Sepulturas de cemitério de Jundiaí terão mapeamento por geolocalização
Connect with us

Jundiaí

Sepulturas de cemitério de Jundiaí terão mapeamento por geolocalização

Com a utilização de drones, Companhia de Informática vai criar banco de dados eletrônico com fotos e informações

Published

on

À esquerda, homem pilotando drone no Cemitério Nossa Senhora do Desterro; à direita, vista de cima do espaço.
Dados estão sendo colhidos através de drones. (Foto: Divulgação)

O mapeamento das quadras do cemitério Nossa Senhora do Desterro já começou. Através de drones, membros da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) vão captar dados e desenvolver um sistema de geolocalização, que será capaz de catalogar, com imagens, os jazigos.

O projeto é uma realização em conjunto com a Fumas – Fundação Municipal de Ação Social – administradora do Serviço Funerário Municipal, responsável pelos cemitérios públicos.

A utilização de drones e outras geotecnologias, segundo a Cijun, tem ganhado cada vez mais espaço em setores econômicos do país e no exterior. Queimadas, agricultura, inspeções de obras: são todos contextos em que o uso do equipamento pode ser inserido no trabalho.

Amauri Marquezi, diretor-presidente da Cijun, afirma que a Companhia já está preparada para realizar a automatização de dados do cemitério. Para isso, novos equipamentos e softwares foram adquiridos e treinamentos foram aplicados aos técnicos.

“Temos usado a tecnologia a serviço do cidadão e esse projeto tem essa característica. Quando um familiar ou um visitante precisa saber onde se encontra uma determinada sepultura, o sistema vai apontar exatamente onde ela está, dando o direcionamento exato a quem reivindica”, completou o diretor-técnico da Cijun, Celso Monteiro.

Nossa Senhora do Desterro

10 mil sepulturas formam o Cemitério Nossa Senhora do Desterro. Com 151 anos de existência, é o mais antigo da cidade. Estima-se que 100 mil restos mortais estejam enterrados no espaço.

“Por ser um cemitério muito antigo, no qual até a primeira metade do século os corpos eram sepultados diretamente na terra, não houve um planejamento para que as quadras tivessem um espaçamento adequado”, explicou a superintendente da Fumas, Solange Marques.

Solange explica porque a iniciativa da criação do sistema de geolocalização é tão importante. Segundo a superintendente, quando os enterros deixaram de ser realizados em covas e passaram para sepulturas, o espaço entre as quadras foi reduzido e isso, hoje, dificulta a localização de diversos jazigos. “Com o trabalho da Cijun, será possível, através das coordenadas, encontrar exatamente o túmulo que se deseja”.

QR Code

Essa não é a primeira vez que a história da cidade ganha contornos tecnológicos.

Com o objetivo de ampliar a visitação das sepulturas que guardam os corpos de personalidades que ajudaram na construção de Jundiaí, A FUMAS, em parceria com o Cijun, criou, em agosto de 2018, o projeto “Sepulturas que contam histórias”.

Nos jazigos de personagens emblemáticas foram instaladas placas de QR Code. Assim, quando uma pessoa faz a leitura do código pela câmera do smartphone, ela é redirecionada ao site da Fumas, tendo acesso a fotos e a um amplo histórico sobre os fatos que marcaram aquela determinada pessoa em vida.

“Esse é um projeto em constante andamento, porque nossa intenção é ampliar cada vez mais a quantidade de históricos com esses QR Codes, contribuindo com a preservação da história de nossa cidade”, destacou.

Jundiaí

Obras na nova sede do DEBEA, em Jundiaí, chegam a 30% de execução

O investimento total da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal é de aproximadamente R$ 4,5 milhões

Published

on

Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio esteve na obra da sede do DEBEA
Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente esteve na obra na manhã desta sexta (28). Foto: Prefeitura de Jundiaí

Após a concretagem da laje, realizada nesta sexta-feira (28), as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) atingiram 30% de execução. O processo foi acompanhado pelo Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, que visitou o espaço pela manhã. O investimento total é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. “Estamos muito felizes de ver…

Continue Reading

Jundiaí

Dia D de Multivacinação em Jundiaí será neste sábado (29)

Haverá a aplicação em crianças, adolescentes e adultos, com todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização disponíveis

Published

on

D de Multivacinação em Jundiaí: Zé Gotinha convida todos para a ação
Zé Gotinha convida para o dia D de Multivacinação de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D de Multivacinação em Jundiaí contará com dois endereços para a aplicação de vacinas em crianças, adolescentes e adultos. Ação será realizada na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago e na UBS Tamoio, com atendimento será das 8h às 16h. Vacinas disponíveis no Dia de Multivacinação em Jundiaí Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário…

Continue Reading

Jundiaí

Gustavo toca o sino da vitória e celebra cura da leucemia no Grendacc

“A leucemia tem cura sim, e a minha história é a prova disso”, afirma o menino de 15 anos, que passou por um tratamento de mais de 2 anos no Grendacc de Jundiaí.

Published

on

Menino celebra cura do câncer com sino da vitória no Grendacc de Jundiaí
Foto: Divulgação/Grendacc

Com um misto de sorrisos e lágrimas, Gustavo Comitre de Faria, de 15 anos, e sua família celebraram um momento inesquecível: o toque do sino da vitória no Hospital da Criança do Grendacc. O som simboliza o fim do seu tratamento contra a leucemia linfoide aguda, que durou 2 anos e 10 meses, e a conquista da cura. Foto: Grendacc…

Continue Reading

Jundiaí

Bairros de Jundiaí ficarão sem água neste domingo (30); confira

O abastecimento será interrompido nos bairros Jardim Tereza Cristina, Jardim Sarapiranga, Jardim Carolina, Medeiros, Jardim Ermida, Ecovillage, Reserva da Mata, Reserva da Serra e Multivias.

Published

on

Pessoa tocando torneira sem água em Jundiaí
A DAE Jundiaí realizará limpeza de reservatório no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste domingo (30), diversos bairros de Jundiaí ficarão sem água das 6h às 18h. A DAE Jundiaí realizará a limpeza e higienização do reservatório do Eloy Chaves. Dessa forma, o abastecimentos será interrompido nos bairros Jardim Tereza Cristina, Jardim Sarapiranga, Jardim Carolina, Medeiros, Jardim Ermida, Ecovillage, Reserva da Mata, Reserva da Serra e Multivias. Entre em contato com a DAE…

Continue Reading

Jundiaí

Febre Maculosa: Jundiaí segue com ações de prevenção mesmo sem casos confirmados

A doença, transmitida pelo carrapato-estrela infectado, apresenta sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele.

Published

on

Agentes da VISAM de Jundiaí atuam em prevenção à Febre Maculosa
A Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí promove ações de prevenção contra a doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí intensifica ações contra a Febre Maculosa durante o período seco, quando a proliferação de carrapatos aumenta. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, apresenta sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar formas graves da doença e óbitos.…

Continue Reading