Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências
Conecte-se conosco

Jundiaí

Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências

Conscientização é a principal arma para combater os focos de incêndio em toda a cidade

Publicado

em

Atualizado há

Bombeiros Jundiaí
Equipamentos usados pelos bombeiros para combate a incêndios: sempre prontos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O período que compreende os meses de junho a novembro para o Corpo de Bombeiros é de atenção máxima. Devido à estiagem, os focos de incêndio em terrenos baldios e áreas verdes se proliferam e podem causas riscos à população. Somente em Jundiaí, segundo o 19º Grupamento de Bombeiros, mais de 600 ocorrências relacionadas à queimadas foram atendidas ano passado.

Para evitar este tipo de problema e minimizar os prejuízos ao meio ambiente e às pessoas, os bombeiros de Jundiaí buscam orientar sobre ações que não devem ser tomadas, como atirar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou soltar fogos de artifício próximo às áreas verdes.

“Noventa e nove por cento dos casos de incêndio nestas circunstâncias são ocasionadas pela ação humana. São fogueiras, balões, fogos de artifício, bitucas de cigarro e até perder o controle da situação após atear fogo propositalmente, para limpar uma área, por exemplo”, comentou o tenente Flávio Medrado de Souza.

Queimadas são o principal problema nesta época do ano, em toda a cidade (Foto: PMJ)

Crime

Além de todas as ocorrências em que são acionados para salvamento pelo telefone 193, os bombeiros precisam se deslocar no período de estiagem para atendimento das ocorrências de incêndio. “Empregamos homens e equipamentos nestas ocorrências, que muitas vezes poderiam ser evitadas. No caso dos balões, por exemplo, a cada três que caem nos mais variados locais, dois deles estão sempre com a tocha acesa. Essa é uma das principais causas de incêndio em matas, inclusive”.

Medrado lembrou que tanto a soltura de balões quanto atear fogo em áreas verdes ou terrenos baldios é crime e pode render penas de reclusão de até quatro anos – dependendo da gravidade da situação. “Os bombeiros atuam 365 dias por ano, 24 horas por dia em qualquer momento que a pessoa se sentir insegura. Mas é fundamental que as pessoas se conscientizem e nos ajudem neste período sem chuvas”.

Para a população e os animais silvestres, o risco é ainda maior. “A fumaça causada pelas queimadas é prejudicial ao organismo, pois causa problemas respiratórios. O fogo empobrece o solo e os animais também sofrem, pois podem morrer ou ser afugentados para a área urbana”.

Confira no site do Corpo de Bombeiros mais informações e dicas sobre como prevenir incêndios.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí confirma mais uma morte por dengue

Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta quinta-feira (9), mais uma morte por dengue no Município, elevando o total de óbitos na cidade para seis. Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília. O óbito foi registrado no dia 7 de abril, em São Paulo. A cidade aguarda, neste momento, resultado de três…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo
Publicidade