O possível já!
Connect with us

Opinião

O possível já!

Artigo por Jones Henrique Martins – Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)
Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)

“É preciso fazer o possível já, não o ideal distante.” A frase do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, conhecido pela revolução urbana realizada pela sua gestão como prefeito de Curitiba, define mais do que nunca o espírito necessário à gestão pública. Com a queda brusca na arrecadação que teremos em 2021, os prefeitos eleitos precisarão de criatividade para potencializar os resultados desejados, coragem para transformar as cidades e atitudes para combater o desemprego.

Lerner é pioneiro na criação de vias exclusivas para ônibus. Também concebeu os terminais-tubo – em que os ônibus param somente para embarque e desembarque, sem catracas, resultando em agilidade. O mundo todo hoje copia o sistema. As fortes críticas às mudanças no início das implantações não brecaram a determinação de plantar sementes de uma cidade-modelo.

No último governo, Jundiaí retomou a boa gestão administrativa e trouxe ferramentas tecnológicas para auxiliar na entrega dos projetos prioritários. A base está lançada para que a inovação seja mais do que aparatos de apoio à gestão, mas que esteja no centro da mentalidade de todas as áreas. Pensar digital hoje não está relacionado somente à internet, mas também a ações no mundo offline. Agir rápido, conectar ideias, pessoas, projetos e estar verdadeiramente aberto à construção coletiva.

A humanização da saúde, por exemplo, tem no prontuário eletrônico um mecanismo, mas não pode prescindir de mudanças nas políticas públicas. Muitas vezes a consulta fria e distante do médico prejudica o tratamento. Mudar a forma como um paciente é atendido em situações simples já pode ser o começo de feitos amplos. Mais do que nunca é preciso entender a dinâmica em que todos têm voz e contribuem mutuamente.

Lerner costuma exemplificar que a urbanização da favela começa no corrimão subindo o morro, o que parece contrastar com a morosidade como a política costuma acontecer no Brasil. Elaboração de Projetos sofisticados e estudos intermináveis, repletos de carimbos, muitas vezes ignoram necessidades mínimas da população.

A deterioração do mercado de trabalho exige ainda mais proatividade. Chegamos ao alto índice de 14,5% de desemprego e dados mostram a perda de 85 milhões de vagas até 2025. Surgirão novas vagas inerentes à automatização, porém exigirão mão de obra qualificada. As cidades inteligentes, nessa questão, devem permanecer atentas – com equipe destacada para pesquisa – e ofertar necessidades a serem demandadas pelo mercado.

Se a pandemia ensinou às pessoas a importância de poupar, aos políticos fica a lição inequívoca da finitude do recurso público, ao mesmo tempo em que são infinitas as formas de participação social na era da globalização e da velocidade da informação.

Jones Henrique Martins é Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

A IA como alavanca para a expansão global de empresas locais

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA em empresas
Foto: Arquivo Pessoal

Expandir uma empresa local para o cenário internacional sempre foi uma jornada complexa e cara. Tradicionalmente, essa jornada envolve estudo de mercado, avaliação de regulamentações locais, e a contratação de advogados, profissionais de RH, marketing, além de colaboradores nativos do país-alvo. Esse processo não só consome tempo, mas demanda um capital que muitas pequenas e médias empresas simplesmente não têm.…

Continue Reading

Opinião

Os avanços dos Robôs e as IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2.

Published

on

Os avanços dos Robôs e as IAs
Imagem gerada por IA / playground ai image

Quando paramos para olhar a evolução que chegamos com a Tecnologia em um tempo tão curto, chega a dar um certo medo do futuro e onde poderemos chegar. Nesta semana a OpenAI em parceria com a empresa Figure, que cria robôs humanóides com muita inteligência, revelou o novo Figure 01, este robô redefine os limites da interação humano-robô. O Figura…

Continue Reading

Opinião

A economia em crescimento anula as pressões da demanda. Restringir a expansão é um equivoco

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Published

on

Imagem representando economia brasileira
Foto: Canva

Os problemas econômicos fundamentais são os grandes desafios das economias e os sistemas de organização social da produção, são definidos para tentar solucionar entre as diversas possibilidades, o que e quanto produzir como tentativa de evitar os desperdícios de recursos, relativos em economias de livre mercado. Outros obstáculos que em economias planificadas são mais fáceis de resolver é a escolha…

Continue Reading

Opinião

Até respirar ficou difícil: queimadas, eleições e o desequilíbrio do clima

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Queimadas em área de mata
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o início de setembro foram registrados 159.411 focos de incêndio no país, um aumento de 100% em relação ao mesmo período em 2023. Este cenário trouxe consequências devastadoras: 60% do território brasileiro está coberto por fumaça, afetando diretamente a qualidade do ar e a saúde da população. A seca, que ameaça…

Continue Reading

Opinião

É prioritário substituir os ônus da produção pelos bônus do progresso

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

Foto: Divulgação/ CIESP

O estudo “Custo Brasil na Indústria de Transformação 2008/2022”, realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, divulgado em agosto último, diagnostica com precisão os ônus que colocam as empresas nacionais em desvantagem na concorrência com as de outros países, tanto no comércio exterior quanto no nosso próprio mercado interno. São problemas muito prejudiciais para toda a economia.…

Continue Reading
Advertisement