Jundiaí passa a contar com tecnologia que permite monitorar qualidade do ar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí passa a contar com tecnologia que permite monitorar qualidade do ar

O monitoramento eficiente e contínuo do ar possibilita a medição indireta da aplicação de políticas públicas de arborização, de atividades econômicas mais sustentáveis e mobilidade ativa

Publicado

em

O monitoramento da qualidade do ar faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para identificar as substâncias da qualidade do ar e auxiliar nas decisões da Prefeitura, Jundiaí conta agora com uma parceria por meio de doação de serviços da empresa NB Capital Investimentos e Consultoria LTDA. O encontro virtual para formalização da parceria ocorreu na manhã desta terça-feira (4). O monitoramento será feito com equipamentos de tecnologia inovadora em pontos estratégicos da cidade.

Inicialmente, a doação prevê o monitoramento de dois postos a cada 45 dias, escolhidos pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). Os primeiros locais que terão a aferição serão o Terminal Central e uma escola municipal no Jardim Novo Horizonte. “Como a economia nacional ainda é muito baseada na dependência de combustíveis fósseis (automóveis, ônibus e transporte de bens, por exemplo), a diminuição da qualidade do ar está diretamente relacionada com essas atividades econômicas”, explica o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

O monitoramento eficiente e contínuo do ar possibilita a medição indireta da aplicação de políticas públicas de arborização, de atividades econômicas mais sustentáveis e mobilidade ativa.“Jundiaí está focada em desenvolvimento sustentável, inovação e qualidade de vida em uma cidade inteligente. O monitoramento agrega informações para a orientação nas tomadas de decisões e desenvolvimento de projetos para a cidade inovadora”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Encontro virtual aconteceu na manhã desta terça-feira (4) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Como vai funcionar?

O monitoramento será realizado por dois equipamentos com tecnologia americana, da marca Clarity Air Monitoring Solution. A solução de monitoramento atua em modalidade “sensing-as-a-service” (inteligente) e torna mais acessível, confiável e econômica a medição e gerenciamento da poluição do ar. Os sensores são caracterizados por tecnologia “IoT” que armazena em nuvem (24h por dia) com as medições de alguns parâmetros, entre eles material particulado (PM 2.5) e nitrogênio (NO2), que são consultáveis em tempo real.

Motivo da escolha

A NB Capital Investimentos e Consultoria LTDA. procurou o município para doar o serviço de monitoramento de qualidade do ar e gerenciamento orientado por dados. “Aqui no Brasil (e na América Latina), Jundiaí será a primeira cidade a ter este sistema em operação. A nível internacional, cidades como São Francisco e Los Angeles nos Estados Unidos e Londres e Paris na Europa já tem esta tecnologia em operação há alguns anos e continuam aumentando a instalação dos dispositivos Clarity para o monitoramento da qualidade do ar”, explica um dos cofundadores da empresa Emanuele Bosco.

A cidade contava apenas com um ponto de monitoramento da qualidade do ar, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), localizado no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca (Bolão). “Implementar sistemas inovadores, com tecnologia de ponta, possibilitam agregar informações assertivas no desenvolvimento de projetos. A parceria vem a complementar o estudo realizado entre 2018/19, numa parceria com a Siemens – Jundiaí: visão para uma cidade mais sustentável”, que utilizou o CyPT – City Performance Tool -. Estimular ambiente par ao uso de energias renováveis ou com uma baixa taxa de emissão de partículas e gases resultantes da queima de combustíveis fósseis favorecem uma melhor qualidade do ar e, consequentemente, um aumento do bem-estar humano”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças,José Antonio Parimoschi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A doação é fundamentada na lei 8.901/2018, que regulamenta apoio privado às ações de interesse público, e teve a colaboração da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O monitoramento da qualidade do ar faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), previstos na agenda 2030.

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Publicado

em

Por

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes. Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de Dia das Mães: Maxi Shopping Jundiaí anuncia ganhador de carro 0km

O shopping sorteou um carro T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15/5/24 pela Extração da Loteria Federal.

Publicado

em

Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Esse Dia das Mães foi bastante especial para Evandro Paolo Zaccheo, que participou da Campanha do Maxi Shopping Jundiaí. Ele foi contemplado com um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15 de maio, pela Extração da Loteria Federal nº 5866. A apuração aconteceu ontem (16), confirmando o número da sorte, 7-82214. Foto: Maxi…

Continuar lendo

Jundiaí

Criatividade nos negócios: Jundiaí Empreendedora oferece oficina gratuita para empresárias

Durante esta oficina, as participantes começarão a organizar suas ideias e a demonstrá-las de forma fácil e descomplicada. Veja como participar.

Publicado

em

A oficina acontecerá no dia 5 de junho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, oferece a oficina gratuita “Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios”. A oficina, aberta a todas as empreendedoras, acontecerá no dia 5 de junho, às 13h, no Espaço Jundiaí Empreendedora. “Cidade boa é aquela que gera emprego e renda para as pessoas que vivem aqui e ajudam no crescimento do nosso…

Continuar lendo

Jundiaí

JundiaíShopping entrega carro 0km para ganhadora do sorteio de Dia das Mães

“Essa foi a primeira vez que ganhei um sorteio na vida”, comemorou Tatiana, vencedora do sorteio e nova dona de um Volkswagen Taos Confortline 0km.

Publicado

em

A imagem mostra uma família de quatro pessoas posando ao lado de um carro novo em um shopping. O grupo inclui um homem, uma mulher, uma menina e um menino.
O sorteio, que encerrou a promoção de Dia das Mães de 2024, foi realizado por meio da Loteria Federal da última quarta-feira (15) (Foto: Divulgação/JundiaíShopping)

A jundiaiense Tatiana Cristina é a feliz ganhadora de um automóvel Volkswagen Taos Confortline 0km. Tatiana ganhou o sorteio de Dia das Mães do JundiaíShopping com o número da sorte 7-82210. O sorteio, realizado através da Loteria Federal, aconteceu na última quarta-feira (15), com resultado confirmado na quinta-feira (16), de acordo com o que estava previsto no regulamento da promoção.…

Continuar lendo

Jundiaí

Alunos do Divino arrecadam mais de 3 toneladas de doações para entidades de Jundiaí e para o RS

A Gincana Estudantil Divino Salvador existe desde 1982 e tem momentos esportivos e culturais, além da solidariedade.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Colégio Divino

A tradicional Gincana Estudantil Divino Salvador 2024 - a GEDS - terminou esta semana com gosto de missão cumprida. Todos os anos, os alunos se unem para arrecadar doações e, este ano, planejaram entregar para 11 entidades sociais de Jundiaí. Ao todo, os alunos arrecadaram mais de 3 toneladas de alimentos, como leite, feijão, arroz, óleo, açúcar, além de itens…

Continuar lendo
Publicidade