Jundiaí: Serviço de Abordagem Social atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Serviço de Abordagem Social atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024

Ampliação do serviço e reforço na rede de apoio garantem acolhimento e acompanhamento 24 horas por dia. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Veículos do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí estacionados para atender pessoas em situação de rua.
O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí intensificou suas ações, e já atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024. Desde 2023, o serviço passa por uma ampliação significativa, com a implementação de três equipes que operam 24 horas por dia em toda a cidade.

As equipes do SEAS têm educadores sociais treinados para identificar e abordar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Assim, atuam em casos de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, além da própria situação de rua. Através da escuta ativa e do diálogo, os profissionais constroem vínculos de confiança e oferecem acesso à rede completa de atendimento socioassistencial de Jundiaí.

A população que encontrar pessoas em vulnerabilidade pode solicitar o atendimento do SEAS a qualquer momento, através do telefone (11) 98531-0146, que funciona 24 horas. Além disso, a equipe realiza um trabalho constante de escuta ativa com moradores e comerciantes, buscando fortalecer a rede de apoio e identificar novas demandas.

Em 2023, o SEAS realizou um total de 3.141 atendimentos. Esse número demonstra o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a garantia de direitos e a promoção da dignidade das pessoas em situação de rua. Através de um trabalho humanizado e eficaz, o serviço contribui para a reinserção social e o resgate da autonomia desses indivíduos.

O Centro Pop, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, oferece serviços complementares ao SEAS, como alimentação, higiene pessoal, lavagem de roupas, guarda de pertences e acompanhamento técnico individualizado. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a equipe do Centro Pop também auxilia na busca por familiares e na realização de recâmbio para o município de origem, quando possível e com o consentimento do acolhido.

Gibi da Rede Rua de Jundiaí

Além disso, para ampliar a visibilidade do serviço e informar a população sobre seus canais de acesso, foi elaborado o Gibi da Rede Rua. O material, distribuído gratuitamente a moradores e comerciantes, apresenta de forma lúdica e acessível as ações do SEAS e os direitos das pessoas em situação de rua.

Jundiaí

Aula de yoga no Parque da Cidade reúne centenas de praticantes em Jundiaí

Evento no Parque da Cidade promove bem-estar e destaca a tradição indiana no Dia Internacional do Yoga

Published

on

aula de yoga em Jundiaí no Parque da Cidade, com dezenas de praticantes ao ar livre em um anfiteatro.

Em celebração ao Dia Internacional do Yoga, a Prefeitura de Jundiaí promoveu uma aula de yoga gratuita no Parque da Cidade neste sábado (15). A iniciativa, organizada em parceria com o Consulado Geral da Índia, reuniu centenas de pessoas em uma manhã ensolarada para promover o bem-estar e celebrar essa tradição milenar. Yoga para o empoderamento das mulheres O tema…

Continue Reading

Jundiaí

Cursos gratuitos em Jundiaí com inscrições abertas no Funss para julho

Fundo Social e Senai oferecem cursos gratuitos em julho; saiba como se inscrever e confira os pré-requisitos.

Published

on

Homem usando computador no escritório, visualizando planilha de cursos gratuitos em Jundiaí oferecidos pelo Funss e Senai.
Inscrições abertas para cursos gratuitos em Jundiaí: confira as datas e detalhes dos cursos. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições na próxima terça-feira (18) para novos cursos gratuitos, oferecendo oportunidades para quem busca inovar na carreira, empreender ou adquirir novas qualificações. Como se inscrever nos cursos gratuitos em Jundiaí Para participar, os interessados devem acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o curso desejado e preencher o formulário online. É importante ressaltar…

Continue Reading

Jundiaí

Obras do prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan avançam em Jundiaí

As obras avançam com foco em modernização e melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Vista aérea das obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan em Jundiaí, mostrando a margem do rio e infraestrutura urbana.
DAE investe R$ 2,14 milhões no prolongamento da Ozanan, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade - Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras de remanejamento de um emissário de esgoto de grande porte (1.500 mm de diâmetro) pela DAE Jundiaí marcaram o início desta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda. Ritmo acelerado nas obras de mobilidade “A maior obra de mobilidade da nossa história está…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading