“Família Acolhedora” abre inscrições para interessados em acolhimento voluntário de crianças e jovens em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

“Família Acolhedora” abre inscrições para interessados em acolhimento voluntário de crianças e jovens em Jundiaí

O acolhimento provisório com encaminhamento para a convivência familiar e comunitária de crianças recém-nascidas até adolescentes de até 17 anos

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Há pouco mais de um ano, a casa da família Pegoretti, da vila Progresso, recebeu mais um integrante. Além do pai Celso, da mãe Andréia, dos filhos Felipe (22 anos), Isabeli (19), Larissa (13) e Marcelo (11), e do cãozinho Marley, a família deu as boas-vindas a um adolescente de 16 anos, encaminhado pelo serviço de Família Acolhedora.

Vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, o serviço é voltado para o acolhimento provisório com encaminhamento para a convivência familiar e comunitária de crianças recém-nascidas até adolescentes de até 17 anos, afastados da família de origem. Cumprindo determinação judicial, o afastamento pode ter diversas causas, como negligência, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono.

“Somos casados há 23 anos e há 15 realizamos trabalho social na Casa de Nazaré. Lá ficamos sabendo do Família Acolhedora da Prefeitura e, em consenso de todos em casa, recebemos este jovem aqui em casa. Os abrigos são importantes para a proteção, mas uma família pode oferecer muito mais. E é uma troca: a gente dá e recebe amor, e nossos filhos também aprendem muito sobre a importância de ajudar o próximo”, explica o empresário Celso.

Em Jundiaí, o serviço foi batizado em 2019 de “Travessia”, como explica a gestora da UGADS, Maria Brant. “No ano em que completou dez anos de sua implantação no Município, a rede carinhosamente decidiu chamar o serviço dessa forma, em referência ao fato de o acolhimento ser temporário, com duração de até dezoito meses, e só poderem se inscrever pessoas que não estiverem na fila da adoção”.

Sobre o desligamento, Andréia comenta. “Muitos criticam o fato de o acolhimento ser provisório, mas a criação dos filhos também é assim, pois eles são amados e criados para o mundo. Basta ter disposição, abertura e amor”. E Celso completa: “Fazer parte do serviço é estar aberto à chegada de novas pessoas e depois também à sua despedida. Existe a sensação de vazio quando ela parte, mas maior que ela é a sensação de dever cumprido e a de ter servido como um instrumento de amor”.

Os inscritos devem residir em Jundiaí, ter mais de 21 anos e não possuir pendências judiciais, problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas. Após a inscrição são realizadas reuniões de apresentação do serviço, entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação.

Celso dá ainda um conselho aos interessados. “Esta é uma experiência única e gratificante. Ficamos assustados em receber alguém de fora, mas os filhos da gente também são uma surpresa. Garanto que tudo funciona de modo natural e que só são necessários amor e carinho”. As famílias contam ainda com o apoio da equipe técnica do serviço durante o acolhimento.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo