Tecnologia: confira 7 dicas do Senac Jundiaí para ajudar pequenos comércios e prestadores de serviço
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Economia

Tecnologia: confira 7 dicas do Senac Jundiaí para ajudar pequenos comércios e prestadores de serviço

Docente do Senac Jundiaí informa que uma boa estrutura de TI da empresa contribui para a sobrevivência dos negócios durante a pandemia

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Dicas de TI do Senac Jundiaí. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Muitas empresas, que estavam iniciando e até as já consolidadas, tiveram que se reiventar para se manter no mercado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A adoção do trabalho remoto (home office), entrega de produtos em casa (delivery), teleconsultas, aulas online (EAD) e tantas outras soluções tecnológicas passaram a ser essenciais nas mudanças de comportamento da sociedade que foram aceleradas com a pandemia do Coronavírus.

Muitas empresas, que estavam iniciando e até as já consolidadas, tiveram que se reiventar para se manter no mercado, após serem surpreendidas por medidas restritivas e decretos para contenção do vírus, que tentam manter as pessoas em casa. Para atender estes novos hábitos e necessidades da população sempre é importante contar com o apoio de profissionais para não ficar para trás.

O docente da área de tecnologia da informação do Senac Jundiaí, Cássio Rodrigo, é um destes profissionais que pode ajudar a auxiliar neste novo cenário em busca por tecnologias que possibilitam que a relação da equipe seja mais dinâmica e que não existam fronteiras. Ele informa que para que isso ocorra é necessário investir no treinamento dos colaboradores, na gestão de equipes remotas, definir metas e papéis claros para os colaboradores e ter uma equipe de TI para implantar e configurar os aplicativos.

O docente alerta que os investimentos não se fazem apenas com a implementação de ferramentas e softwares, mas em profissionais que possam tirar o melhor proveito de cada software para que a marca seja mais valorizada. “Todos os negócios, não importa o tamanho, precisam se reinventar e buscar soluções de TI que possam ajudar a divulgar, receber feedback e gerenciar seja o serviço, vendas ou fabricação. Por esse motivo precisamos sempre buscar profissionais que possam ajudar nas escolhas dos softwares e que realizem treinamentos com as equipes”.

Para auxiliar, principalmente as pequenas empresas e os prestadores de serviço, Cássio organizou um passo a passo para estruturar uma empresa em relação às ferramentas de TI.

Confira as 7 dicas:

1 – Investir em um bom ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, em um sistema de gestão integrado, que auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos para gerenciar sua empresa, equipes, produtos e serviços.

2 – No caso de lojas, é preciso definir se terá um e-commerce ou um sistema de venda por telefone, WhatsApp ou algum software de comunicação. Também devemos pensar na inteligência artificial para aqueles clientes que gostam de conversar em chat, fazendo a configuração de robôs automáticos de uma forma não muito cansativa para os clientes e oferecendo agilidade no desenrolar.

3 – Atenção aos meios de comunicação, antes, durante e depois do cliente concluir o pedido. Quais serão as ferramentas utilizadas para informar o cliente? E-mail confirmando que o pedido foi enviado? Abertura de um SAC caso o cliente precise de atendimento?

4 – Com essas perguntas respondidas você consegue ter um norte para determinados investimentos ou serviços que vai precisar comprar ou contratar tais como um servidor de hospedagem e domínio próprio, equipamentos para uma central de atendimento telefônico ou procurar empresas que tenham esse serviço, configuração ou contratação de serviços de chats.

 5 – Qual a forma de pagamento: boleto, cartão, Pix, Mercado Pago, Pag Seguro, PayPal? Qual ou com quais bancos irá trabalhar? Essas perguntas podem parecer mais voltadas para o financeiro, mas cada opção de pagamento para um sistema tem sua particularidade para cada banco que deve ser modificada na programação do software ou na escolha de um software de vendas ou módulo.

6 – Após a definição dos itens acima pode-se dar continuidade na construção do site. Se for apenas um site de apresentação, basta um servidor de hospedagem, mas se for ter um e-commerce será necessário ter um banco de dados, sistema de pagamento, sistema de estoque vinculado com o seu estoque. E devemos pensar se o site ou o e-commerce vão se comunicar com Facebook, Instagram e outras redes sociais.

 7 – Após colocar o site no ar deve-se investir em um software de gestão de marketing digital, pois com ele podemos gerar mais tráfego em seu site ou redes sociais e conquistar mais clientes.

O docente reforça que este é um passo a passo genérico e sempre a melhor opção é contratar uma equipe especializada na implementação dos sistemas de tecnologia ou adquirir conhecimento por meio de cursos, livros e conteúdos voltados para a área de fontes confiáveis na internet.

Vale ressaltar que o Senac Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Informática, Business Intelligence com Excel, Empreendedor em Pequenos Negócios, Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial e Administração de Operações Logísticas. Mais detalhes podem ser conferidos no portal da unidade www.sp.senac.br/jundiai.

Política de descontos Institucionais do Senac São Paulo

Para contribuir com a crise econômica em decorrência do novo coronavírus, o Senac São Paulo oferece desconto promocional de 30% em cursos presenciais técnicos, livres e idiomas até dezembro de 2021. No período mencionado, as aulas poderão ser iniciadas remotamente e concluídas remotamente ou presencialmente.

Empregos

Portal Jundiaí Empreendedora: saiba como se candidatar às mais de 3.500 vagas disponíveis

O portal atualiza constantemente suas vagas, incluindo mais de 200 oportunidades para pessoas com deficiência, facilitando a conexão com empregadores.

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Candidatos exploram oportunidades no portal Jundiaí Empreendedora, que oferece milhares de vagas e conecta trabalhadores com empresas locais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Jundiaí Empreendedora, portal da Prefeitura de Jundiaí, encerrou a semana com um saldo positivo de quase 3.500 vagas de emprego disponíveis para a população da cidade. As oportunidades abrangem diversas áreas, desde cargos administrativos e técnicos até funções em serviços essenciais como jardinagem, padaria e eletricidade. Destaque para a inclusão: Mais de 200 vagas são destinadas especificamente para pessoas…

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Empregos

Brasilata abre mais vagas de emprego em Jundiaí

Candidatos podem concorrer aos cargos de analistas e operadores; também há vaga para PCD e em modelo híbrido; confira e candidate-se.

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A imagem mostra uma vista aérea de um complexo industrial cercado por áreas verdes e uma estrada.
Foto: Site/brasilata.com.br

A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, está com vagas de emprego abertas em Jundiaí. Há vagas para cargos operacionais e de analista, para efetivos, temporários e banco de talentos. Em 2023, a companhia foi uma das organizações presentes na pesquisa Lugares Incríveis Para Trabalhar. A empresa tem unidades no Rio de Janeiro, São Paulo,…

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Economia

Encontro de Negócios do CIESP na Brasil Log promove oportunidades de crescimento para empresas locais

Descubra como o Encontro de Negócios do CIESP na Brasil Log pode transformar o comércio regional através de networking e novas parcerias estratégicas.

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Empresários se reúnem no Encontro de Negócios do CIESP durante a Brasil Log, fortalecendo conexões e explorando novas oportunidades comerciais. (Foto: CIESP Jundiaí)

No dia 24 de maio, durante a Feira Internacional de Logística Brasil Log, o CIESP Jundiaí realizará um Encontro de Negócios imperdível para empresas da região. A partir das 13h, no Parque da Uva, os participantes terão a chance de estabelecer contatos estratégicos, desenvolver novas parcerias e impulsionar seus negócios. Oportunidades para todos os setores O evento, idealizado com o…

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Concursos

Cabreúva abre inscrições para concurso público nas áreas de administração e educação

Há 19 vagas abertas, com salários que variam entre R$ 2.006 e R$ 7.884. Interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio.

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Pessoa fazendo prova
Confira as vagas e veja como se inscrever (Foto: azerbaijan-stockers/Freepik)

A Prefeitura de Cabreúva está com inscrições abertas para concurso público para preencher de 19 vagas em diversos cargos e formação de cadastro reserva. As inscrições vão até o dia 22 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site: www.avancasp.org.br. As vagas são para o ensino fundamental, médio e superior e os salários variam entre R$ 2.006…

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Empregos

PAT de Campo Limpo Paulista tem mais de 90 vagas de emprego na cidade

Os salários variam de R$1.590 a R$6.817,60, na empresa In Haus Industrial. As entrevistas já acontecem nesta sexta-feira (17). Saiba mais.

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Carteira de Trabalho; vagas de emprego
Confira as funções com vagas abertas e veja como se candidatar (Foto: Reprodução)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Campo Limpo Paulista está com 98 vagas de emprego abertas. A contratação para a empresa In Haus Industrial e Serviços de Logística LTDA tem salários que variam de R$1.590 a R$6.817,60. As entrevistas começam nesta sexta-feira (17). Para se candidatar, os interessados devem comparecer ao PAT Campo Limpo Paulista, na Avenida Alfried…

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