Jundiaí comemora o Setembro Roxo com ações preventivas contra o Alzheimer
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí comemora o Setembro Roxo com ações preventivas contra o Alzheimer

A prevenção do Alzheimer está ligada à prática de atividades físicas e de estimulação cognitiva, à convivência social e à alimentação saudável

Publicado

em

Atualizado há

Dia 21 de Setembro comemora o Dia Mundial de Combate a Doença do Alzheimer. (Foto: Divulgação)
A Doença de Alzheimer atinge a cada ano 55 mil novos casos de Demência no Brasil. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, dia 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Por isso, esse mês também é conhecido como Setembro Roxo ou Setembro Lilás.

Estima-se que hoje, no mundo, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem com a doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Já no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhões de brasileiros lutam contra o Alzheimer, sendo prevalente na população com mais de 65 anos.

A sua prevenção está ligada à prática de atividades físicas e de estimulação cognitiva, à convivência social e à alimentação saudável. Por isso, a importância de buscar uma boa qualidade de vida. Em 2017, Jundiaí foi classificada como o 7º município para se envelhecer de forma saudável, no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ações preventivas

De acordo com levantamentos entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE), Esporte e Lazer (UGEL) e Promoção da Saúde (UGPS), mais de 12 mil pessoas, no ano passado, realizaram atividades que contemplam a prevenção às doenças degenerativas cerebrais.

As atividades em grupos, neste ano, tiveram de ser suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. Porém, nos Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs) – 20 ao todo – há a oferta de espaço para a prática de atividades físicas individual ou em grupo, a partir das turmas oferecidas.

De acordo com dados do Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP) mais de 1 mil pessoas com mais 60 anos participaram de atividades nos equipamentos públicos no início deste ano.

Saúde pública

Pela UGPS, as Unidades Básicas de Saúde desenvolvem atividades entre todos os eixos, atingindo 10 mil pessoas no ano passado com atividades com grupos de convivência, oficinas de memória, grupos de alimentação saudável, Práticas Integrativas Complementares (PICS) e atividades motoras, desenvolvidas a partir dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de técnicos da Atenção Básica.

As oficinas de memória são realizadas de acordo com demanda identificada nos territórios e compostas por atividades de estimulação, fitoterapia e cuidados, não somente para o paciente como para os acompanhantes e cuidadores. Neste ano, por conta da pandemia, as atividades em grupo foram suspensas. A retomada será em formato diferenciado – que está sendo desenvolvido com base nas características de cada população – para garantir a segurança dos usuários, assim que o cenário epidemiológico permitir.

No ano passado foram realizadas atividades com 10 grupos, somando cerca de 100 participantes. Ainda constam como atividades de combate às doenças degenerativas como o Alzheimer o estímulo à leitura, que em Jundiaí conta com a oferta gratuita pela Biblioteca Prof. Nelson Foot, que conta com cadastro de 300 pessoas com mais de 65 anos de idade como frequentadores do espaço.

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo
Publicidade