Psicólogo ressalta a importância de falar sobre saúde mental sem julgamentos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Psicólogo ressalta a importância de falar sobre saúde mental sem julgamentos

O número é chocante. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, segundo OMS

Publicado

em

Atualizado há

Roberto Tafarello, Coordenador de Psicologia do HSV. (Foto: Divulgação)
Roberto Tafarello, coordenador de Psicologia do HSV. (Foto: Divulgação)

O número é chocante. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública. Só no Brasil, a estatística aponta um aumento de 7% na taxa de autoextermínio a cada 100 mil habitantes. O assunto ainda é tabu em diversos âmbitos da sociedade, o que impede que o suicídio seja discutido abertamente, indo contra uma das principais armas no combate a essa epidemia silenciosa: a comunicação.

“O preconceito, a falta do acolhimento e da escuta, são fatores prejudiciais no trabalho da prevenção ao suicídio. Existe sempre um julgamento, quase que uma condenação dos sentimentos das vítimas, que por esse motivo, muitas vezes se calam e silenciam as dores e as angústias. É preciso difundir cada vez mais o tema e promover a reflexão sobre a valorização da vida”, explica o Chefe do Departamento de Psicologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Roberto Tafarello.

Além dos transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, outras situações estão ligadas ao comportamento suicida, como problemas financeiros, términos de relacionamentos, alcoolismo, violência, abusos ou perdas. A estatística também aponta taxas elevadas de suicídio em casos de descriminação.

Roberto conta que existem alguns comportamentos de alerta que são perceptíveis durante o convívio, como isolamento do indivíduo, falta de apetite, sentimento de inferioridade e perseguição. “Tratamos esses sentimentos como um iceberg em nossos cérebros. A ponta é a parte consciente, onde conseguimos identificar algumas dessas aflições. Já a parte inconsciente, que é maior, está embaixo da água, escondida. Nesses casos, conseguimos explorar e tratar esses sentimentos em terapia. No Hospital São Vicente nós atendemos predominantemente jovens, de 18 a 34 anos aproximadamente, mas com muita variação de gênero. Felizmente, nós conseguimos reverter o quadro clínico da maioria dos atendimentos emergenciais por tentativa autoextermínio”.

Após receber o cuidado médico necessário, o paciente é avaliado pela equipe da psiquiatria e dependendo do diagnóstico, permanece internado, recebe alta, ou é encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Nós também atendemos os familiares durante as visitas. Essa abordagem é realizada junto com a equipe multidisciplinar, onde explicamos a importância desse paciente manter o acompanhamento psicológico, de não julgá-lo pelo acontecido e sim acolhe-lo”, orienta o psicólogo.

Você não está sozinho!

O principal serviço voluntário e gratuito que o país possui hoje é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone – por meio do número 188 – e-mail e chat 24 horas todos os dias no site da ONG: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/.

Quem cuida, precisa ser cuidado

No São Vicente, além da atenção dada aos pacientes, também é feito atendimento voltado à saúde mental dos colaboradores, que é realizado no departamento da Medicina do Trabalho. Os atendimentos são realizados por psicólogos e psiquiatras.

“Eu me senti acolhida e apoiada pelo hospital, especialmente no início da pandemia Covid-19, quando o mundo todo estava em um momento difícil e as informações da OMS ainda eram desencontradas. Nosso psicológico vira um turbilhão, misto de querer ajudar com medo de ficar doente. Na mesma época passava por problemas pessoais. O atendimento da equipe foi essencial e tem sido até hoje. Sigo em acompanhamento com consultas a cada dois meses. Me sinto fortalecida e pronta para seguir sempre em frente”, afirma uma colaboradora que prefere não se identificar.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade