"Quando você entra, é muito difícil sair do vício", afirma ex-dependente químico
Conecte-se conosco

Jundiaí

“Quando você entra, é muito difícil sair do vício”, afirma ex-dependente químico

Hoje Válter é especialista em dependência química, com mais de 20 cursos na área, e já ajudou mais de 4 mil dependentes

Publicado

em

Quando você entra, é muito difícil sair do vício - afirma ex-dependente químico
Válter em uma palestra (Foto: Arquivo Pessoal)

Valter Schüller, 44 anos, é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Jundiaí e também especialista em dependência química, com o intuito de ajudar usuários de drogas a sair do vício e também promover ações preventivas, como palestras. A vontade de se especializar nessa área veio de uma experiência própria: 18 anos atrás ele estava do outro lado, como dependente químico. 

“Quando você entra, é muito difícil sair do vício. De cada 10, digo que uns 2 conseguem de fato. Quando eu estive internado, vendo o trabalho na clínica, vendo um trabalho que mexe com a transformação das pessoas, eu decidi que era aquilo que eu gostaria de fazer. Então eu abandonei o vício, comecei a estudar e me especializar cada vez mais. Meu intuito era ajudar os que passavam pelo mesmo que eu”, afirma o conselheiro.

Nesta quarta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional e Internacional do Combate às drogas e Valter falou um pouco sobre o assunto, que infelizmente afeta muitas pessoas e famílias. “E quando falamos em vício em drogas, não falamos apenas em drogas ilícitas, mas também sobre o álcool, o tabaco. O alcoolismo é mais comum do que imaginamos”, reitera, lembrando que toda sua história começou por conta do álcool. “Comecei no álcool, depois fui para a maconha e depois para a cocaína, que de uso esporádico virou um vício”.

E, 18 anos depois da última internação, Válter diz que já auxiliou pelo menos 4 mil dependentes químicos e fez pelo menos 20 cursos na área. “Minha motivação foi ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo”, afirma.

Para ele, a principal forma de combate ao consumo de drogas é a criação e implantação de políticas públicas sobre drogas, principalmente a prevenção. Dentre os programas, Válter cita o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), feito pela Polícia Militar nas escolas há muitos anos.

A atuação da família também é muito importante. “A família deve ser presente no papel de eslcarecimento. Tanto a família, quanto a escola e o poder público devem se unir nesse combate. A união de forças na prevenção é o melhor caminho. Cada real gasto em prevenção são vários reais economziados em tratamento”, diz.

Para as famílias, cada sinal deve ser olhado com atenção. “É necessário que sejam avaliadas mudanças de comportamento. Os pais conhecem os filhos e às vezes atribuem a mudança de comportamento à adolescência, mas muitas vezes não é só isso. É prestar atenção realmente, ver se há mudança de atitude, mudança no círculo de amizades. E também olhar sinais físicos, como olhos vermelhos e pupila dilatada”. continua o especialista.

E, em casos de consumo de drogas, o diálogo é sempre primordial, afirma Valter. Mas, se não for o suficiente, devem ser buscados profissionais. “Psicológicos, psiquiatras, para entender um pouco mais. E, em alguns casos, também deve ser buscada a internação. Além do dependente químico, a família também deve buscar ajuda, já que quem costuma conviver com a situação de perto acaba adoecendo também. Todos precisam de apoio psicológico”.

Por fim, Valter cita a importância dos grupos de autoajuda, tanto para usuário, quanto família. “Aqui em Jundiaí existem 3 grupos de Alcoólicos Anônimos e 5 de Narcóticos Anônimos. Também existem dois grupos para famílias, o Nar-Anon  e o Amor Exigente”, finaliza.

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo
Publicidade