A história de Maria dos Pacotes: a lenda que até hoje habita o imaginário jundiaiense
Conecte-se conosco

Jundiaí

A história de Maria dos Pacotes: a lenda que até hoje habita o imaginário jundiaiense

Diziam que era de origem russa, que falava russo e inglês e que fora abandonada no altar

Publicado

em

Atualizado há

Personagem típico que acabou incorporando-se à paisagem urbana (Fotos: Edu Cerioni / Regina Kalman)

Texto adaptado: Regina Kalman

A Maria dos Pacotes, uma figura enigmática que perambulava nas ruas da cidade, chamava a atenção pela sua figura franzina e ao mesmo tempo tão cheia de vida.

Andava pelas ruas levando seus pacotes, com roupas surradas e um olhar penetrante. Não era mendiga nem pedinte, era uma senhora que tinha personalidade e não gostava quando alguém a abordasse, principalmente com deboche.

Reagia com violência e gritaria, sem no entanto, a gente entender o que falava exatamente.

Isso aconteceu por diversas vezes em que a vi e tirei fotos dela.

Diziam que aceitava comida ou cigarros, dos que cruzavam por ela, mas não dinheiro. Coisas que se ouvia falar, eram tantas que entrou no imaginário da cidade.

Essa perambulante segurava vários pacotes de jornais? Sabemos lá.

Mas que chamava a atenção. A gente se encantava com essa personagem que nos levava a imaginar por que assumiu essa vida, já que tinha família e um lugar para ficar.

Ouvia- se dizer que acabou assim por que o noivo a deixou no altar, e depois disso ‘pirou’.

Outros contavam diversas histórias, inclusive que guardava seu enxoval nos ‘pacotes’, que eram os ‘pedaços de sua vida’.

Por diversos lugares a gente esbarrava com a Maria dos Pacotes, com sua pequena estatura de um olhar , quase sempre distante, parecia estar em outro mundo, outra realidade.

Certa ocasião, uma senhora a acolheu em sua residência para lhe dar abrigo, comida e queria lhe dar lições de evangelização.

Isso durou pouco tempo, pois a Maria não se sujeitava a um banho, a uma ordem, às regras.

Simplesmente fugiu para o que queira: ter liberdade de perambular pelas ruas.

Personagem típico que acabou incorporando-se à paisagem urbana.

Um dia, sua foto apareceu nos jornais dizendo que a Maria dos Pacotes foi atropelada e que passava seus dias isolada no fundo de um quartinho no fundo da casa de sua família e que estava abandonada ao seu destino, sem ser cuidada como uma idosa deveria.

Teve até boletim de ocorrência e a vistoria de policiais para verificarem a veracidade do assunto.

Depois disso, virou lenda.

Diziam que era de origem russa, que falava russo e inglês e que fora abandonada no altar.

Isso parecia uma lenda, que no entanto pode ter sido real, pois foi achado jornal na sua cama, após sua morte em 5 de janeiro de 2009.

As notícias de sua morte nos jornais locais, mostraram que a senhora de 84 anos, com o nome de Carlota Edith Barbieri, tinha uma história real e que viveu o drama da rejeição no amor, na amizade e quem sabe o que mais.

Acharam um jornal de 1960, após sua morte, na cama onde estava deitada com notícias do seu drama de rejeição amorosa, que , segundo boatos, foi o motivo de seu problema de desajuste social.

Para os que a conheciam como a mulher dos pacotes, daí o apelido de ‘Maria dos Pacotes’, não importa a vida da Carlota, mas a personagem perambulante que seguia pela ruas centrais e que até se tornou o ‘bicho papão’ usado pelas mães para assustar as crianças desobedientes.

No entanto, Maria não assustava ninguém. Mais despertava a curiosidade , a piedade ou outros sentimentos dos que a conheceram, ou simplesmente, ouviram falar dela.

Foi-se Carlota Edith Barbieri, ficou a lenda da Maria dos Pacotes no imaginário popular, como um personagem que se incorporou nas histórias locais, como outros, que também se foram, mas não deixaram tanto rastro como a Maria e seus pacotes.

Inspirou artistas, escritores ( numa crônica ‘Maria dos Pacotes’, de Lygia Guião Maroni in “Anseios e Devaneios’.

Tornou-se o motivo de um monólogo ( ‘Maria e os pacotes’ de Marcos César Duarte).

Assim, foi a Maria dos Pacotes carregando seus pacotes, e agora, no outro espaço do além.
Foi-se um ser humano, surgiu um Mito.

Em 2019, dez anos após a morte de Carlota, ou Maria dos Pacotes, a Pinacoteca de Jundiaí realizou uma exposição fotográfica: Maria dos Pacotes: a Figura e a Lenda, com fotos da figura enigmática que perambulava nas ruas de Jundiaí nas décadas de 70 e 80, feitas pela fotógrafa e artista plástica Regina Kalman.

===============

No catálogo da II Exposição Individual de Fotografias de Regina Kalman, em 1981, na Imagem , Oficina de Fotografias Ltda., a foto “Maria dos Pacotes’ foi assim ilustrada:

“ Nas ruas estreitas e tortas da cidade
Entre carros e pedestres apressados,
vai a Maria carregando seus pacotes.

São embrulhos de diversos tamanhos.
O que trazem?
Ninguém sabe…

Só que eles, e sua dona,
ficaram famosos,
pois tornaram-se parte da paisagem.”

(Regina Kalman, Jundiaí, 1981).

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade