Escola Inovadora de Jundiaí tem projetos que promovem bem-estar aos educadores
Conecte-se conosco

Educação Pública

Escola Inovadora de Jundiaí tem projetos que promovem bem-estar aos educadores

A iniciativa procura reduzir os impactos das mudanças da rotina nas salas de aula e da pandemia no ambiente educacional.

Publicado

em

Atualizado há

Educadores de Jundiaí em roda com instrumentos musicais
O programa AME oferece aulas de música e atividades físicas aos educadores da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí segue criando ações, através da Unidade de Gestão de Educação (UGE), para apoiar os educadores da cidade em relação às novas rotinas das salas de aula e aos impactos da pandemia na área educacional.

Um dos programas é o Arte Movimento e Eu (AME), que desenvolve experiências físicas, artísticas e psicológicas através de cursos gratuitos de pintura, teatro, música e atividades físicas. Recentemente, o projeto AME foi premiado como Case Inovador do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo. 

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, reforça que a Escola Inovadora se preocupa com a saúde emocional e física dos educadores de Jundiaí.

“Todos os atores educacionais podem se inscrever para aulas de pilates, ginástica, atividades de artesanato e música. Os educadores passam por programas de bem-estar físico e emocional totalmente gratuitos. Sabemos que quando ele está bem física e emocionalmente, isso se reflete na escola que ele trabalha”, conclui. 

Além do AME, o Departamento de Formação da UGE também oferece aulas sobre saúde emocional, por meio de videoaulas e Guias de Orientação que trazem propostas para reflexão. 

“A educação de Jundiaí apresenta boa qualidade por conta da dedicação e profissionalismo dos servidores. Sabemos que a pandemia tem afetado emocionalmente muitas pessoas e Jundiaí oferece programas com apoio à saúde mental dos profissionais de educação e consequentemente aos estudantes e familiares”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aine Riedo é Assistente de Desenvolvimento Infantil e participa do curso de violão.

“É maravilhoso, traz bem-estar e melhora a qualidade de vida. Sempre quis aprender violão, as aulas estão no espaço externo e é muito gostoso, traz relaxamento. Já comecei a tocar violão para as crianças e mesmo com poucas aulas, aprendemos canções com poucos acordes e elas adoram, ficam hipnotizados e encantados”, conta. 

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade