Jundiaí: Biblioteca Nelson Foot tem programação especial no mês da Consciência Negra
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Biblioteca Nelson Foot tem programação especial no mês da Consciência Negra

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 no auditório.

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF) irá promover uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com a 5ª edição da ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 no auditório.

Neste ano, a homenagem será ao escritor jundiaiense Lucas Menóhgrafia, poeta slammer (que participa de batalha de poesias) que teve seu livro póstumo intitulado “Um dia o poeta morre, mas a poesia vive”, lançado em 2021.

A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de dezembro, na Área de Exposições da BNF. No dia 11 de dezembro (sábado), das 9 às 13 horas, no estacionamento da Argos e na Biblioteca, será promovido o encerramento da ZumbiTECA, com o SARAU, com a demonstração de uma ‘Batalha de Rimas’ e apresentação de movimentos culturais com a presença de slammers, DJs, hip hop, grafite e apoio ao movimento skatista.

No período de 5 a 25 de novembro, na Área de Exposições da Biblioteca, acontece a Mostra de Caricaturas de escritores do artista Paulo Trilho. São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço preciso e bem-humorado do cartunista. A visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Na programação on-line, a Biblioteca Nelson Foot oferece diversidade:

No dia 13 de novembro, o podcast “Falando de Livros” traz um bate-papo com Alexandre Re, músico, apresentador de TV e autor do livro “O poder está contigo”. O acesso é pelo aplicativo Spotify.

O Leiturinha em Casa traz, no dia 18 de novembro, “O Pássaro-da-chuva”, de Monique Bermond, adaptada e contada pela servidora Rosa Maria de Almeida. O acesso é pela página do Facebook da BNF.

O Leitura em Foco apresenta, em novembro, uma seleção de obras do autor brasileiro Lima Barreto, neto de escravos e filho de pais livres, nascido no dia 13 de maio de 1881, exatamente sete anos antes da Lei Áurea colocar um fim na escravidão. Em suas obras é possível ver o tema da escravidão a partir de sua própria experiência.

As indicações literárias do mês seguem a programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra, com obras de escritores negros que podem ser conferidos no site da Biblioteca. “Por entender e apoiar a necessidade de equidade racial na representação literária, a BNF preparou uma seleção de livros não só escritos por autores negros, mas que também abordam a temática racial e que possuem em suas narrativas personagens negros. Venha, conferir!”, convida Cícera.

Jundiaí

Semana do Brincar em Jundiaí: a importância da brincadeira na infância

Evento mundial acontece entre 25 de maio a 2 de junho, e busca sensibilizar adultos para a importância do brincar livre

Publicado

em

Criança brincando em uma corda pendurada em árvore durante atividade ao ar livre em escola, destacando diversão e natureza.
Semana Mundial do Brincar será realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o fortalecimento do brincar como um direito infantil essencial para o desenvolvimento pleno fica evidente em iniciativas como o Desemparedamento das Escolas, o Projeto Brincar Livre e Ruas de Brincar. Essas ações visam garantir às crianças a oportunidade de brincar diariamente. A fim de disseminar esse conceito entre a população, a Semana Mundial do Brincar está programada para…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Serviço de Abordagem Social atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024

Ampliação do serviço e reforço na rede de apoio garantem acolhimento e acompanhamento 24 horas por dia. Saiba mais.

Publicado

em

Veículos do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí estacionados para atender pessoas em situação de rua.
O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí intensificou suas ações, e já atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024. Desde 2023, o serviço passa por uma ampliação significativa, com a implementação de três equipes que operam 24 horas por dia em toda a cidade. As equipes do SEAS têm educadores sociais treinados para identificar e abordar…

Continuar lendo

Jundiaí

Uva Niagara de Jundiaí: mutações raras marcam safra histórica

Entre os próximos dias, o produtor Anderson Tomasetto espera colher até nove mutações da fruta, incluindo a rara Uva Niagara Rosada Steck e a aguardada Uva Niagara sem semente.

Publicado

em

O produtor do Sítio Traviú se dedica à preservação da história da uva em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um marco na produção e na história da uva em Jundiaí está prestes a ser colhido: a primeira safra da Uva Niagara sem semente. Entre os próximos dias e o início do verão, o produtor Anderson Tomasetto, do Sítio Traviú, espera colher até nove mutações da Uva Niagara. De acordo com ele, inclui-se a rara Uva Niagara Rosada Steck e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito de Jundiaí recebe a visita do cônsul-geral de Portugal

A comitiva portuguesa visitou o Espaço Jundiaí Empreendedora e o Teatro Polytheama. Confira.

Publicado

em

O encontro serviu para fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (21), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu a visita do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e do Diretor Brasil da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Saião Costa. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal. Além da reunião no Paço Municipal,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo
Publicidade