Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real 'data de nascimento' da cidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real ‘data de nascimento’ da cidade

Em 2018, Samuel Vidilli encontrou documentos de Portugal que descreviam a data de elevação de Jundiaí 1 ano depois da data conhecida.

Publicado

em

Atualizado há

Homem segurando documento
No dia 14 de dezembro, Jundiaí completa 365 anos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

No dia 14 de dezembro, a cidade de Jundiaí celebra 365 anos de existência, mas você sabia que, até 2018, conhecíamos a história do município com uma data diferente? Há apenas 3 anos, o cientista social jundiaiense, Samuel Vidilli, organizava um estudo independente sobre a história da cidade, quando fez a descoberta.

Em um documento chamado “Traslado do Auto da Criação da Vila de Jundiahy”, encontrado na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, Vidilli se surpreendeu ao notar a data de elevação de Jundiaí à vila: 14 de dezembro de 1656!

O por quê da surpresa? Até esse exato momento, era de conhecimento comum que Jundiaí tinha sido elevada à vila em 1655. Ou seja, apenas em 2018, soubemos que a nossa Terra Querida é 1 ano mais nova.

Processo de elevação à vila

Além disso, de acordo com o documento, a criação da Vila Jundiahy aconteceu por voto popular.

A versão mais conhecida pelos moradores da cidade é a que conta sobre a vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes, que fugiram de São Paulo e se refugiaram nos arredores da cidade, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro.

No entanto, de acordo com o documento encontrado por Vidilli, em 1656, um abaixo-assinado pelos 80 moradores do povoamento do sertão, na época chamado de “Mato Grosso de Jundiahy”, foi o que determinou a criação da cidade que hoje conhecemos e amamos.

“Sempre foi ocupada, Jundiaí, mas esses 80 moradores brancos se reúnem e pedem para a Capitania de São Vicente, que era o ponto mais importante, que criasse a partir dessa freguesia a Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy”, explicou o cientista.

A ideia dos moradores do espaço era poder, entre outras coisas, regularizar suas terras e posses, tendo assim maior autonomia sobre Capitania.

Foto: Reprodução

O documento que rejuvenesce Jundiaí foi escrito à mão em 1767, por um homem chamado Marcelino Pereira Cleto, e se encontra armazenado na Torre do Tombo em um arquivo denominado Papéis do Brasil. Todas as informações podem ser acessadas no site da Torre do Tombo.

Nova data foi acatada

Assim, Samuel Vidilli levou as informações à Luiz Fernando Machado, também prefeito da cidade em 2018. De acordo com o professor, a descoberta não era uma interpretação história sobre a cidade, e sim um fato relevante e comprovado.

Samuel Vidilli apresentou o documento para o prefeito em 2018 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Até então, a data de criação da Vila de Jundiaí era baseada em boatos ou pesquisas baseadas em informações e fontes incorretas.

“Esta divulgação, que não é uma descoberta mas sim apenas uma publicização, não muda apenas um ano da nossa História, mas gera debate e contribui para a discussão de quem, como eu, se encanta com ela”.

Assim, a Prefeitura de Jundiai acatou a descoberta de Vidilli e, por isso, em 2021, comemora, agora definitivamente, 365 anos de História.

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo

Jundiaí

Reunião com governo estadual impulsiona projetos de R$ 1 bilhão para mobilidade em Jundiaí

Intervenções incluem melhorias no fluxo de veículos e segurança, com obras lideradas por iniciativa privada.

Publicado

em

Em reunião na Capital, Prefeito Luiz Fernando apresenta projetos para secretário Rafael Benini (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais se reuniram com o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, na sede da secretaria, para discutir projetos de melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí. O foco principal da reunião foi a busca de soluções para os gargalos de trânsito ao longo da Rodovia Anhanguera, que…

Continuar lendo

Jundiaí

Portal Jundiaí Empreendedora celebra três anos impulsionando o desenvolvimento econômico local

Além da plataforma online, há o espaço físico localizado no Maxi Shopping, com atendimentos realizados através de agendamento

Publicado

em

Por

Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (13), o portal Jundiaí Empreendedora comemora seu terceiro aniversário com marcos significativos. Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí, estimulando o empreendedorismo, atraindo investimentos e facilitando a interação entre a população, empresas e o governo local. O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a…

Continuar lendo

Jundiaí

Motoristas do transporte público de Jundiaí participam de ação de segurança no trânsito

Ações incluem exercícios práticos e orientações de saúde para reduzir acidentes e melhorar o bem-estar dos motoristas.

Publicado

em

Motoristas recebem orientações de saúde durante as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí, visando prevenir incidentes no trânsito. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema "Paz no Trânsito Começa por Você", a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com o SEST/SENAT, promoveu uma ação de saúde para os funcionários do transporte público de Jundiaí. A iniciativa, realizada na última semana, teve como objetivo conscientizar os colaboradores da importância de…

Continuar lendo
Publicidade