Fóssil de possível titanossauro é achado no Maranhão
Conecte-se conosco

Brasil

Fóssil de possível titanossauro é achado no Maranhão

Ossos do animal foram encontrados em bom estado de conservação durante as escavações de uma ferrovia, em Davinópolis

Publicado

em

Atualizado há

Fóssil de titanossauro encontrado no Maranhão
(Foto: Divulgação/Brado/ g1)

O fóssil de um possível titanossauro foi encontrado no Maranhão e pode revelar vestígios sobre a passagem dos saurópodes no Brasil, no período Cretáceo. O achado ocorreu em Davinópolis, na região Sudoeste do Maranhão, no mês de abril, durante a construção de uma ferrovia que deve fazer a ligação com a cidade de Sumaré (SP). Já a retirada dos fósseis aconteceu no mês de junho.

Os funcionários da ferrovia procuraram os pesquisadores e o professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi quem colocou as equipes no local. Na região, foram encontrados um fêmur de mais de 1,5 metro, pés e mãos, costelas, além de vértebras do animal.

“Encontramos o material bem concentrado, uma densidade de fósseis em um área muito pequena. Não dá pra dizer que são do mesmo animal, mas como não encontramos pedaços iguais, então há indicativos de que é possível que seja do mesmo dinossauro”, afirmou o professor.

Região onde foram encontrados os fósseis de dinossauro, em Davinópolis (Foto: Divulgação/Brado/ g1)

“Ter a possibilidade de encontrar um registro como esse em uma área tão importante para a Companhia é uma grande surpresa, além de representar um ganho para o patrimônio histórico do Brasil e do mundo”, afirmou Homero Rech, gerente de engenharia da Brado, empresa que realiza as obras na ferrovia.

Em Davinópolis é o primeiro fóssil de dinossauro encontrado na região, mas não é o primeiro titanossauro encontrado no estado. A mesma espécie já foi encontrada na Ilha do Cajual, perto da cidade de Alcântara. Se confirmado, a descoberta de mais vestígios desse grupo de dinossauros abre caminho para o entendimento da evolução desses animais no Maranhão e no Brasil.

“Já encontramos fósseis de titanossauro na região da Ilha do Cajual, que fica próximo a São Luís, com 97 a 95 milhões de anos, coletados nos anos 90. Mas a descoberta é sempre de pedaços pequenos, quebrados e isolados. Esse de Davinópolis possui membros encontrados mais próximos e mais preservados”, afirmou o paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão, Manuel Alfredo.

Representação do titanossauro e pedaço de vértebra encontrado na Ilha de Cajual, no Maranhão, nos anos 90 (Foto: Manuel Alfredo/ g1)

O titanossauro faz parte do gênero de dinossauros saurópodes, que já estavam na Terra há cerca de 163 milhões de anos, segundo os cientistas. No caso da possível espécie encontrada em Davinópolis, o tamanho estimado é de 18 metros de comprimento.

“Os titanossauros viviam em manadas e pesavam até mais de 40 toneladas. São caracterizados por terem pescoço longo, cabeça pequena, e herbívoros. Podiam atingir a altura de até 8 metros, e o comprimento excedia os 20 metros”, explica Manuel Alfredo.

Pedaço de osso de dinossauro encontrado em Davinópolis, no Maranhão (Foto: Divulgação/Brado)

Todos os ossos encontrados em Davinópolis foram encaminhados para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde continuarão sendo analisados pelas equipes do professor Elver Luiz.

“Nesse momento, estamos na etapa de preparação no laboratório, fazendo a limpeza, separando o que é rocha e o que é osso. Depois vamos remontar os pedacinhos. Vai levar um bom tempo. Esse achado é muito importante para a formação de material humano e novos pesquisadores, e vamos trabalhar para fazer a divulgação científica”, concluiu Elver Luiz.

Pedaço de osso de dinossauro encontrado em Davinópolis, no Maranhão (Foto: Divulgação/Brado)

Fonte: g1.

Brasil

Elon Musk anuncia doação de 1000 terminais da Starlink para auxiliar equipes de resgate no RS

Em postagem no X, bilionário expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (9), o empresário Elon Musk expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Através de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma significativa doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, destinada a auxiliar as equipes de resgate na região. "Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a…

Continuar lendo

Brasil

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante, não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor.

Publicado

em

Por

Veja a lista completa com todos os lotes e nota oficial da empresa (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. O órgão tomou a decisão após a identificação de um risco de contaminação biológica nos produtos. Apesar da fabricante, a Química Amparo, afirmar que não há risco à saúde ou segurança do consumidor, a Anvisa decidiu suspender os lotes como medida…

Continuar lendo

Brasil

Neymar envia aeronave cheia de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens de primeira necessidade para as regiões mais afetadas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Neymar

O jogador de futebol Neymar Jr. mobilizou ajuda para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens essenciais para as regiões mais afetadas. Em 30 de abril, a aeronave de Neymar, um Cessna Citation Sovereign, decolou do Aeroporto…

Continuar lendo

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

Continuar lendo

Brasil

Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito. Quem pode votar Todos os cidadãos que completaram…

Continuar lendo
Publicidade