Fisioterapia devolve a vida de jundiaiense de 28 anos
Connect with us

Jundiaí

Fisioterapia devolve a vida de jundiaiense que sofria de síndrome rara

Após perder todos os movimentos, Luis Gustavo renasceu com a força de vontade e inúmeras sessões de fisioterapia

Published

on

Atualizado há

Fisioterapia transformou a vida de Luis Gustavo.
Luis em sessões de fisioterapia e, hoje, praticando uma de suas atividades favoritas (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Fisioterapia e para celebrar esta data tão importante vamos contar a história do jundiaiense Luis Gustavo Loschi, de 28 anos, que em 2017 foi diagnosticado com PDIC (Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica), uma condição rara, e viu sua vida transformar num piscar de olhos. 

A condição que afeta os nervos do corpo fez com que Luis perdesse os movimentos do corpo até ficar completamente paralisado do pescoço até os pés. 

“Naquele momento, o medo de nunca mais poder andar e até mesmo deixar de mover meus braços tomou conta de mim”, revela Luis sobre o período de incertezas. 

Fisioterapia que traz esperança

E para recuperar os movimentos e superar a PDIC precisou fazer fisioterapia e como ele diz “ela foi a principal aliada nessa jornada de recuperação”. 

Neste momento, o caminho de Luis cruzou com o de Mônica Cristina da Silva, fisioterapeuta há 7 anos e pós-graduada em Fisioterapia Neuro Funcional e Terapia Ocupacional. 

“Quando conheci o Luis tinha acabado de me formar e ele me chega com a Polineuropatia me pegando de surpresa. Pode apostar que foi uma mistura de sentimentos, mas nunca pensei que não conseguiria tratar ele ou me desanimei”, afirma Mônica. 

Ela conta que a patologia foi mostrando como seria a fisioterapia e, com isso, ela foi buscando estudar cada vez mais a doença do paciente. “Por isso acabei me pós-graduando em Neuro Funcional. O Luis me ensinou tanto e hoje ele está aí para mostrar que a fisioterapia, a vontade, a fé e a garra, nos fazem vencer lutas”. 

Luis hoje está saudável e bem para mostrar que a fisioterapia devolveu sua vida. “Com a fisioterapia reconquistei a mobilidade e redescobri o prazer de poder sentir meu corpo se movendo de novo. Cada sessão era uma vitória, um passo próximo de retomar a vida que eu tanto amava”, recorda o jundiaiense. 

Ele destaca que, sem a fisioterapia, ele não teria voltado 100% e talvez poderia estar com sequelas permanentes devido à atrofia muscular que a PDIC provocou. 

Para Mônica, a fisioterapia é muito mais que uma profissão. “Ajudar as pessoas é se doar ao máximo, às vezes chegamos em casa só o pó, mas com a sensação de que tudo deu certo. Sempre tenho o costume de dizer que a fisioterapia é a vida que se renova. Eu sou a prova disso, pois já sofri um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e desejo ver meus pacientes recuperados, assim como eu me recuperei”, conta orgulhosa de sua profissão. 

Atualmente, Luis afirma que está retomando seus hobbies aos poucos. “Voltei a praticar esportes, passeio com minha família e amigos, e até consegui voltar a tocar violão, algo que me traz imensa alegria”. 

Por fim, ele deixa um agradecimento especial a todos os profissionais que fizeram parte dessa jornada. “Sou profundamente grato aos profissionais que me ajudaram a transformar o medo de nunca mais sentir meu corpo em uma realidade de esperança e superação”.

Jundiaí

Jundiaí adota modelo colhe e pague para produção rural

Proposta tem atraído turistas de todos os cantos para viver a experiência

Published

on

Em Jundiaí, o visitante pode colher sua própria goiaba nas plantações.
Produtor Almir Michelin, do Sítio Santana, mostra como é feita a colheira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No município de Jundiaí, em São Paulo, ser o protagonista da colheita tem sido um diferencial para o visitante que faz questão de ter novas experiências saudáveis. E assim tem sido, quando se deparam com propriedades rurais com o sistema ‘colhe e pague’.  A nova proposta tem atraído turistas de todos os cantos. Eles são equipados com cesta, tesoura ou…

Continue Reading

Jundiaí

Tribuna de Jundiaí repudia comentário de ataque à comunidade LGBT+

Published

on

Tribuna de Jundiaí repudia comentário de ataque à comunidade LGBT+
Foto: Movimento Aliados

O Tribuna de Jundiaí repudia veementemente qualquer tipo de ameaça ou discurso de ódio, especialmente quando direcionado a um evento pacífico como a Parada LGBTQIA+ de Jundiaí. Acreditamos na importância da diversidade e da inclusão, e a Parada LGBTQIA+ é uma celebração da liberdade de ser quem se é. A comunidade LGBTQIA+ tem o direito de viver com segurança e…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana de muito sol; confira a previsão do tempo

Previsão do tempo mostra que cidade terá máxima de 34ºC no sábado e domingo. Confira.

Published

on

Jundiaí terá dias de sol com nuvens, segundo previsão do tempo
Jundiaí terá dias de sol com nuvens (Foto: Canva)

O final de semana em Jundiaí promete ter dias de sol com nuvens e máxima de 34ºC, segundo a previsão do Climatempo.  O site meteorológico mostra que a mínima é de 14ºC, mas sem previsão de chuva ou frente fria próxima no feriado de 7 de setembro que, neste ano, cai no sábado.  Confira a previsão do tempo em Jundiaí:…

Continue Reading

Jundiaí

Desfile de 7 de Setembro em Jundiaí acontece amanhã; confira a programação

Para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Jundiaí, a avenida Prefeito Luís Latorre, no sentido Centro, estará interditada das 5h às 13h.

Published

on

Desfile cívico do 7 de Setembro em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Desfile Cívico de 7 de Setembro em Jundiaí já tem seu itinerário e a relação de participantes confirmada. A comemoração da Independência do Brasil na cidade ocorrerá no amanhã, sábado (7), com início às 9h, na avenida Prefeito Luís Latorre, no sentido do Centro. Conforme divulgado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), diversas instituições e grupos já confirmaram…

Continue Reading

Jundiaí

Saúde de Jundiaí realizou mais de 40 mil atendimentos em saúde mental em 2024

Durante o ano de 2023, os CAPS de Jundiaí realizaram 81.010 atendimentos, atendendo aproximadamente 1.772 usuários ativos

Published

on

Saúde de Jundiaí realizou mais de 40 mil atendimentos em saúde mental em 2024
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Saúde de Jundiaí compartilhou com o Tribuna de Jundiaí número de atendimentos na Atenção Básica em Saúde Mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jundiaí realizou mais de 44 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais em diferentes níveis de atenção este ano. Mais de 38 mil atendimentos foram realizados nos CAPS e 5.700 na Atenção Básica. Além…

Continue Reading
Advertisement