Mais de 20 mil pessoas devem visitar cemitérios de Jundiaí por conta do Dia de Finados
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mais de 20 mil pessoas devem visitar cemitérios de Jundiaí por conta do Dia de Finados

O trânsito ao redor sofrerá alterações e cemitérios receberão missas durante todo o sábado (2)

Publicado

em

Mais de 20 mil pessoas devem visitar cemitérios de Jundiaí por conta do Dia de Finados
Com o movimento maior, o Serviço Funerário aproveita para intensificar avisos sobre a necessidade da preservação das sepulturas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Desde o último final de semana até o próximo, o movimento de visitantes nos dois cemitérios públicos municipais tem se intensificado, em função da proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

Durante esse período, costuma-se registrar a passagem de cerca de 20 mil pessoas, somando o público que comparece tanto no cemitério Nossa Senhora do Desterro, quanto no Nossa Senhora do Montenegro.

“Sempre começa antes porque muita gente opta em visitar em dias mais tranquilos para fugir do movimento no Dia de Finados, que é sempre maior”, analisa o diretor do Serviço Funerário Municipal, Silvio Ermani.

O funcionário lembra que, durante esse período, os funcionários dos cemitérios aproveitam para entrar em contato com concessionários para alertá-los sobre a necessidade da realização de reparos para conservação do túmulo.

O diretor justifica que zelar pelas boas condições da sepultura é, acima de tudo, uma questão de saúde pública e uma obrigação do concessionário.

“Identificamos as sepulturas em ruínas ou em estado de abandono um ´X´, para que a família saiba que é necessária a reforma. Caso não faça o reparo do jazigo, a família corre o risco de perder a concessão por abandono”, avisa.

Interdições no trânsito

Nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoverá algumas modificações no trânsito das ruas próximas aos cemitérios, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas redondezas. As interdições ocorrem das 7h às 18h, horário de funcionamento dos cemitérios.

Na área central, no entorno do Cemitério do Desterro, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, na entrada principal do Cemitério do Desterro.

O trecho da Henrique Andrés ao lado do estacionamento dos Vicentinos (ao lado do Velório Adamastor Fernandes) estará liberado apenas para quem desce em direção à Rua Campos Salles. Nesse local, serão ampliadas as vagas de estacionamento em 45 graus da Av. Henrique Andrés, sendo permitido utilizar os dois lados da via.

Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, no Jardim do Lago, a Avenida Dr. Nelson Villaça permanecerá interditada nos dias 1º, 2 e 3 nos dois sentidos, entre as Ruas Embu e Leme.

Horários de missas

Os dois cemitérios municipais contarão com missas sendo celebradas durante todo o Dia de Finados. Confira os horários:

• Cemitério Nossa Senhora do Desterro: 7h, 8h30, 10h e 16h.

• Cemitério Nossa Senhora do Montenegro: 7h, 10h e 16h.

 

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo