Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19

Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença.

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí
Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que, em Jundiaí, foram aplicadas 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com aumento de casos de Covid-19, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença. O CEC recomenda para o uso de máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação. Além disso, segue importante a higienização das mãos frequentemente e da imunização da população, em especial quanto às doses de reforço.

O CEC monitora diariamente os dados sobre a doença e, de acordo com o Comitê, Jundiaí registrou em setembro 363 casos de Covid-19. Já em outubro, até o momento, são 129 casos da doença. Em 2022, o mês teve 265 casos confirmados na cidade.

“Todos os dias, analisamos o cenário tanto no Brasil como em outros países e monitoramos os dados do Município para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. “Não é possível identificar uma causa em específico para o aumento atual de casos, pois, a Covid-19 é um vírus, com propagação pelo ar, portanto, a permanência em ambientes fechados expõe o indivíduo ao risco de contaminação, desta ou de outras doenças.”

“É fundamental, neste momento, que a população adote as medidas recomendadas e busque pela vacinação, principalmente quem não recebeu todas as doses para a sua faixa etária. Está comprovado que a vacina é segura e auxilia na diminuição dos agravos, reduzindo internações e óbitos”, complementa o gestor.

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí

Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que Jundiaí aplicou 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19, sendo 1.267.986 doses da monovalente e 93.819 da bivalente. As crianças entre seis meses e quatro anos são as que têm menor cobertura vacinal: 8,87% da população nesta faixa etária recebeu o esquema completo. Já o reforço com a vacina bivalente atingiu 28,25% da população apta a receber.

As doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, de acordo com a programação que está no link: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/, bem como em ações especiais, que são divulgadas pela Prefeitura, como no Jundiaí Empreendedora, unidades escolares ou outros equipamentos.

Saúde Pública

Não será feita vacinação em massa contra dengue este ano, diz ministra da Saúde

Ainda segundo Nísia Trindade, o governo discute alternativas para ampliar a oferta da vacina contra a doença.

Publicado

em

Por

Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (1º), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que "não será possível fazer vacinação em massa" contra a dengue ainda neste ano. De acordo com a ministra, a vacina Qdenga, que está sendo aplicada no momento, é uma "esperança". No entanto, é necessário reaplicar o imunizante em 3 meses. "Para esse momento, independentemente do número de doses, as…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registrou 4 mortes por Covid-19 em 2024

As quatro pessoas eram idosos que não tinham se vacinado ou que não estavam com o quadro vacinal completo.

Publicado

em

Por

teste-ou-exame-covid-19
A cidade registrou 324 casos e quatro mortes por Covid em 2024 (Foto: Drazen Zigic/Freepik)

Nos primeiros meses de 2024, Jundiaí confirmou quatro mortes em decorrência do coronavírus. Esta segunda-feira (26), marcou quatro anos do primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro de 2020. Só neste ano, Jundiaí registrou 324 casos e quatro mortes por Covid-19 em 2024. De acordo com dados da prefeitura, os óbitos são de idosos, acima de 60…

Continuar lendo

Saúde Pública

Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (23), os sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí realizam o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi uma das estratégias pactuadas pelos prefeitos e gestores de saúde da RMJ, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII). “O cenário é de alerta e não podemos perder vidas em razão da dengue e, também,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí lança Plano Municipal de enfrentamento da dengue

Publicado

em

Por

Equipe de combate a dengue visitando casas em Jundiaí
A conscientização da população é uma das medidas previstas no documento (Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí lançou nesta semana o Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025. O documento, que está disponível no site, apresenta uma série de medidas e protocolos adotados para o enfrentamento e a prevenção da dengue e, também, das arboviroses zika e chikungunya, doenças que podem se agravar e levar à morte. “Desde o primeiro alerta de possível epidemia, o Município ampliou…

Continuar lendo

Saúde Pública

Apoio de familiares é fundamental na ressocialização de dependentes químicos

A assistente social do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Ana Iza Galvão Bianchin, explica o papel da família e do Serviço Social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

No dia 20 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (Foto: Divulgação/HSV)

Tabaco, drogas, álcool e medicamentos são algumas das substâncias que podem causar a dependência química. Considerada um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem inúmeros motivos pelos quais uma pessoa utiliza drogas lícitas e ilícitas. Estudos apontam que os principais motivos incluem a curiosidade e a influência de amigos; e a busca por aceitação no meio social. Isso,…

Continuar lendo
Publicidade