Pesquisa aponta: Jair Bolsonaro venceria Lula hoje
Connect with us

Política

Pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula se eleições fossem hoje

Estudo revela cenários eleitorais de 2026, destacando vantagem de Jair Bolsonaro sobre Lula e desempenho de Michelle Bolsonaro.

Published

on

Atualizado há

Políticos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em debate na TV, em pé lado a lado, com fundo azul de estúdio.
Levantamento aponta que Bolsonaro teria vantagem sobre Lula em disputa eleitoral, segundo pesquisa do Paraná Pesquisas. (Foto: Reprodução / Rede Globo)

Um extenso levantamento divulgado nesta sexta-feira (24 de maio de 2024) pelo Paraná Pesquisas revela diferentes cenários para as eleições de 2026. Segundo a pesquisa, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma disputa direta. No entanto, Lula estaria à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, embora tecnicamente empatado dentro da margem de erro em ambos os casos.

Bolsonaro inelegível e Michelle Bolsonaro em destaque

Devido à decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. Diante desse cenário, é Michelle Bolsonaro quem apresenta o melhor desempenho para enfrentar o atual presidente Lula. Conforme os dados da pesquisa, Lula venceria os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Paraná, Ratinho Junior (PSD); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), todos cotados como principais herdeiros do capital político bolsonarista.

Lula à frente de outros candidatos

Além dos governadores mencionados, Lula também venceria outros possíveis candidatos que correm por fora. Entre eles estão o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Pará, Helder Barbalho (MDB); a senadora Tereza Cristina (PP-MS); e o ex-ministro e candidato a presidente Ciro Gomes (PDT).

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024. Foram entrevistadas 2.020 pessoas com 16 anos ou mais em 26 estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cenários de disputa: Lula x casal Bolsonaro

Lula x Jair Bolsonaro

Em um cenário de disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente aparece numericamente à frente com 38,8%, enquanto Lula teria 36% dos votos. No entanto, ambos ficam tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa.

Lula x Michelle Bolsonaro

No segundo cenário, é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quem apresenta o melhor desempenho se comparada com os demais candidatos de oposição. Na pesquisa estimulada, Lula obteve 36,6% das intenções de voto, enquanto Michelle teve 33%, mantendo ambos tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Outros cenários: Tarcísio, Ciro, Leite e Barbalho

Lula x Tarcísio de Freitas

No terceiro cenário estimulado apresentado pelo instituto, Lula aparece com 36,9% das intenções de voto, enquanto Tarcísio de Freitas registra 25,6%. Em terceiro lugar, surge Ciro Gomes com 11,8%, seguido de Eduardo Leite com 3,8%.

Esse resultado é similar ao apresentado pela pesquisa Genial/Quaest em 13 de maio, onde Lula também aparece como vencedor em uma disputa eleitoral contra Tarcísio de Freitas.

Lula supera governadores da direita

Lula x Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Ratinho Junior

Em disputas contra os três principais governadores do campo da direita, Lula apresenta vantagem em todas as simulações, vencendo com boa margem.

Esses resultados indicam que, mesmo diante de diferentes cenários e adversários, Lula mantém uma posição competitiva para as eleições de 2026, enquanto Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, e Michelle Bolsonaro surgem como figuras centrais na oposição.

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading

Política

Câmara acelerou votação de projeto que iguala aborto ao crime de homicídio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou a aprovação da matéria em apenas 23 segundos, de maneira simbólica.

Published

on

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação de projeto que iguala aborto ao homicídio
Foto: Reprodução/TV Câmara

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, em votação relâmpago, a tramitação com urgência do projeto que equipara aborto a homicídio. Com isso, a votação do projeto irá diretamente para o plenário da Casa, e não passará por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não anunciou a votação e declarou…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Política

PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa

Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Published

on

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório que indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relator é o ministro Flávio Dino e o caso está sob sigilo. De acordo com nota emitida por Filho, o indiciamento "é uma ação…

Continue Reading

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com…

Continue Reading