donos e outros 925 encaminhados para descarte e adoção. 

Atualmente, estão arquivados 274 artigos, número que chegou a 400 em setembro de 2019 e 318 em agosto. Tudo que chega à central do serviço é recebido e cadastrado, permanecendo disponível para retirada por 30 dias.

Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), 56,2% dos itens recolhidos de ônibus e terminais e cadastrados na central do serviço, no Terminal Vila Arens, são documentos pessoais. Outros 42,2% são cartões bancários. Entre os artigos “diferentes” achados e registrados, estão bengalas e muletas, que foram doadas a instituições.

“Este é mais um serviço que prestamos aos usuários do transporte público da cidade, seguindo as diretrizes do programa “Mobilidade Total”, da Prefeitura de Jundiaí, que inclui a revisão das 87 linhas do transporte coletivo e a colocação de GPS e câmeras de monitoramento em 100% dos ônibus”, destaca a diretora da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.

Orientações

Há algumas orientações para a retirada do produto achado ou perdido da central instalada na Vila Arens. No caso de documentos pessoais, o titular deverá apresentar um documento com foto, boletim de ocorrência e a citação verbal do documento. 

Com relação a objetos eletrônicos (celulares, tablets ou notebooks) será necessário o desbloqueio da senha do equipamento e, para outros pertences, a comprovação ocorrerá pela descrição dos artigos.

O atendimento no Terminal Vila Arens funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações do Achados e Perdidos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4587-8832.

Jundiaí

Festival do Pastel de Jundiaí termina nesta sexta-feira (30)

O evento acontece durante a 6ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS), no Parque da Uva.

Published

on

Festival do Pastel de Feira de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O 3º Festival do Pastel, que reúne permissionários que já atuam nas feiras livres de Jundiaí, termina nesta sexta-feira (30). O evento acontece durante a 6ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS), que segue até o dia 1º de setembro, das 15h às 22h, no Parque da Uva. A programação do Festival do Pastel terá 16 profissionais, sendo sete…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí homenageia Casa Mario pelos 61 anos de tradição na cidade

Fundada em 1963 por Epifânio, conhecido como Fani, a Casa Mario começou em uma pequena borracharia em uma esquina da Av. Jundiaí, próxima ao atual Parque da Uva

Published

on

Presidente da ACE junto com os filhos do dono da Casa Mario
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Casa Mario, símbolo de tradição em Jundiaí, celebra 61 anos de existência. Para marcar essa trajetória, a presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Leandra Maia Diniz, presenteou os filhos do fundador Epifânio de Castro Lopes com um troféu comemorativo. A entrega foi realizada aos filhos Paulo e Tais, que, juntamente com os irmãos Cristiano e Priscila, administram…

Continue Reading

Jundiaí

Festival de Orquídeas: 2ª edição traz flores raras para Jundiaí em setembro

A 2ª edição do Festival de Orquídeas será realizado nos dias 7 e 8 de setembro, na Associação Nipo Jundiaí

Published

on

1ª Edição Festival de Orquídeas
Foto: Divulgação

Em setembro, as ruas de Jundiaí serão invadidas por uma diversidade de perfumes, desde aromas de chocolate até fragrâncias de mel. Isso porque a 2ª edição do Festival de Orquídeas, Suculentas e Flores acontecerá na cidade, trazendo uma rica mostra de flores exóticas e ornamentais. O evento, que será realizado nos dias 7 e 8 de setembro, na Associação Nipo…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta sobre Golpe do Carnê de IPTU

Indivíduos em motocicletas estão se passando por entregadores do carnê cobrando uma taxa de entrega e clonando dados bancários. Veja como denunciar.

Published

on

Carnê de IPTU Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Moradores de Jundiaí têm relatado uma nova modalidade de golpe que tem circulado pela cidade. Indivíduos em motocicletas estão se passando por entregadores do carnê de IPTU do próximo ano, abordando os contribuintes em suas residências. A prática criminosa consiste na entrega de um suposto carnê de IPTU, acompanhada da cobrança de uma taxa de entrega no valor de R$…

Continue Reading

Jundiaí

Clube Jundiaiense sediará ‘Circuito Sindi Clubes de Corais’ em setembro

Evento será no dia 1º de setembro e contará também com apresentações de corais infantojuvenis, no Clube Jundiaiense

Published

on

Circuito Sindi Clubes de Corais será recebido no Clube Jundiaiense
Foto: Divulgação/Sindi Clubes

No dia 1º de setembro, o Clube Jundiaiense será palco do Circuito Sindi Clubes de Corais, reunindo importantes corais dos clubes paulistas. A partir das 11h, o evento contará com apresentações que destacarão tanto corais adultos quanto infantojuvenis, como o Coral Infantojuvenil Azul e Branco do Clube Jundiaiense e o Coral Infantojuvenil da Casa de Cultura de Itupeva. Além disso,…

Continue Reading