Programa ‘Conversas de Patrimônio em Jundiaí’ trata de Acessibilidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Programa ‘Conversas de Patrimônio em Jundiaí’ trata de Acessibilidade

A ideia é realizar encontros mensais sempre com um tema alusivo ao mês da promoção

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) lançou, na tarde dessa quinta-feira (14), o programa “Conversas de Patrimônio em Jundiaí”, com a participação das arquitetas especialistas em acessibilidade e patrimônio, Silvana Cambiaghi e Érika Fioretti. Essa é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que tem por objetivo refletir e propor ações sobre patrimônio histórico e cultural da cidade.

Na primeira mesa redonda o tema proposto foi “Acessibilidade e Patrimônio”, tendo sido escolhido já que em outubro, no dia 11, comemorou-se o Dia Nacional do Deficiente. Segundo o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco, a ideia é realizar encontros mensais sempre com um tema alusivo ao mês da promoção, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Cultura Jundiaí, no Facebook e do YouTube, podendo ser acessados a qualquer momento, já que permanecerão gravados.

Silvana Cambiaghi, mestre em Desenho Universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), afirma que muitas pessoas pensam que um bem tombado tem que permanecer congelado. “Não é assim, um bem tombado tem que ser acessível a todos. O que não pode é um projeto ruim comprometer o bem tombado”, disse a arquiteta.

Apresentando diversos casos de bens tombados que passaram por adequações e retificações de acessibilidade, como a Cinemateca de São Paulo, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal, o Museu do Ipiranga, entre outros, Silvana Cambiaghi comentou sobre o maior desafio neste momento para a CPA, que é o Estádio Municipal do Pacaembu, que precisa atender uma diversidade de usuários. “Estamos no início, nos primeiros passos de um grande projeto que demandará um grande estudo em que a criatividade e técnicas deverão garantir o direito de acessibilidade a todos os cidadãos”, finalizou a arquiteta.

Já Erika Fioretti, arquiteta especialista em conservação, restauro e gestão de obras de patrimônio cultural e planejamento urbano, que integra o Grupo de Conservação e Restauro de Bens Tombados da UPPH e é Conselheira suplente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), fez um breve relato das ações do Condephaat que atualmente tem 518 patrimônios materiais tombados e 141 outros bens em fase de estudo.

Relatando que grande parte do acervo protegido não tinha os acessos necessários para acessibilidade universal, Érika mostrou as intervenções realizadas com implantações de rampas, passarelas, guarda corpos, corrimãos entre outras soluções para locais como o a Igreja da ordem Terceira de São Francisco de Assis, em São Paulo que foi totalmente restaurada, ou no projeto da Fortaleza de Barra Grande, no Guarujá, que se candidatou para ser reconhecido como patrimônio mundial e para isso há que atender a requisitos como sustentabilidade e acessibilidade universal.

“Nós do patrimônio entendemos que é preciso usar muito da criatividade com soluções alternativas para tornar os espaços tombados, acessíveis a todo e qualquer tipo de pessoa, seja com dificuldade de locomoção, seja cadeirante, seja com um carrinho de bebê, enfim as pessoas precisam ter acesso ao bem que se tornou um patrimônio e isso nós buscamos no exercício da criatividade e o uso da tecnologia”, concluiu Érika.

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo