Espetáculos do Festeju ficarão disponíveis online e com acesso gratuito
Conecte-se conosco

Jundiaí

Espetáculos do Festeju ficarão disponíveis online e com acesso gratuito

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, a realização do festival só foi possível graças à internet.

Publicado

em

4º Festival de Teatro de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

A 4º edição do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) encerrou-se nesse domingo (24) e, por conta da pandemia, trouxe em sua programação atrações inteiramente online. Todo o conteúdo dos espetáculos e palestra seguem disponíveis para acesso gratuito no site do festival e nas redes sociais da Prefeitura.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, a realização do festival só aconteceu graças à internet. “O Festeju foi lançado pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de estimular o trabalho dos artistas da cidade. Uma de suas propostas era levar as apresentações para além dos palcos convencionais da cidade, como praças e espaços abertos, a fim de fomentar a formação de público para esta linguagem artística. Este ano, para podermos realizá-lo, foi necessário explorar ainda uma outra possibilidade, o ambiente online”.

Logo na abertura, esta edição trouxe a oficina “O Teatro em Modo Digital”, em que o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral abordou o teatro em isolamento social e a arte durante a quarentena, explorando as possibilidades dos artistas, agentes e produtores culturais nesse cenário.

Durante a programação apresentaram quatro espetáculos pela Cena Amadora, composta por grupos artísticos livres ou estudantis de todo o território nacional. Além disso, outros seis espetáculos compuseram ainda a Cena Profissional. Para participar, pelo menos 70% dos integrantes dos grupos deviam ter registro profissional da categoria na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Clique aqui para assistir aos espetáculos.

Jundiaí

Jundiaí reforça segurança com 175 novas câmeras de monitoramento

A cidade investe R$ 100 milhões em infraestrutura moderna para ampliar a vigilância e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Publicado

em

Homem instala câmeras de monitoramento em poste em Jundiaí, com fiação elétrica visível e céu azul ao fundo.

Como parte do Plano Municipal de Segurança, a prefeitura está implementando a instalação de 175 novas câmeras de monitoramento em Jundiaí, um investimento realizado pela Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM). Essas câmeras de alta tecnologia cobrirão vias de acesso e avenidas em toda a cidade, aumentando a segurança e a vigilância. Os pontos abrangem áreas de entrada e…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí economiza 888 kg de papel com IPTU Digital e promove sustentabilidade

A assistente virtual “JU” auxilia contribuintes de Jundiaí com dúvidas sobre o IPTU Digital, promovendo inovação e sustentabilidade.

Publicado

em

Carnê do IPTU 2024 da cidade de Jundiaí, destacando o nome da cidade em letras coloridas.
Desde 2018, a iniciativa contribui para a sustentabilidade e inovação, alinhando-se aos ODS da ONU e facilitando a vida dos contribuintes. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Lançado em 2018 pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), o IPTU Digital tem se destacado como uma importante ferramenta na redução dos impactos ambientais em Jundiaí. Graças à adesão dos contribuintes, a iniciativa já possibilitou a economia de 888 kg de papel desde sua implementação. Adesão ao IPTU Digital Atualmente, a cidade conta com 181 mil contribuintes…

Continuar lendo

Jundiaí

Fórum da Igualdade Racial em Jundiaí: celebrando a diversidade e combatendo o racismo

O evento incluirá discussões sobre racismo, intolerância religiosa e igualdade de oportunidades, além de diversas atrações culturais.

Publicado

em

Entrada do Centro das Artes em Jundiaí, com duas pessoas sentadas em um banco na frente e plantas decorativas ao redor.
O Centro das Artes de Jundiaí será palco do Fórum de Promoção da Igualdade Racial, com palestras e atrações culturais no dia 3. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí se prepara para sediar o primeiro Fórum de Promoção da Igualdade Racial, um evento de grande importância que ocorrerá no Centro das Artes na próxima segunda-feira, dia 3, a partir das 17h. O Fórum é uma iniciativa do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), em parceria com a Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí intensifica projetos sustentáveis para combater as mudanças climáticas

A Prefeitura de Jundiaí adota soluções inovadoras como jardins de chuva e plantio de árvores para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Publicado

em

Um grupo de estudantes em uniformes azuis e chapéus bege está em uma trilha na Serra do Japi, participando de uma aula ao ar livre sobre mudanças climáticas.
Projetos de Educação Ambiental com as crianças da Rede Municipal de Ensino também são realizados pela Fundação Serra do Japi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como enfrentamento às mudanças climáticas e a prevenção de desastres ocasionados, principalmente, em períodos de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí desenvolve diversas ações e atua em projetos de combate à crise do clima. Essa iniciativa abrangente inclui projetos de macrodrenagem, ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhorias na mobilidade urbana com foco na redução do uso de automóveis e…

Continuar lendo

Jundiaí

Corpus Christi no Eloy Chaves atrai 5 mil pessoas em evento tradicional

A celebração na Paróquia São João Bosco é uma das tradições mais importantes da região

Publicado

em

Foto: Divulgação

A celebração de Corpus Christi na Paróquia São João Bosco, localizada no bairro Eloy Chaves, atraiu cerca de 5 mil pessoas nesta quinta-feira (30). Este evento, que faz parte do Calendário Municipal, acontece há 36 anos e é uma das tradições mais importantes da região. A festividade começou com a confecção do tapete, uma atividade voluntária que envolveu famílias inteiras…

Continuar lendo