Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross
Connect with us

Mundo Pet

Conheça Cigano, o cão que venceu uma doença graças às corridas do Canicross

O husky siberiano de quatro anos de idade, compete desde 2018. Convulsões foram identificadas ainda filhote

Published

on

Atualizado há

Cigano e Adriano são muito unidos e disputam provas de corrida durante todo o ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, podemos ver uma grande ascensão de cães no mundo do esporte e com Cigano não foi diferente. O husky siberiano de quatro anos de idade compete desde 2018, quando tinha apenas um ano. Adriano Silva, tutor do cão, mora em Vinhedo e já participava de corridas há quase um ano. Quando decidiu levar Cigano junto para uma prova de dois quilômetros, eles ficaram em sétimo lugar.

Cigano e Adriano conquistaram o 3º Lugar na Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes (Reprodução/Instagram)

Em 2019, Adriano descobriu que Cigano tinha problemas hereditários com convulsão, o que apenas aumentou o estímulo para continuar no esporte. “Foi quando descobrimos que ele tinha convulsão vindo de nascença, após uma consulta veterinária. Os médicos disseram que o esporte poderia ajudar ele a não ter crises e, a partir disso, começamos a ter uma rotina maior de treinos e provas”, disse. A doença do cãozinho foi descoberta apenas depois da primeira crise, o que deixou todos à volta muito impressionados.

Aline Cristina Francescon, veterinária de Jundiaí que acompanhou o caso de Cigano, contou sobre convulsões em animais. “Normalmente as convulsões se manifestam com tremores musculares involuntários, salivação e pode ter vocalizações, que são sons involuntários. Há, também, perda momentânea de consciência”.

Assim como Adriano ressaltou, a veterinária explicou que o esporte ajuda Cigano a não ter mais as convulsões. “O tratamento é paliativo, com medicação para controle das crises e sintomas. O esporte pode ajudar bastante para ter melhora da qualidade de vida, havendo uma probabilidade menor de convulsões. Em muitas vezes, há uma causa específica ou pode ser secundária por conta de alguma outra doença” completou Aline.

Treinamentos

Os treinos são realizados semanalmente por Cigano, já que as provas de Canicross acontecem o ano todo. “A competição pode ser tanto no frio quanto no calor, mas geralmente nossos treinos são somente em horários com temperatura mais tranquila, como antes das 8h ou após às 18h”, disse Adriano.

O esporte consiste numa corrida ao estilo cross country, em que homem e animal competem em terrenos irregulares na busca pela vitória – e também de muita diversão.

Além disso, a prática da modalidade exige equipamentos específicos como arnês (uma espécie de colete para o cachorro), a guia elástica de aproximadamente dois metros (para evitar maior tranco) e o cinto para colocar no tutor e ligar à guia, já que não é aconselhável correr somente com a guia e coleira.

(Reprodução/Instagram)

O cachorro é muito amigável no dia-a-dia com todos. “Cigano é bem tranquilo, na maior parte do dia ele passa dormindo e à noite gosta de ficar mais ativo”, afirmou Adriano. Além disso, a personalidade do husky ajuda na hora de conviver nas corridas. “Ele é também muito sociável, desde pequeno participando de feiras e eventos, então ficou super tranquilo com pessoas e outros cachorros”.

No domingo (22), Cigano e Adriano participaram da Corrida Cani Fest, em Mogi das Cruzes, e ficaram em terceiro lugar. Após a maratona, Adriano levou o pet para conhecer o mar – que ele simplesmente adorou. “A primeira reação dele ao ver o mar foi estranhar as ondas e depois beber a água salgada do mar. Teve um pouco de medo para entrar mais fundo e quando a água não dava mais pé, ele voltava nadando para o raso”, afirmou.

Cigano também está nas redes sociais e o perfil @ciganorun é atualizado com todas as corridas que ele participa, além de possuir mais de mil seguidores.

Mundo Pet

Cachorro resgatado em caixa de fraldas ganha novo nome e nova vida

Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria.

Published

on

Filhote de cachorro pit bull branco e cinza dentro de uma caixa de fraldas Pampers.
Foto: Reprodução/Facebook/West Side Cat Rescue

Conheça Frankie - um filhote de cachorro da raça pit bull cuja história começou em uma caixa de fraldas Pampers. Em abril, alguém abandonou Frankie na caixa, jogada em uma calçada. Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria. Por fim, uma empresária local chamada Robin viu o pit…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher encontra seu gato em outra casa e descobre que ele tem 7 famílias diferentes

“Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos um ano de idade”, contou a tutora.

Published

on

Gato preto deitado em costas do sofá com patas em persiana de janela
Foto: Arquivo Pessoal/Megan Holley/The Dodo

Pete sempre foi um gato muito sociável e aventureiro. Desde que era um filhote, ele gostava de brincar ao ar livre e conhecer novas pessoas. De acordo com Megan Holley, tutora de Pete, explorar a vizinhança sempre foi uma de suas coisas favoritas. "Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro faz surpresa de Dia das Namorados para cãopanheira

A surpresa romântica teve direito a buquê de flores e um lambeijinho. Assista.

Published

on

Dois cachorros da raça golden retriever
Foto: Reprodução/TikTok/@a_golden_fam

Um cachorro Golden Retriever encantou a internet ao protagonizar uma surpresa romântica para sua cãopanheira no Dia dos Namorados. O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra o cãozinho desfilando com uma flor na boca, deixando sua amada na expectativa do que estava por vir. Na cena final, o Golden Retriever surge ao lado de sua amada, segurando uma…

Continue Reading

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe dois cachorros-do-mato em dois dias

De acordo com a Mata Ciliar, a instituição já recebeu dez indivíduos da espécie neste ano, todos vítimas da perda de seus habitats naturais.

Published

on

Cachorro-do-mato resgatado dentro de caixa de transporte
Foto: Mata Ciliar

A Mata Ciliar de Jundiaí destaca o aumento do número de animais silvestres em áreas urbanas, como o recente caso de cachorros-do-mato em Valinhos e Itatiba. Em apenas dois dias, a Cras recebeu dois filhotes de cachorro-do-mato em situações distintas. De acordo com a associação, o primeiro estava preso dentro de uma empresa em Valinhos. Após avaliação da equipe, ele…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes abandonados em colchão velho nunca saíram do lado um do outro

Assim que Layce chegou, ela viu que os cachorros estavam extremamente magros – estavam morrendo de fome.

Published

on

Filhotes de cachorro magros e abandonados em canil improvisado
Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo

Um homem passeava com seu cachorro quando se deparou com algo que o fez parar. Em uma pilha de colchões velhos no lixo, ele viu algo se movendo. Quando chegou mais perto, percebeu o que estava vendo - uma ninhada de seis filhotes de cachorro abandonados, deixados à própria sorte. Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo Assim que percebeu o que estava…

Continue Reading
Advertisement