Professora usa o rap em projeto com alunos do EJA de Jundiaí e vai à final em concurso nacional de arte
Conecte-se conosco

Jundiaí

Professora usa o rap em projeto com alunos do EJA de Jundiaí e vai à final em concurso nacional de arte

Com influência do rap dos Racionais MC’s, Emicida e Criolo, além dos elementos do hip hop, o projeto da professora Djenane Vieira com alunos do ensino médio de EJA está final do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Publicado

em

Atualizado há

Djenane Vieira é professora e utiliza o rap em projeto com alunos do EJA. (Foto: Divulgação)
Djenane Vieira é professora e mestre em música. (Foto; Divulgação)

Utilizando a narrativa das músicas de rap dos Racionais MC’s, Emicida e Criolo, além dos elementos do hip hop, o projeto da professora Djenane Vieira com alunos do ensino médio de EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro, foi selecionado para a final do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola.

O projeto chamado “Hip Hop na Escola: RAPensando a sociedade” – realizado entre os meses de julho e setembro de 2019 – está entre um dos 20 professores selecionados das cinco regiões do Brasil. Os trabalhos finalistas concorreram com cerca de 1400 professores do todo o Brasil. O resultado sai em novembro. 

Equipe do projeto RAPensando a sociedade. (Foto: Divulgação)

Apresentação do projeto. (Foto: Divulgação)

Quinto elemento

O trabalho da professora do EJA, foi além da arte. Ao envolver o rap e o hip hop, os alunos tiveram momentos de reflexão, debates e, claro, muita produção. O conhecimento foi trabalhado com a biblioteca pessoal de pesquisa da professora que concluiu mestrado em música. 

“A ideia era promover uma fazer artístico com muita criticidade e reflexão sobre o rap, que até então era uma música tocada apenas fora do âmbito escolar, no nosso contexto, pelo menos”, explica.

Djenane lembra que quase todos os alunos tiveram algum contato com o rap, porém alguns não gostavam desse ritmo musical. A marginalização do gênero pesou no começo, porém a afirmação da negritude, a denúncia, o protesto que fazem parte das narrativas do rap, conquistaram a classe.

“Por fim, os alunos saíram desse projeto refletindo significativamente sobre a nossa sociedade, que é extremamente racista e excludente, mas também pensando sobre a contribuição de cada um na luta antirracista”, afirma.

Influências

Oficina de discotecagem com Deejay Boby e alunos. (Foto: Divulgação)

Oficina de discotecagem com Deejay Boby e alunos. (Foto: Divulgação)

Em aproximadamente três meses, foram desenvolvidas atividades dentro de nove etapas previstas e a vivência que envolve os elementos do hip hop contou com a participação de artistas de Jundiaí, como o rapper Alexandre RE e o grafiteiro do coletivo The Kings, Junior Trezzy, além do arte-educador e dj de Diadema, Deejay Boby. 

A apresentação final aconteceu no auditório da escola e contou com a participação ilustre do DJ Dandan, que acompanha há mais de 20 anos o rapper Criolo, além de ter uma história com a arte-educação. A professora também destaca os músicos Ricardo Louveira (baterista) e Cahê Boldrini (baixista).

“Nessa apresentação os alunos apresentaram duas músicas compostas por eles. A base rítmica que usamos como inspiração e modelo inicial  foi a da música “Fórmula Mágica da Paz” dos Racionais”, conta.

Jundiaí

Feirão de Calçados e Roupas começa nesta terça (7), com foco no Dia das Mães

Edição especial segue até o dia 11 de maio, com calçados a partir de R$ 30, e peças de vestuário, a partir de R$ 10

Publicado

em

Por

Foto: APAE Jundiaí

Começa nesta terça-feira, dia 7, mais uma edição do Feirão de Calçados e Roupas Novas Beneficente na APAE de Jundiaí. Esta edição especial segue até o dia 11 de maio, sendo uma oportunidade ideal para comprar o presente para o Dia das Mães. O Feirão de Calçados Novos e Roupas Fitness fica aberto nos dias 7, 8, 9 e 10…

Continuar lendo

Jundiaí

Procon de Jundiaí faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’

A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio

Publicado

em

Por

Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente…

Continuar lendo

Jundiaí

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí abre 22 vagas para jovens músicos

Oportunidade é para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos; inscrições vão até 26 de junho

Publicado

em

Por

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí contrata para a temporada 2024/2025. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Casa da Cultura e Esportes de Jundiaí recebe a partir desta segunda-feira (6) até o dia 26 de junho as inscrições de músicos interessados em compor o corpo artístico de Música – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí para a temporada 2024/2025. São oferecidas 22 vagas para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos, sendo que serão…

Continuar lendo

Jundiaí

Nova atração do Mundo das Crianças ensina sobre a influência das chuvas no relevo do solo

Trata-se de uma maquete hídrica, em que um projetor reflete imagens a partir do formato criado pelas crianças, que manipulam o material

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Uma nova experiência interativa está aguardando os pequenos exploradores na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, em Jundiaí. A mais recente atração do parque é uma maquete hídrica com a proposta de ensinar as crianças como as chuvas moldam o relevo. O equipamento, uma doação do Consórcio PCJ em parceria com o projeto Olhos da Serra à DAE Jundiaí…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Línguas de Jundiaí está com inscrições abertas para novas turmas

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio, no site da prefeitura; serão oferecidas aulas de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Publicado

em

Por

Aulas para os idiomas Inglês, Francês, Italiano e Espanhol são gratuitas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” – localizado no Complexo Argos, da Prefeitura de Jundiaí, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas…

Continuar lendo
Publicidade