Prefeitura de Jundiaí regulariza loteamento na região do Água Doce
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí regulariza loteamento na região do Água Doce

O Cartório de Registro de Imóveis individualizou 88 matrículas de duas ruas existentes dentro da área

Publicado

em

Atualizado há

Foto de mapa
Cartório de Registro de Imóveis individualizou as matrículas dos 88 lotes e das duas ruas existentes dentro do loteamento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Mesmo com as dificuldades no trabalho de campo durante a pandemia, o loteamento “Agua Viva”, situado na região do Água Doce, acaba de ser regularizado, com o Cartório de Registro de Imóveis individualizando as matrículas dos 88 lotes e das duas ruas existentes dentro do loteamento.

O trabalho foi realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Assuntos Fundiários (DAF) da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). A ação foi possível também graças ao esforço de todos os moradores, organizados através da Associação de Moradores do Bairro Água Doce (AMBAD), presidida por Valtair Sabadin Drabach, que conseguiu, junto ao Departamento de Assuntos Fundiários, atingir todas as exigências legais necessárias para a regularização do loteamento.

Com esta medida, os possuidores dos lotes – que antes estavam todos inseridos dentro de uma única matrícula – passaram a contar com a individualização das matrículas, ganhando assim mais segurança jurídica.

De agora em diante, poderão passar o título individual do lote em nome de cada proprietário / possuidor, colocar o imóvel como garantia, financiar obras de melhorias, aprovar projetos de regularização de construções e ampliação, vender os imóveis com mais facilidade e financiar a venda através de instituições financeiras, entre outros benefícios, antes não disponíveis por estarem todos juntos em uma única matrícula.

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Fundiários da UGPUMA, Clovis Pinhata Baptista, os esforços são grandes para atingir a regularização fundiária de interesse específico. “Quando há a organização de todos, principalmente quando o loteamento constitui uma Associação de Moradores e decidem conjuntamente as ações necessárias para atingir a regularização, tudo fica mais fácil”, afirma.

Regularização

Embora a regularização fundiária seja possível dentro de determinadas condições, a UGPUMA alerta que comprar de loteamento irregular traz muitos problemas aos consumidores.

“A irregularidade dos loteamentos é um crime. As pessoas que adquirem lotes por preços inferiores aos do mercado não terão a documentação do terreno, nem contarão com infraestrutura”, explica Clovis.  “Combatemos a implantação de loteamentos irregulares para garantir a qualidade de vida e do meio ambiente, bem como o crescimento organizado da cidade”, acrescenta.

O Departamento de Assuntos Fundiários disponibiliza, no site da Prefeitura de Jundiaí, o passo a passo da regularização fundiária com o manual de procedimentos e documentação necessária. O link pode ser conferido no site da Prefeitura de Jundiaí (clique aqui).

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade