'Mesa da honestidade' mostra que ainda é possível acreditar na humanidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

‘Mesa da honestidade’ mostra que ainda é possível acreditar na humanidade

A honestidade está presente em nossas vidas, mesmo nos tempos modernos. Vários exemplos reforçam isso

Publicado

em

Atualizado há

mesa honestidade

Quem nunca ouviu aquela história que os avôs contavam sobre vender algo ou combinar alguma coisa sem precisar assinar nenhum documento: era apenas “no fio do bigode”, na palavra dada pelas pessoas que celebraram aquele acordo.

A honestidade, apesar do tempo, ainda está presente em nossas vidas mesmo nos tempos modernos em que vivemos e vários exemplos reforçam isso. Um dos principais exemplos é a “mesa da honestidade” e o Tribuna de Jundiaí mostra dois casos, um em Jundiaí e outro em Santos.

O agricultor e empresário Marcos Brunholi contou que faz essa experiência desde o ano passado, no bairro Caxambu, em Jundiaí, e que o resultado sempre é o mesmo. “Tenho uma plantação de limões no sítio e, por conta da pandemia, estavam sobrando muitos. Resolvi montar a banquinha e colocar bem embaixo da placa da cervejaria, pelo valor de R$ 10 por duas dúzias”, destacou.

Brunholi diz que as vendas são feitas sem que haja alguém perto (Foto: Arquivo Pessoal)

“No ano passado, tudo o que vendeu foi rigorosamente pago, inclusive com troco feito certinho pelo dinheiro que estava na caixinha”, completou Brunholi.

Neste ano ele repetiu a estratégia e mais uma vez não se decepcionou. “As pessoas chegam e ficam olhando, procurando alguém para fazer o pagamento. Quando leem a mensagem de que tem de pegar e deixar o dinheiro na caixinha, fazem isso da forma mais correta possível”.

Artesanato

Em Santos, a artesã Aline Ketline Mendes resolveu colocar os laços infantis que faz à venda em uma mesinha, montada em diferentes bairros. Junto com os produtos fica uma caixinha para o cliente colocar o dinheiro e pegar o troco. A iniciativa triplicou as vendas.

A produção começou há três anos, mas as vendas não iam bem após o início da pandemia. Foi de modo esporádico, já que ela resolveu pesquisar sobre como fazer laços para a menina que estava esperando.

Aline e a filha Camilly: trabalho surgiu por curiosidade (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fiquei apaixonada pelos laços, mas na época era caro para mim, então resolvi entrar no YouTube e aprender a fazer os meus próprios laços para a minha filha. Comprei o material e comecei a produzir. Até então não sabia que tinha mão para o artesanato, descobri fazendo os laços”, relembra Aline, em entrevista ao G1.

“Eu tinha visto uma reportagem de que isso (mesa da honestidade) é normal na Europa. E, como na pandemia as vendas na rua ficaram proibidas, resolvi acreditar na honestidade das pessoas e testei uma vez. Quando cheguei à noite no local, achando que não teria nem laços e nem dinheiro na mesa, me surpreendi com a caixinha cheia de dinheiro e com todos os laços vendidos”.

Graças ao trabalho artesanal e as vendas “acreditando nas pessoas”, Aline conseguiu pagar as contas e ajudar 100% na renda da família. A rede social também virou uma grande aliada nas vendas, inclusive gerando encomendas.

De acordo com ela, os clientes adoram a confiança que ela deposita neles com a ação, e recebe mensagens diariamente com elogios sobre a iniciativa. Para ela, a iniciativa foi um enorme aprendizado de o quanto há pessoas boas e honestas em todo o lugar, e de como é preciso ter esperança em boas ações. (com informações do G1)

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí aguarda doses da Pfizer para seguir com campanha de vacinação

Prefeitura informa que os equipamentos de saúde estão desabastecidos da Bivalente; estoques da Pfizer Baby e Pediátrica estão normalizados

Publicado

em

Por

vacinacao_pfizer-baby
Estoques da Pfizer Baby e da Pfizer Pediátrica estão normalizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) aguarda o envio das doses da vacina Bivalente contra a Covid-19 para a cidade, a fim de iniciar a vacinação na população que atende aos critérios. Atualmente, os estoques de Pfizer Bivalente nos centros de saúde estão esgotados. Em um comunicado emitido no dia 17 de abril, o Ministério…

Continuar lendo
Publicidade