Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross

O husky siberiano de quatro anos de idade, compete desde 2018. Convulsões foram identificadas ainda filhote

Publicado

em

Atualizado há

Cigano e Adriano são muito unidos e disputam provas de corrida durante todo o ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, podemos ver uma grande ascensão de cães no mundo do esporte e com Cigano não foi diferente. O husky siberiano de quatro anos de idade compete desde 2018, quando tinha apenas um ano. Adriano Silva, tutor do cão, mora em Vinhedo e já participava de corridas há quase um ano. Quando decidiu levar Cigano junto para uma prova de dois quilômetros, eles ficaram em sétimo lugar.

Cigano e Adriano conquistaram o 3º Lugar na Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes (Reprodução/Instagram)

Em 2019, Adriano descobriu que Cigano tinha problemas hereditários com convulsão, o que apenas aumentou o estímulo para continuar no esporte. “Foi quando descobrimos que ele tinha convulsão vindo de nascença, após uma consulta veterinária. Os médicos disseram que o esporte poderia ajudar ele a não ter crises e, a partir disso, começamos a ter uma rotina maior de treinos e provas”, disse. A doença do cãozinho foi descoberta apenas depois da primeira crise, o que deixou todos à volta muito impressionados.

Aline Cristina Francescon, veterinária de Jundiaí que acompanhou o caso de Cigano, contou sobre convulsões em animais. “Normalmente as convulsões se manifestam com tremores musculares involuntários, salivação e pode ter vocalizações, que são sons involuntários. Há, também, perda momentânea de consciência”.

Assim como Adriano ressaltou, a veterinária explicou que o esporte ajuda Cigano a não ter mais as convulsões. “O tratamento é paliativo, com medicação para controle das crises e sintomas. O esporte pode ajudar bastante para ter melhora da qualidade de vida, havendo uma probabilidade menor de convulsões. Em muitas vezes, há uma causa específica ou pode ser secundária por conta de alguma outra doença” completou Aline.

Treinamentos

Os treinos são realizados semanalmente por Cigano, já que as provas de Canicross acontecem o ano todo. “A competição pode ser tanto no frio quanto no calor, mas geralmente nossos treinos são somente em horários com temperatura mais tranquila, como antes das 8h ou após às 18h”, disse Adriano.

O esporte consiste numa corrida ao estilo cross country, em que homem e animal competem em terrenos irregulares na busca pela vitória – e também de muita diversão.

Além disso, a prática da modalidade exige equipamentos específicos como arnês (uma espécie de colete para o cachorro), a guia elástica de aproximadamente dois metros (para evitar maior tranco) e o cinto para colocar no tutor e ligar à guia, já que não é aconselhável correr somente com a guia e coleira.

(Reprodução/Instagram)

O cachorro é muito amigável no dia-a-dia com todos. “Cigano é bem tranquilo, na maior parte do dia ele passa dormindo e à noite gosta de ficar mais ativo”, afirmou Adriano. Além disso, a personalidade do husky ajuda na hora de conviver nas corridas. “Ele é também muito sociável, desde pequeno participando de feiras e eventos, então ficou super tranquilo com pessoas e outros cachorros”.

No domingo (22), Cigano e Adriano participaram da Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes, e ficaram em terceiro lugar. Após a maratona, Adriano levou o pet para conhecer o mar – que ele simplesmente adorou. “A primeira reação dele ao ver o mar foi estranhar as ondas e depois beber a água salgada do mar. Teve um pouco de medo para entrar mais fundo e quando a água não dava mais pé, ele voltava nadando para o raso”, afirmou.

Cigano também está nas redes sociais e o perfil @ciganorun é atualizado com todas as corridas que ele participa, além de possuir mais de mil seguidores.

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes abandonados se recusam a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda

Um homem relatou ter encontrado cachorrinhos abandonados – e eles se recusaram a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan's Legacy, está acostumada a receber ligações sobre cães de rua que precisam de ajuda. Mas recentemente, ela atendeu a uma chamada que era mais preocupante do que a maioria. Um homem relatou ter encontrado não um, não dois, mas três cachorrinhos abandonados em uma propriedade vazia - e eles se…

Continuar lendo
Publicidade