Dia dos Animais: jundiaienses saem do padrão e criam animais exóticos em casa
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Dia dos Animais: jundiaienses saem do padrão e criam animais exóticos em casa

Thais tem mais de 20 animais em casa e Andressa descobriu o amor por ratinhos em uma aula do curso técnico de veterinária

Publicado

em

Thais Scapinelli e Andressa Benezatto, de Jundiaí
Thais Scapinelli e Andressa Benezatto são jundiaienses com amores especiais (Fotos: Arquivo Pessoal)

Quem é tutor sabe: animais de estimação têm o “superpoder” de melhorar 100% nossos dias. Seja um cachorrinho, aquela dupla bagunceira de gatinhos, um porquinho da índia… jabutis? Por que não?

Junto dos bichinhos convencionais, animais exóticos vêm ganhando espaço como animais domésticos no Brasil e no mundo. A jundiaiense Thais Scapinelli, 33 anos, está sempre com a casa cheia desde que se mudou, há sete anos. Olha só a lista de animais da família:

São 10 gatos, todos adotados, Panqueca, Sardinha, Shoyo, Salame, Mingau, Margo, Pretinha, Lua, Luna, Zoe; Três cães – 1 vira-lata adotado, 1 rottweiler e 1 cane corso. Thais conta que os cachorros também ajudam na guarda da casa, que já foi furtada antes. Eles são Zara, Barão e Bisteca.

Mas tem mais: “Minha filha tem dois porquinhos da Índia, Malu e Manu. Eu tenho dois jabutis que ganhei do meu falecido avô, Judith e Edite e tenho 4 peixes Kinguio”, finaliza.

Você acha muito? Se dependesse da Thais, a lista seria ainda maior. “Eu amo todos os animais, se pudesse teria bem mais. Mas a manutenção, comida, veterinário não é barata” conta. De acordo com ela, o gasto só com os animais é de R$ 600 por mês, em média, sem contar emergências veterinárias.

‘Amor real’

“Meu marido ainda briga comigo, porque eu quero trazer tudo pra casa. Mas acho que estou no limite do que posso cuidar e dar atenção”, diz Thais. Para ela, os animais são uma verdadeira terapia devido à depressão. “Eles são essenciais na minha vida”.

A jundiaiense também conta que a paixão por animais a acompanha desde criança, quando saía pelas ruas abraçando os bichinhos que encontrava. “Eu gosto mais de bicho que de gente, o amor deles é real, é genuíno.”

Da sala de aula para o coração

Outra história de amor para contar neste Dia Nacional dos Animais é a da Andressa Fabyolla Benezatto, 20 anos, também de Jundiaí. Andressa conta que sempre quis trabalhar na área veterinária, então assim que saiu do Ensino Médio iniciou o curso técnico em Veterinária.

Ela conheceu o Dr. Matheus, da clínica Dr. PetZoo, que na época foi seu professor. “Em uma das suas aulas práticas, ele levou vários pets não convencionais e me apaixonei em todos, principalmente em uma ratinha”, conta a estudante.

Depois de estudar mais sobre a espécie, adotou uma ratinha em São Paulo, a Genevivie Maria. Mas sabia que Genevivie não poderia ficar sozinha. Isso porque ratos da espécie vivem em colônias. Então, na clínica Dr. PetZoo, conseguiu adotar mais uma ratinha, Abigail Vitória, para fazer companhia à primogênita.

Abigail recebeu o sobrenome ‘Vitória’ porque, quando chegou em casa, estava doente. Mas se recuperou depois de passar pelos cuidados do Dr. Matheus. Após o tratamento de Abigail, Andressa adotou seu terceiro ratinho.

Andressa se apaixonou pelos ratinhos após uma aula no curso técnico de veterinária – Foto: Instagram/@3ratitos

Compartilhando amor e conhecimento

Em 2021, Andressa pensou em como poderia ter uma renda extra em casa, já que faz faculdade em período integral. Assim, criou o perfil @3ratitos no Instagram.

“Decidi criar a página para ajudar outros tutores de primeira viagem e decidi costurar redes para os ratos, logo estaria ajudando e ganhando um extra”, conta. No perfil, Andressa ensina receitas práticas para agradar os bichinhos, como limpar corretamente as gaiolas e dicas de como cuidar da saúde dos ratinhos.

A produção das redes e criação de conteúdo começou em janeiro e, logo depois, surpresa em dobro: Andressa adotou mais duas ratinhas. Agora, os ‘três ratitos’ são uma linda família de cinco irmãos. Genevivie Maria, Abigail Vitória, Henry Ford, Jade Betânia e Amora Elizabeth.

Andressa começou a fazer redes para ratinhos e compartilhar nas redes sociais – Foto: Instagram/ @3ratitos

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família encontra seu gato desaparecido em caixa da Amazon a mais de mil quilômetros de casa

Sem que eles soubessem, o gato entrou na caixa para se cochilar por um tempo, mas acabou sendo enviado acidentalmente junto com a encomenda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Carrie Clark/The Dodo

No início de abril, Carrie Clark e sua família ficaram arrasados quando seu gato de estimação, Galena, desapareceu inexplicavelmente de sua casa. A princípio, eles acreditavam que o gatinho, que ficava dentro de casa, havia saído e se perdido. “Não tínhamos a menor ideia do que havia acontecido com ela. Ela está sempre ao meu lado", disse Carrie ao The…

Continuar lendo
Publicidade