Institutos farão a maior pesquisa sobre favelas já feita no Brasil
Conecte-se conosco

Política

Institutos farão a maior pesquisa sobre favelas já feita no Brasil

O Data Favela vai realizar um grande estudo, cujo maior legado será apurar e divulgar qual é o “Sonho do Favelado para 2020”

Publicado

em

favela no rio de janeiro
Favela no Rio de Janeiro (Foto: Pixabay)

O Instituto Data Favela o Instituto Locomotiva) fecharam uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Comunidade Door, pqra conduzir a maior pesquisa já feita até hoje no Brasil sobre favelas.

O Data Favela vai realizar um grande estudo, cujo maior legado será apurar e divulgar qual é o “Sonho do Favelado para 2020”.

A pesquisa vai acontecer ainda em dezembro de 2019, mês que o resultado também será divulgado. Levantamento também será realizado em Jundiaí.

Concluída a pesquisa, em março de 2020, o Instituto Data Favela e a agência Comunidade Door vão organizar o Terceiro Fórum Favela Brasileira para apresentar, detalhadamente, os novos números sobre as favelas brasileiras.

Os pesquisadores, que também serão moradores destes territórios, irão ouvir seus pares em todo o território nacional, perguntando, entre outras coisas, qual é o sonho de cada um para 2020.

A ideia é mostrar, através dos sonhos que serão apresentados, como esses lugares são territórios de potência nas mais diversas áreas: cultura, esporte, empreendedorismo e tantas outras expressões.

As três instituições já fizeram alguns trabalhos juntas. Os resultados destes se tornaram até um livro, o Um País Chamado Favela, cujos autores são Celso Athayde, o primeiro negro e receber o prêmio de empreendedor do ano da Revista Istoé (Favela Holding), e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Ambos são sócios do Instituto Data Favela.

Além do Instituto Data Favela, a CUFA e a Favela Holding também são criadoras do primeiro Fundo de Investimentos em Favelas do Brasil, órgão responsável por arrecadar recursos financeiros e distribuir para os moradores de favela.

“Já fizemos vários tipos de pesquisas sobre o perfil da favela. Mas essa vai ser especial, porque quando você fala qual é o seu sonho, você traça o rumo da sua vida. Com isso, vamos mostrar o que o favelado quer, e apresentar soluções para ele chegar lá”, explica Celso Athayde.

“O grande diferencial dessa pesquisa é que o morador será treinado e capacitado para aplicar e elaborar os questionários. Não bastante, eles vão, junto com o Data Favela, interpretar os questionários. Nada se parece com esse projeto”, finalizou Renato Meirelles.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade