Projeto capacita, gera renda e garante aventais para a Saúde de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Projeto capacita, gera renda e garante aventais para a Saúde de Jundiaí

Projeto estimula a geração de renda para a comunidade do Jardim Fepasa e garante a costura de aventais para os profissionais da Saúde Pública de Jundiaí, que atuam na linha de frente no combate à Covid-19

Publicado

em

Tecido solidário. (Foto: Divulgação)
Suzi está satisfeita com a possibilidade de aprender e gerar renda. (Foto: Divulgação)

A nova fase do projeto ‘Tecido Solidário’ chegou em boa hora para a Suzy Kaiane Oliveira, de 25 anos. Até o início da pandemia, a jovem complementava a renda da família com a comercialização de tapetes personalizados. “Com a crise, perdi mais de 90% das vendas destes produtos e o sustento da nossa família ficou por conta do meu esposo, que trabalha como segurança. A partir de agora, tenho a certeza de que será diferente”, disse.

A ação que sopra a esperança de dias melhores para Suzi e outras mulheres é uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o Sesc e Senai, com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), e do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). O objetivo é oferecer formação profissional à comunidade do Jardim Fepasa, estimular a geração de renda e garantir a costura de aventais para os profissionais da Saúde Pública de Jundiaí, que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

“Estou muito feliz porque vou aprender um novo ofício a partir do curso, gerar renda para melhorar a vida dos meus filhos e, ainda, ajudar a cidade”, concluiu Suzi.

“As parcerias feitas pela Prefeitura têm como objetivo irrestrito reverter em melhorias na prestação dos serviços às pessoas. No caso do Tecido Solidário, serão várias frentes de resultados em consonância com o momento atual da pandemia. Ganham as costureiras que serão remuneradas pelo trabalho, ganham os profissionais da rede de saúde com novos aventais de proteção”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Luiz Fernando: toda a cidade ganha com esta parceria. (Foto: Divulgação)

Esta nova etapa do projeto ‘Tecido Solidário – Saúde, Educação e Geração de Renda’, uma iniciativa do Sesc, que surgiu, no ano passado, durante o início da pandemia, ganhou, em 2021, a adesão de parceiros e, em vez da confecção de máscaras de tecido, visa, além de capacitar e gerar renda, garantir a costura de 7 mil a 10 mil aventais.

“O Sesc SP vem realizando ações que dialogam com as áreas de Educação em Saúde e Valorização Social, envolvendo comunidades no seu entorno e mobilizando parceiros engajados. O projeto ‘Tecido Solidário’, articulado em várias unidades do Sesc desde o início da pandemia, é um exemplo disso. E para nossa unidade, em Jundiaí, fazer parte dessa ação é poder reafirmar nosso compromisso social e educativo, impactando positivamente a região em que atuamos”, destaca Celina Tamashiro, gerente do Sesc Jundiaí.

Ao todo, 18 mulheres do bairro participam do curso ‘Costureiro de Máquina Reta e Overloque”, com turmas reduzidas e 160 horas de duração, oferecido pelo Senai, nas dependências do Funss, que cedeu o espaço apropriado, equipado com máquinas industriais, parte do material e também doou máscaras de tecido para a proteção das alunas.

“Faz parte da essência do Senai investir na qualificação profissional e, deste modo, fizemos questão de participar desta iniciativa, que transforma a vida das pessoas e, principalmente, contribui com o fortalecimento da cidade”, afirmou Fábio Carrion, diretor das unidades de Jundiaí e Itatiba, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O grupo, dividido em duas turmas, irá costurar os aventais, durante as aulas práticas, com remuneração a partir do Sesc. A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) contribuiu com a viabilização do transporte para as participantes. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) vem ajudando nas orientações sobre os protocolos necessários no combate à Covid-19, bem como equipamentos de proteção individual.

O material utilizado para a costura é proveniente de doação da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda e já foi, anteriormente, cortado, em forma de avental pela empresa Liz.

Primeira fase do Tecido Solidário

A primeira fase do Tecido Solidário em Jundiaí beneficiou diretamente 25 pessoas do Jardim Fepasa por meio da formação profissional e geração de renda a partir da produção de 10 mil máscaras de proteção facial, que foram doadas para instituições sociais parceiras do Programa Mesa Brasil do Sesc Jundiaí, moradores do Jardim Fepasa e do Jardim São Camilo, além de funcionários do Sesc Jundiaí, beneficiando, diretamente, mais de 4 mil pessoas.

Em 2021, a nova etapa do Tecido Solidário surge em atendimento a uma proposta da Prefeitura Municipal ao Sesc Jundiaí, por intermédio da Rede Jundiaí de Cooperação, tendo como parceiros o Funss, UGADS, UGPS e SENAI.

Ação integrada no Jardim Novo Horizonte

A união de parceiros para garantir projetos sustentáveis, como o Tecido Solidário, também foi registrada, recentemente, em Jundiaí. Em ação também articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, moradores do Jardim Novo Horizonte costuraram cerca de 15 mil aventais para os profissionais da Saúde. Localizada naquela região, a Casa da Fonte cedeu, entre agosto e dezembro, o espaço de sua oficina de costura e ajudou a viabilizar a remuneração dos participantes cadastradas como MEI (Microempreendedora Individual), a partir da contribuição da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que doou o serviço de costura dos aventais à UGPS.

O TNT, que foi doado pela mesma empresa ao município, também recebeu, anteriormente, o serviço de corte da empresa Liz. Os aventais costurados já estão em uso pelos profissionais de saúde da rede pública de Jundiaí.

Com informações da assessoria de imprensa.

Jundiaí

Jundiaí se encanta com a “bebê do amor”, a menina com marca de coração na testa

A pequena Ágatha Beatrice, com apenas 19 dias, já conquista corações com sua marca única e a emocionante história de seus pais.

Publicado

em

Ágatha Beatrice, a bebê de Jundiaí que nasceu com um coração na testa, é a prova viva de que o amor se manifesta de formas surpreendentes. (Foto: Graziella Ribeiro/Arquivo Pessoal)

Uma bebê recém-nascida de Jundiaí (SP) está conquistando as redes sociais com suas fotos, e o motivo não é apenas a "fofurice" da pequena Ágatha Beatrice, que completa 19 dias neste sábado (25). O que chama atenção é a marquinha inusitada em formato de coração na testa da menina, que levou a mãe, Thaís Vieira da Silva, a apelidá-la de…

Continuar lendo

Jundiaí

Comunicação pública em pauta: ABTU e TVTEC realizam simpósio inédito em Jundiaí

Especialistas e autoridades debatem a TV 3.0 e a articulação política das emissoras públicas.

Publicado

em

Auditório cheio durante o XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, com palestrantes no palco e público atento.
Simpósio também representa uma mudança na condução de encontros propostos pela associação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), em parceria com a TVTEC Jundiaí, realizará nos dias 14 e 15 de junho o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, com o tema "As TVs Universitárias e a TV 3.0". O evento, que ocorrerá na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, busca fomentar discussões sobre o futuro da televisão universitária no…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí investe R$ 40 milhões em nova fase do Programa Mais Asfalto: melhorias em toda a cidade

A nova fase contempla 500 mil metros quadrados de recapeamento, beneficiando todas as regiões da cidade e melhorando a segurança viária.

Publicado

em

Pavimentação será realizada em diversas regiões de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí está prestes a iniciar a quarta fase do Programa Mais Asfalto, com um investimento substancial de R$ 40 milhões. O objetivo é recapear 500 mil metros quadrados de ruas e avenidas, abrangendo todas as regiões da cidade. Essa etapa ambiciosa visa melhorar significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos. Melhorias em mobilidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora leva serviços até a comunidade do Jardim Novo Horizonte

Evento une tecnologia e parcerias locais para criar oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento

Publicado

em

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste em Jundiaí, mostrando entrada principal com banners informativos e uma pessoa na porta.
O evento teve como objetivo promover oportunidades de emprego para o público prioritário atendido pelo CRAS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí Empreendedora e UGADS levam oportunidades para o Vetor Oeste Em uma iniciativa conjunta para promover a inclusão socioprodutiva, a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio do programa Jundiaí Empreendedora, e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizaram uma ação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, no…

Continuar lendo

Jundiaí

Última chance para empreendedores participarem da 6ª FENS em Jundiaí

Descubra como participar deste evento imperdível, fortalecer seu negócio e fazer networking com outros empreendedores em Jundiaí.

Publicado

em

Visitantes exploram estandes na 5ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) em Jundiaí, destacando inovação e oportunidades de negócios.
Empreendedores se conectam e apresentam seus negócios na última edição da FENS, um evento que fortalece o comércio local e fomenta oportunidades. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Inscrições abertas para a maior feira de negócios da região Empreendedores de Jundiaí têm até o dia 28 de maio para garantir sua participação na sexta edição da FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços. O evento, totalmente gratuito, oferece uma oportunidade única para apresentar produtos, serviços e fazer networking com outros empreendedores da região. Evento gratuito com apoio…

Continuar lendo