15 mil alunos de Jundiaí vão passar por testes visuais
Conecte-se conosco

Educação Pública

15 mil alunos de Jundiaí vão passar por testes visuais

Ação vai ser direcionada a crianças de 2 a 6 anos da rede municipal de ensino

Publicado

em

Atualizado há

Crianças enfileiradas e professora no final da fila; todos utilizam ferramenta do teste para tampar um dos olhos
Com os testes, crianças já começam a identificar alterações na visão. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Os 15 mil estudantes de 2 a 6 anos da rede de Educação Básica de Jundiaí começaram a passar por testes de acuidade visual. A ação é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Instituto Luiz Braille e tem como objetivo identificar a prevalência de visão subnormal e cegueira nas crianças e como isso está relacionado aos fatores socioeconômicos e a proporção de casos reversíveis.

Os aplicadores dos testes de visão são os próprios professores. A equipe pedagógica passou por um treinamento dado pela equipe do Instituto Luiz Braille, entre os dias 21 e 25 de outubro. Eles realização a aplicação da escala optmétrica de Snellen e Tabela Lea.

Se identificados casos com alterações na visão, os estudantes serão atendidos gratuitamente por profissionais especializados da rede de Saúde da Prefeitura de Jundiaí e não entrarão em fila de espera.

“O cuidado com a saúde das crianças também é parte do Programa Escola Inovadora. O aluno que tem dificuldade na visão tem os desenvolvimentos psicossocial e de aprendizagem comprometidos”, afirma a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.

Diagnóstico precoce

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS)/Agência Internacional de Prevenção da Cegueira “Programa visão 2020”, a prevenção da deficiência visual infantil é uma das cinco prioridades da Iniciativa Global.

De acordo com a OMS, 80% dos casos de deficiências visuais podem ser evitados. Everton Lima Gondim, médico do Instituto Braille, afirma que a identificação de deficiências e problemas visuais até os seis anos de idade reduz a incidência de agravos e outros comprometimentos durante a vida.

Com a aplicação dos testes, as crianças já começam a identificar alterações na visão.

Mariana Delboni Procópio, de 6 anos, aluna da Emeb Ivo de Bona, gostou do teste. “Serviu para eu saber que não consigo enxergar as letras pequenas”, contou.

Francisco Madyson Ávila de Assis, de 7 anos, não acertou todas as letras no teste. “Na aula, às vezes eu acerto, e em outras eu erro”, disse.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade