Moradora de Várzea Paulista, haitiana relata angustia por familiar depois de terremoto
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Moradora de Várzea Paulista, haitiana relata angustia por familiar depois de terremoto

O epicentro do terremoto foi identificado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Arquivo pessoal/Franceline Lorgeant

Moradora de Várzea Paulista, a haitiana Franceline Lorgeant, relatou ao G1 que a família ficou desesperada por não conseguir contato com o irmão após o terremoto de magnitude 7,2, registrado neste sábado (14), no Haiti, de acordo com um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país.

Segundo Franceline, seu irmão trabalha em Jérémie, região sul do Haiti, de segunda-feira a sábado. Quando a família ficou sabendo do terremoto com mais de 200 mortos, tentou contato pelo telefone por horas, mas sem sucesso. “Ele falou para a gente que saiu para poder resolver um negócio antes de ir embora da cidade, e na hora de voltar para a casa, aconteceu o terremoto e tudo caiu. Ficamos desesperados. “, diz.

Franceline Lorgeant ficou desesperada ao não conseguir contato com o irmão, que mora no Haiti — Foto: Reprodução/TV TEM

Foi então que no fim da tarde o irmão entrou em contato e explicou que havia perdido o celular durante a fuga para se salvar do terremoto. Agora, a haitiana diz que se sente aliviada de saber que o irmão está bem. “Ele ficava no terceiro andar de uma casa enquanto trabalhava e perdeu tudo. Graças a Deus ele só machucou o pé. Ele perdeu o celular enquanto corria e as coisas que estavam na casa, mas ele está bem”, completa.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas. “Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país”, escreveu Henry.

O epicentro do terremoto foi identificado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km.

Um terremoto levemente maior que o ocorrido em 2010, de magnitude 7,0 — diferença de 0,2 na Escala Richter —, que deixou cerca de 300 mil mortos e 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. A expectativa é que o tremor atual não tenha o mesmo impacto do de 2010, que teve seu epicentro muito mais próximo de Porto Príncipe, a parte mais povoada do Haiti, a uma distância de apenas 25km.

Várzea Paulista

Várzea Paulista arrecada cerca de 100 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Entre os itens doados estavam roupas, itens de higiene e limpeza, cobertores, alimentos e água

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Em ação da Prefeitura de Várzea Paulista, através do Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas cerca de 100 toneladas em doações para ajudar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Entre os itens doados, foram recebidos produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores, água mineral, ração e alimentos não perecíveis. Com a ajuda de servidores para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

3ª Marcha para Jesus em Várzea Paulista acontece neste sábado (18)

A caminhada terá início às 14h em frente à Loja Cem, e seguirá pelas ruas da cidade até a Praça CEU, onde acontecerão apresentações musicais.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista

A cidade de Várzea Paulista se prepara para receber a 3ª edição da Marcha para Jesus Oficial, um evento que celebra a fé e a união da comunidade cristã. A caminhada, que acontece no dia 18 de maio de 2024, promete ser um momento de muita alegria, louvor e confraternização. Com o tema "A Marcha representa a união das pessoas,…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista avança nos debates sobre Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária

Encontros foram realizados com membros do Conselho de Meio Ambiente e representantes da COHAB Campinas

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na última terça-feira, dia 14 de maio, o Conselho de Meio Ambiente foi palco de discussões importantes para o destino urbanístico de Várzea Paulista. Em destaque, a apresentação da minuta do Plano Diretor trouxe à tona questões sobre o desenvolvimento sustentável da cidade e a integração de seus espaços públicos. No dia seguinte, em 15 de maio, o foco das…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Eleições 2024: Profº Rodolfo confirma João Paulo como pré-candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista

O gestor de Governo e Administração é engenheiro de formação e atualmente coordena trabalhos junto às outras Secretarias, atuando diretamente com o Prefeito.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito de Várzea Paulista, Professor Rodolfo Braga (PSD), oficializou a pré-candidatura de João Paulo de Souza (PL), a vice-prefeito para as eleições deste ano. Atualmente, João Paulo é gestor de Governo e Administração da cidade. Há oito anos, os dois trabalham juntos na prefeitura. João Paulo iniciou sua jornada em 2017 como Diretor de Projetos, quando Rodolfo ainda era o…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população em Várzea Paulista

Aplicações podem ser feitas em pessoas a partir dos seis meses de idade, em todas as UBSs do município

Publicado

em

Por

Pessoa recebendo vacina
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista. Foto: Canva Pro

Qualquer munícipe de Várzea Paulista com mais de seis meses de idade pode se vacinar gratuitamente contra a gripe. A medida atende a solicitação do Ministério da Saúde, que busca garantir uma maior cobertura vacinal para diminuir os casos de doenças respiratórias. Para realizar a imunização, é necessário estar munido do documento original, cartão SUS e carteirinha de vacinação. A…

Continuar lendo
Publicidade