"Ser pai e mãe nos faz resgatar a chama da empatia"
Conecte-se conosco

Saúde

“Ser pai e mãe nos faz resgatar a chama da empatia”

“Ser mãe me fez querer, sem sombra de dúvidas, uma sociedade, um mundo melhor”

Publicado

em

Atualizado há

Débora Prado é psicóloga, moradora de Jarinu

Já há um tempo, notícias bárbaras, as múltiplas violências, manchetes sobre bullying, histórias por trás de suicídios, desaparecimentos, o acesso cada vez mais fácil ao universo das drogas, são todas coisas que me provocam arrepios, um “frio na espinha” mesmo.

Especialmente depois da maternidade. Acho que ser mãe me fez querer, sem sombra de dúvidas, uma sociedade, um mundo melhor: eu acho que eu sempre tive uma necessidade de justiça social, porque sempre me incomodei com o sofrimento “do outro” (não foi por acaso que me tornei psicóloga).

Mas, acho que a maternidade acelerou, potencializou isso em mim.

E eu converso com muitas pessoas e sinto que a maior parte delas tem um sentimento muito parecido com a meu: às vezes vejo isso revestido com o medo, em fala “está cada vez mais difícil criar filhos neste mundo”; ou “a sociedade está violenta demais para criar os filhos”.

Sinto que a maternidade e paternidade nos fazem desejar mais amor no mundo, nos faz planejar, semear o bem, para que os filhos colham esses frutos de amor.

É tão poderoso ser pai e mãe, que nos inibe e nos constrange no erro e ódio, nos faz nos questionarmos se seríamos um bom exemplo e nos sentirmos culpados quando agimos mal.

Se estamos abertos à missão de cuidar de alguém, nos faz exercitar a empatia.

Ter alguém com quem se preocupar e zelar, me fez querer mais humanidade e amor.

Notícias como o caso do MC Gui, manchetes sobre as múltiplas violências, revestidas de assédio, feminicidio, genocídio, infanticídio, preconceitos e tantos outros me impressionam tanto que eu fico às vezes remoendo essas notícias por horas, dias, meses.

Penso no ditado do Mandela que diz: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.

Temos esta missão: resgatar esta chama na humanidade!

Débora Prado, é moradora de Jarinu, mãe de dois filhos e psicóloga com especialização na Unicamp

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Publicado

em

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continuar lendo

Saúde

Dia Mundial Sem Tabaco: Jundiaí destaca os riscos do fumo e oferece apoio aos tabagistas

A campanha destaca os riscos do tabagismo, especialmente os cigarros eletrônicos, e promove iniciativas de apoio ao abandono do vício.

Publicado

em

Homem quebrando um cigarro ao meio, simbolizando o Dia de Mundial Sem Tabaco e a decisão de parar de fumar.

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, tem como tema central em 2024 a "Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco". Além de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro tradicional, a campanha deste ano visa alertar sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, que têm atraído cada vez mais as novas gerações.…

Continuar lendo

Bem-estar

Dieta Mediterrânea é uma grande aliada para afastar a hipertensão

Uma pesquisa mostra que a boa alimentação auxilia na proteção cardiovascular; confira como adaptar esse cardápio, de ingredientes facilmente disponíveis no Brasil.

Publicado

em

Por

Mesa com alimentos frescos e variados, incluindo frutas, vegetais, carnes, peixes e grãos, destacando uma dieta balanceada e saudável.
Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein (Foto: Canva)

Manter um cardápio diversificado, com hortaliças, frutas, grãos integrais, oleaginosas (castanhas, nozes e afins), pescados, lácteos magros e, é claro, azeite de oliva, traz vários benefícios para a saúde. Esses são alimentos típicos da chamada Dieta Mediterrânea, tradicional em países como Grécia, Espanha e Itália, e cujos benefícios para o coração são bastante estudados. E isso inclui minimizar o risco…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente moderniza parque tecnológico com ventiladores e Criostato

HSV recebeu novos equipamentos para aprimorar o atendimento aos pacientes. Saiba mais.

Publicado

em

Criostato Leica Ag Protect utilizado para congelar e cortar amostras cirúrgicas para análise em laboratório do Hospital São Vicente.
O investimento total foi da ordem de R$ 303.181,68 (Foto: Hospital de São Vicente de Paulo)

O Hospital São Vicente de Paulo adquiriu equipamentos de última geração para oferecer um atendimento ainda mais completo e humanizado aos seus pacientes. Recentemente, a instituição recebeu dois novos ventiladores mecânicos portáteis e um Criostato, que ampliam as possibilidades diagnósticas e terapêuticas disponíveis. O investimento total foi da ordem de R$ 303.181,68. Os novos ventiladores, adquiridos por meio de emenda…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aplica vacina atualizada contra Covid-19 a partir de segunda-feira (27)

Descubra quem pode se vacinar, os locais de aplicação e a importância do reforço contra novas variantes.

Publicado

em

Mulher idosa recebe vacina contra COVID-19 em Jundiaí, com profissionais de saúde ao fundo.
A vacinação contra a Covid-19 possibilitou a redução de casos e de óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova vacina da Moderna disponível a partir de segunda-feira A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura de Jundiaí dará início à aplicação da vacina monovalente Spikevax, da farmacêutica Moderna, contra a Covid-19. As doses, que chegaram à cidade na última quinta-feira (25), são destinadas à proteção contra a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron. Público-alvo…

Continuar lendo