Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos

Apenas no mês de abril foram 650 cirurgias, superando a marca de 637 procedimentos, registrados em outubro de 2018

Publicado

em

Hospital São Vicente
Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) superou o número de cirurgias realizadas nos anos anteriores, entre os meses de janeiro e abril deste ano. No total, foram 2.332 procedimentos cirúrgicos.

Com índice 20% superior a 2017, com 1.948 cirurgias. Neste ano, só no mês de abril foram realizadas 650 cirurgias, ultrapassando o recorde anterior do hospital de 637, em outubro de 2018.

O desempenho positivo está relacionado ao propósito da gestão do hospital destes últimos dois anos. “Temos buscado otimizar recursos para elevar a eficiência e melhorar nossa performance”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Matheus explica, que na prática, os profissionais passaram a otimizar o fluxo no centro cirúrgico para agilizar a liberação de leitos para outros pacientes, assim, permitindo um número maior de cirurgias.

Ainda de acordo com o superintendente, a melhoria também apresentou resultados nos índices de cancelamento de cirurgias, que antes chegavam a 16% das intervenções mensais e hoje está em torno de 3%.

Nos anos anteriores, as cirurgias que não eram consideradas urgentes, acabavam canceladas devido à necessidade de um procedimento emergencial de última hora, uma realidade vivida em vários hospitais.

“Isso significa que temos conseguido realizar mais cirurgias eletivas, sem comprometer as cirurgias de urgência”, explica.

Estrutura

O centro cirúrgico do hospital conta com oito salas que podem ser utilizadas simultaneamente.

Entre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é que a teve maior taxa de realização neste primeiro quadrimestre, com 853 cirurgias, que corresponde a 38% do total de procedimentos.

Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia, entre outas), com 566 procedimentos (25%), e urologia, com 206 operações (9%).

Do total de cirurgias realizadas neste início do ano, 1.138 foram cirurgias eletivas e 1.194 cirurgias de urgência.

Entre elas está à cirurgia de emergência realizada no jovem fotógrafo Christian Alejandro Peinados, de 21 anos, natural da Venezuela e que mora em Jundiaí há quatro anos.

LEIA TAMBÉM:

85% dos pacientes aprovam Hospital São Vicente de Paulo

Paciente faz relato agradecendo atendimento do Hospital São Vicente

Ele apresentava falta de ar e veio ao HSV, onde foi solicitado alguns exames que detectaram que ele tinha líquido no pulmão. Durante a cirurgia, retiraram mais de 700 ml de água. “Acredito que os médicos não fossem rápidos poderia ter piorado”, afirma a jovem.

“A equipe foi muito atenciosa, cuidou de cada detalhe, me perguntaram a todo o momento se eu estava confortável, se estava respirando bem, se eu estava tranquilo”, relembra.

HSV

Christian Peinados após a cirurgia (Foto: Divulgação/HSV)

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade