Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19

Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença.

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí
Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que, em Jundiaí, foram aplicadas 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com aumento de casos de Covid-19, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença. O CEC recomenda para o uso de máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação. Além disso, segue importante a higienização das mãos frequentemente e da imunização da população, em especial quanto às doses de reforço.

O CEC monitora diariamente os dados sobre a doença e, de acordo com o Comitê, Jundiaí registrou em setembro 363 casos de Covid-19. Já em outubro, até o momento, são 129 casos da doença. Em 2022, o mês teve 265 casos confirmados na cidade.

“Todos os dias, analisamos o cenário tanto no Brasil como em outros países e monitoramos os dados do Município para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. “Não é possível identificar uma causa em específico para o aumento atual de casos, pois, a Covid-19 é um vírus, com propagação pelo ar, portanto, a permanência em ambientes fechados expõe o indivíduo ao risco de contaminação, desta ou de outras doenças.”

“É fundamental, neste momento, que a população adote as medidas recomendadas e busque pela vacinação, principalmente quem não recebeu todas as doses para a sua faixa etária. Está comprovado que a vacina é segura e auxilia na diminuição dos agravos, reduzindo internações e óbitos”, complementa o gestor.

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí

Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que Jundiaí aplicou 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19, sendo 1.267.986 doses da monovalente e 93.819 da bivalente. As crianças entre seis meses e quatro anos são as que têm menor cobertura vacinal: 8,87% da população nesta faixa etária recebeu o esquema completo. Já o reforço com a vacina bivalente atingiu 28,25% da população apta a receber.

As doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, de acordo com a programação que está no link: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/, bem como em ações especiais, que são divulgadas pela Prefeitura, como no Jundiaí Empreendedora, unidades escolares ou outros equipamentos.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade