Lula diz que reconhecerá resultado da eleição na Venezuela
Connect with us

Política

Presidente Lula diz que irá reconhecer resultado da eleição na Venezuela

Segundo Lula, o processo de eleições na Venezuela é considerado normal e que é preciso que “pessoas que não concordem tenham o direito de se expressar, […] de provar que não concordam”.

Published

on

Atualizado há

Presidente Lula
Maduro venceu as eleições com 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que reconhecerá o resultado da eleição na Venezuela, realizada no último domingo (28). “Lógico que eu vou reconhecer, a hora que for consagrada a vitória”, disse o presidente, em entrevista à TV Centro América.

Segundo o anúncio, Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais da Venezuela com 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González. Mas, até o momento, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país não divulgou as atas para comprovar o resultado.

De acordo com o presidente brasileiro, é preciso que as autoridades da Venezuela apresentem as atas das eleições para resolver o impasse entre a oposição, que questiona a vitória de Maduro . “É normal que tenha uma briga. Como é que vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso e vai esperar a Justiça tomar o processo. E aí vai ter uma decisão que a gente tem que acatar”, disse Lula.

Segundo Lula, o processo de eleições na Venezuela é considerado normal. “Eu estou convencido de que é um processo normal, tranquilo. O que precisa é que as pessoas que não concordem tenham o direito de se expressar, tenham o direito de provar que não concordam. E o governo tem direito de provar que está certo”, afirmou o presidente.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e o presidente do Brasil, Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Questões da oposição na Venezuela

Parte da oposição de Maduro e alguns países e organismos, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), questionam o resultado das eleições na Venezuela e pedem a publicação das atas que permitem a auditoria dos votos. Enquanto isso, o governo de Nicolás Maduro acusa parte da oposição e países de incitarem um suposto golpe de Estado no país contra o resultado eleitoral.

Lula e Biden esperam divulgação das atas

Na tarde desta terça-feira (30), Lula conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na Venezuela. Em nota, a Casa Branca disse que Biden agradeceu ao presidente Lula por sua liderança na região diante do cenário na Venezuela e que os ambos concordaram com a necessidade de divulgação imediata das atas completas, transparentes e detalhadas.

“Os dois líderes partilharam a perspectiva de que o resultado das eleições venezuelanas representa um momento crítico para a democracia no hemisfério e comprometeram-se a permanecer em estreita coordenação sobre a questão”, disse a nota.

Nesta quarta-feira (31), Edmundo Gonzalez, candidato da oposição na Venezuela, agradeceu o governo do Presidente Lula por seu posicionamento. Segundo ele, o governo brasileiro foi um dos que cobraram transparência e a entrega de atas das eleições, antes de reconhecer os resultados finais.

“A comunidade internacional e os venezuelanos exigem respeito aos resultados e transparência eleitoral com a publicação de todos os registros de votação”, escreveu Gonzalez.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi discutem segurança, educação e mais com SINCOMERCIÁRIOS

“É através da população que conseguimos entender as melhorias necessárias”, concluíram os pré-candidatos a prefeito e vice de Jundiaí.

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi no SINCOMERCIÁRIOS
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta quarta-feira (14), o pré-candidato a prefeito e atual vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o pré-candidato a vice-prefeito, Ricardo Benassi, participaram de uma reunião no SINCOMERCIÁRIOS. Durante o encontro, eles ouviram as demandas dos presentes e debateram temas cruciais como segurança pública, educação, saúde e infraestrutura. Gustavo Martinelli discute ações para o Centro Uma das questões mais…

Continue Reading

Eleições 2024

‘Educação é prioridade e um dos motores de transformação de Jundiaí’, diz Parimoschi

Parimoschi propôs a criação de um Centro de Referência do Autismo, vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.

Published

on

"Educação é um dos principais motores de transformação da cidade", diz Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O pré-candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, promoveu três rodas de conversa com profissionais da Rede Municipal de Educação. Os encontros ocorreram no período noturno, fora do horário de expediente, com o objetivo de ouvir sugestões da comunidade escolar e discutir propostas para o futuro da educação na cidade. Parimoschi expressou preocupação com a inclusão de crianças com…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi promete ampliar investimentos no agronegócio de Jundiaí

Parimoschi detalhou os avanços nas políticas públicas voltadas ao setor nos últimos anos e apresentou o planejamento para o próximo ciclo

Published

on

Parimoschi detalhou os avanços nas políticas públicas voltadas ao setor
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O pré-candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da agricultura local e o fomento ao agronegócio durante uma reunião com agricultores da cidade. Ele detalhou os avanços nas políticas públicas voltadas ao setor nos últimos anos e apresentou o planejamento para o próximo ciclo de desenvolvimento. Nos últimos sete anos, uma das principais…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, protocola plano de governo no TSE

Para garantir transparência, o Plano de Governo também será disponibilizado na íntegra no site oficial da campanha de Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi

Published

on

Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, protocola plano de governo no TSE
Divulgação/Arquivo Pessoal

Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí anunciou o protocolo oficial do Plano de Governo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este documento, que representa as diretrizes para a administração municipal, já está disponível para consulta pública no sistema CandDivulga do TSE. Para garantir transparência e fácil acesso, o Plano de Governo também será disponibilizado na íntegra no site oficial da…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí: ‘Samu e SAEC são serviços de excelência e não serão terceirizados’, diz Parimoschi

Parimoschi, que se reuniu com trabalhadores do Samu e do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos, desmentiu os boatos.

Published

on

O pré-candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com trabalhadores
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O pré-candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, recentemente se reuniu com os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). Durante o encontro, Parimoschi desmentiu os boatos sobre a possível terceirização desses serviços essenciais. "O Samu e o SAEC são referência tanto para o município, como…

Continue Reading
Advertisement