Grupo de universitários ensina biologia com paródias divertidas
Conecte-se conosco

Educação

Grupo de universitários ensina biologia com paródias divertidas

Entre os conteúdos abordados, estão Biologia Celular, Ecologia e Vírus – com enfoque na Covid-19

Publicado

em

Foto de informativo
Conteúdo está disponível no YouTube, Facebook e Instagram (Foto: Divulgação)

Um grupo formado por 12 universitários do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP) está auxiliando estudantes durante o período de quarentena.

Lucas Canova Pigaiani, de 21 anos, que cursa Ciências Biológicas e faz parte do projeto, contou ao Tribuna de Jundiaí que a iniciativa faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia no IFSP-SP – projeto desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente.

O conteúdo de biologia disponibilizado no Instagram, Facebook e YouTube é voltado para alunos, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, com paródias e videoaulas.

“Por entendermos que as paródias é um material de fixação, nós começamos a produzir videoaulas destas paródias, justamente para ter um material mais denso”, explica Lucas.

Lucas destaca que o foco do grupo é “tornar o ensino de biologia mais democrático possível durante a quarentena”, com entendimento acessível para todos estudantes.

Entre os conteúdos abordados, estão Biologia Celular, Ecologia e Vírus – com enfoque na Covid-19. “Pretendemos contribuir com todas as subáreas da biologia”, acrescenta o universitário.

Desenvolvimento do conteúdo

Com a supervisão da professora Martha Cristina Motta Godinho Netto, o grupo desenvolve as paródias com músicas “chicletes” que ficam na cabeça.

Lucas cita o exemplo da música ‘Combatchy’, de Anitta, Luisa, Rebecca e Lexa. “Fomos adaptando a letra com base em palavras da biologia celular que rimassem e tornassem a música mais divertida”, detalha.

No entanto, ele diz que às vezes a inspiração surge “do nada”. “Teve uma madrugada, acho que eram 2 horas da manhã, em que eu comecei a escrever duas estrofes e com isso vamos moldando a música”, afirma.

Ele ainda destaca que o conteúdo é uma fonte para o estudo efetivo. “Nós entendemos que o aluno necessita buscar livros para ter uma abordagem completa do assunto. Contudo, eu acredito que as paródias são um forte material de apoio e de fixação, que irão auxiliar estes estudantes na recordação do que foi ensinado”, explica o universitário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Saiu nossa primeira videoaula! Nela, explicamos as relações ecológicas intraespecíficas, que foram apresentadas em nossa paródia “Relações Ecológicas” ?

Uma publicação compartilhada por PETLICBIO IFSP SPO (@petlicbio.ifsp.spo) em

Outras experiências em voluntariados

Lucas, que é nascido em Louveira (SP) e jundiaiense de coração, é voluntário na ONG (Organização Não Governamental) Cursinho Professor Chico Poço desde 2018.

Mesmo com as limitações da quarentena, ele tenta ajudar os estudantes que fazem parte do projeto.

Lucas diz que participar do PET, como o cursinho pré-vestibular Chico Poço, é gratificante:

“’Finalmente eu entendi a matéria’ ou ‘Nossa, muito obrigado, me ajudou demais a estudar’ é emocionante, pois este é o nosso objetivo: tornar o ensino de ciências uma prática divertida e interessante, fugindo do modelo tradicional de escolarização”.

 

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo
Publicidade