Operação Ateliê combate crimes de corrupção na OAB em São Paulo
Conecte-se conosco

Polícia

Operação Ateliê combate crimes de corrupção na OAB em São Paulo

A Operação visa a cumprir seis mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santana de Parnaíba e Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

A Operação Ateliê, foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (16), para apurar crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, praticados no âmbito da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP). A Operação visa a cumprir seis mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santana de Parnaíba e Jundiaí. Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na OAB.

A investigação de hoje é um desdobramento da Operação Biltre, que teve início em setembro de 2020, após o recebimento da denúncia de um advogado, informando ter sido vítima de um grupo composto por um empresário e dois advogados, sendo um deles, à época, membro do Conselho Seccional da OAB/SP.

Com o avanço das investigações, foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo constatado que o grupo solicitou contrapartida financeira para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP e encerrar processos disciplinares em tramitação na casa, bem como retirá-los de pauta.

Como resultado da análise dos elementos de informação coletados na Operação Biltre, foi possível identificar indícios da prática dos crimes investigados, a existência de outros casos aparentemente análogos ao enunciado, bem como indícios da participação de conselheiro federal da OAB (atualmente licenciado da função) no esquema criminoso.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva Artigo 317 Código Penal – CP), corrupção ativa (Artigo 333 CP), tráfico de influência (Artigo 332 CP), advocacia administrativa (Artigo 321 do CP) e associação criminosa (Artigo 288 CP), com penas que podem alcançar 12 anos de reclusão.

A 33ª Subsecção da OAB, em Jundiaí, emitiu uma nota de esclarecimento, confira:

A 33ª Subseção da OAB/SP – Jundiaí, por sua diretoria, vem a público informar que a sua atuação só se deu no âmbito da Comissão de Prerrogativas, que é a comissão que atua para que as garantias e prerrogativas da Advocacia sejam sempre exercidas e respeitadas, nos termos do Estatuto da Advocacia, Lei Federal nº 8.906/94

Polícia

Rafa Desaffio: acusado de matar músico em Jundiaí vai a júri

Em frente ao fórum, familiares e amigos da vítima se reuniram com cartazes e fotos de Rafael, clamando por justiça.

Publicado

em

Imagem à esquerda mostra várias pessoas, incluindo policiais, reunidas na calçada em frente a um estabelecimento, com um carro estacionado na rua. À direita, o músico Rafa Desaffio, de Jundiaí, sorrindo para a câmera.
Empresário Rafael dos Santos foi morto a tiros em Jundiaí em 2023 (Foto: Arquivo pessoal)

Júri inicia nesta quinta-feira (6) a julgar acusado de matar o músico e empresário de Jundiaí, Rafael dos Santos, conhecido como Rafa Desaffio. A defesa do acusado confirmou a informação. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o julgamento terá convocação de 12 testemunhas. Rafael dos Santos, 39 anos, morreu em abril de 2023. Seu corpo…

Continuar lendo

Polícia

Polícia fecha desmanche clandestino de veículos em Campo Limpo Paulista

Ao longo da operação, a polícia apreendeu portas, motores e 17 veículos que estavam em processo de desmanche.

Publicado

em

Veículo prateado parcialmente desmontado em um terreno aberto de desmanche clandestino em Campo Limpo Paulista. O capô do carro está levantado, expondo o motor, e as portas estão removidas.
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí fechou um desmanche clandestino de veículos em Campo Limpo Paulista na manhã desta segunda-feira (3). Além do desmanche, as autoridades prenderam um homem em flagrante durante a operação. No local, os agentes da DIG flagraram a comercialização de peças de veículos sem o selo de rastreabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),…

Continuar lendo

Polícia

Polícia de Jundiaí apreende mais de 1,2 mil cigarros eletrônicos

A polícia prendeu o homem em flagrante pelo crime de contrabando.

Publicado

em

Caixas de cigarros eletrônicos em mesa e em sacos pretos com painel da Polícia de Jundiaí
A comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de 1.250 cigarros eletrônicos e na prisão de um homem no Terminal Central de Jundiaí nesta segunda-feira (3). Desde 2009, o Brasil proíbe a venda desses dispositivos. De acordo com as autoridades, os policiais abordaram o suspeito enquanto ele vendia um dos cigarros eletrônicos para duas pessoas, uma delas um adolescente. O…

Continuar lendo

Polícia

Acidente entre carro e moto deixa dois feridos em Jundiaí

O motociclista teria avançado o sinal vermelho, quando colidiu na lateral do veículo, que saía de um estacionamento.

Publicado

em

Acidente entre moto e carro em Jundiaí; veículo com lateral amassada e moto danificada.
Foto: Polícia Militar/Divulgação

Nesta segunda-feira (3), um acidente entre um carro e uma moto deixou duas pessoas feridas em Jundiaí. De acordo com a Polícia Militar, o motociclista teria avançado o sinal vermelho, quando colidiu na lateral do carro que saía de um estacionamento. Equipes de resgate socorreram o motociclista em estado grave até o Hospital São Vicente de Paulo. Enquanto isso, o condutor…

Continuar lendo

Polícia

Homem é preso em Jundiaí suspeito de agredir e ameaçar namorada

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito invadiu o local onde a vítima trabalha com uma faca e chave de fenda

Publicado

em

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
Foto: Reprodução/Google Street View

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante em Jundiaí na tarde deste domingo (2), suspeito de agredir e ameaçar a namorada com uma faca e uma chave de fenda. O crime aconteceu na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito invadiu o local de trabalho da vítima.…

Continuar lendo
Publicidade