Consórcio PCJ já fala em ações para manter o abastecimento de água
Conecte-se conosco

Jundiaí

Consórcio PCJ já fala em ações para manter o abastecimento de água

Estudos apontam fatores como a estiagem neste ano que afetariam diretamente os municípios abastecidos pelos sistema

Publicado

em

água
Medidas devem evitar o desabastecimento: nos últimos anos, queda no volume de chuvas chegou a 23,2% (Foto: Agência Brasil/EBC)

A possibilidade de desabastecimento de água em municípios atendidos pelo Sistema Cantareira será tema de reunião on-line nesta quinta (18). O encontro é organizado pelo Consórcio PCJ – que trata das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Estudos apontam uma forte estiagem em 2021, que vai obrigar à necessidade de ações nas cidades para evitar “impactos na disponibilidade hídrica”.

Uma cartilha com o tema “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021” será apresentada na reunião e comentada pelos técnicos da entidade. O professor Antônio Carlos Zuffo, da Unicamp, também foi convidado para comentar os dados.

Sem falar em racionamento de água, o Consórcio PCJ aponta que as vazões de afluência aos reservatórios iniciaram uma queda desde o ano 2000 e “desde então não voltaram a subir mais, ao mesmo tempo em que as precipitações médias nas Bacias PCJ também não têm sido satisfatórias”.

Nos últimos quatro anos, conforme destacam os técnicos, a queda no volume de chuvas chegou a 23,2%, como registrado ano passado. “O Consórcio PCJ, atento a esses comportamentos, elaborou cartilha sobre o funcionamento do Sistema Cantareira e a relação com o Balanço Hídrico das Bacias PCJ para iniciar um processo de sensibilização dos municípios, empresas e sociedade sobre a necessidade de campanhas imediatas de uso racional de água”, completa.

Em nota, a DAE Jundiaí informou que participa das reuniões do Consórcio PCJ e que tem feito investimentos nos últimos anos voltados à segurança hídrica. Em relação à represa, ela registra neste momento 80% da capacidade – equivalente a 7,4 bilhões de litros de água. Para manter o nível da represa em condições operacionais, a empresa utiliza a reversão do rio Atibaia.

A DAE pediu a colaboração da população para fazer o consumo consciente, adotando novos hábitos no dia a dia, tais como tomar banhos de até cinco minutos, escovar os dentes com a torneira fechada, checar vazamentos, retirar os restos de comida antes de lavar a louça, varrer a calçada ao invés de usar a mangueira, usar um regador para molhar as plantas e evitar lavar o carro.

O que é – O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 29 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade