Professora de Várzea Paulista vence concurso de educação inovadora do Instituto CCR
Connect with us

Várzea Paulista

Professora de Várzea Paulista vence concurso de educação inovadora do Instituto CCR

Katiane Barros, da escola Prof. João Nalini, venceu a categoria de fomento ao protagonismo dos alunos

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Inspirada pela história de um aluno que precisava andar longas distâncias e ajudar a família a reciclar materiais, professora Katiane Barros de Oliveira, do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof. João Baptista Nalini, de Várzea Paulista, montou com seus alunos o projeto Catadores da Terra. A iniciativa, que envolveu todas as turmas, profissionais da escola e até mesmo moradores locais, conquistou o primeiro lugar na categoria “Fomento ao Protagonismo do Aluno”, no Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação, do Instituto CCR.

Katiane levava os recados à casa de Daniel Ribeiro, em um período de aulas a distância, pois ele não possuía celular, e via o menino ajudando a avó, dona Vera, a separar materiais recicláveis. Sensibilizada pela experiência, a servidora resolveu levar a questão para a sala de aula.

Após o debate com os alunos, foi observada a realidade no entorno da escola, com a presença de vários outros catadores, e a turma decidiu aplicar o projeto, transformando a unidade escolar em um ecoponto, para receber e destinar os resíduos aos catadores. Assim, esses trabalhadores teriam a vida um pouco facilitada, com o material já separado e sem precisar andar bastante para coletá-los.

O que, inicialmente, seria uma espécie de oficina da turma de Daniel se expandiu para toda a escola e envolveu a diretora Quivânia Barros, toda a equipe escolar, os outros professores e demais funcionários e, principalmente, a comunidade local. Um trabalho coletivo sólido e destacado pela docente.

Diversas atividades foram pensadas pelos próprios alunos, muitas delas de forma remota, por conta da pandemia, algo alinhado à própria proposta da categoria do concurso: fomentar a autonomia dos estudantes. Houve muita observação da realidade dos catadores locais, principais responsáveis por fazer do Brasil um campeão de reciclagem, profissionais com um trabalho bem duro e mal remunerado. Os alunos puderam aprender muito, graças a ações como gincanas e vídeos com entrevistas, sempre seguidas por momentos de reflexão sobre a realidade dos catadores. Houve um claro ganho educacional e de consciência social.

“As crianças se envolveram e, o mais importante, a comunidade se envolveu, participou. Cada pai chegava com uma sacolinha de material reciclável, sinal de que o nosso diálogo estava funcionando. A comunidade inteira participou e esse projeto só teve essa força por causa da equipe escolar, desde o apoio da diretora, que nos auxiliou para que pudéssemos seguir todos os protocolos contra o coronavírus no manuseio dos materiais, até as contribuições de professores e demais funcionários. Todos deram a sua contribuição: professores específicos e professores polivalentes”, descreveu Katiane.

Segundo a docente, existe a ideia de tentar expandir a iniciativa para as outras unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e o projeto está inscrito em outros concursos. “A gente descobriu que a quantidade de catadores é imensa e nos arredores da escola há muitas pessoas que precisam da reciclagem para sobreviver. E, com a pandemia, isso se agravou muito”, explica Katiane. A escola recebeu um banner, um troféu e um projetor de vídeo (datashow), e a professora ganhou um notebook.

A professora Patrícia Pasqualini, do Cemeb Profª. Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real, ficou em 8º lugar na outra categoria do concurso — “Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”. Ela sempre gostou muito dos projetos da CCR, que envolviam teatro, paródias e outras atividades. Este ano, a ideia foi expandida para a cidadania e a docente se encantou, pois tem como objetivo transformar os alunos em cidadãos críticos e participativos.

“Desde o início do ano eu já vinha trazendo a questão da inovação para a sala de aula. O concurso ofertado pela CCR veio ao encontro de tudo que eu já estava realizando junto da turma e, com muito orgulho, representamos nosso município em oitavo lugar, dentre as mais de 80 cidades participantes dentro do Estado. É uma sensação de missão cumprida e de que estamos no caminho certo. Foram de fundamental importância para termos essa colocação, além de seguir todas as regras do concurso, realizar os fazeres educativos com dedicação e ações valiosas e transformadoras para os alunos, e o apoio e incentivo que recebi tanto da Unidade Gestora de Educação como dos gestores da minha unidade escolar”, relata a professora.

Várzea Paulista

Musicarte de Várzea Paulista oferece aulas de musicalização infantil

Escola de Música e Arte de Várzea Paulista abre em julho inscrições para o curso, direcionado para crianças de 4 a 8 anos

Published

on

Crianças tocando instrumentos musicais em aula de música
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Musicarte, Escola de Música e Arte de Várzea Paulista, abre em julho as inscrições para o curso de musicalização infantil, direcionado para crianças de 4 a 8 anos. Sob orientação dos professores Otiniel Alves e Débora Lorenti, as aulas têm como principal objetivo desenvolver o senso rítmico e auditivo das crianças através de atividades lúdicas. "Trabalhamos a percepção musical…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista promove conferência para debater soluções para o desenvolvimento urbano

Evento reuniu gestores públicos, munícipes e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo aberto e construtivo

Published

on

O gestor de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista, Frederick Merten
O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu a 6ª Conferência Municipal de Várzea Paulista, um evento de grande importância para o futuro da cidade. Promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação, teve como tema central "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Diálogo…

Continue Reading

Várzea Paulista

Fundo Social de Várzea Paulista inicia Campanha do Agasalho

Foco da campanha é arrecadação de cobertores. Veja como doar para a campanha.

Published

on

Cobertores e agasalhos
O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Pedro Poloni, nº 36 – Centro de Várzea Paulista (Foto: everydayplus/Canva)

O Fundo Social de Várzea Paulista iniciou a Campanha do Agasalho 2024, com foco especial nas doações de cobertores e agasalhos em bom estado. "A campanha reforça as ações da Prefeitura em proporcionar melhores condições às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos períodos mais frios", reforçou a gestão. Os interessados devem entregas as doações ao Fundo Social de Solidariedade,…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista conquista Centro de Bem-Estar Animal

Espaço atenderá animais de tutores em situação de vulnerabilidade e bichinhos em condições precárias ou vítimas de maus-tratos, com serviços como castração e vacinação.

Published

on

Prédio do novo Centro de Bem-Estar Animal de Várzea Paulista.
Novo serviço recebeu um carro 0 km em sua inauguração (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na última terça-feira (4), a Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou o Cebea (Centro de Bem-Estar Animal). De acordo com a gestão, o espaço moderno e completo dedicado à saúde e ao bem-estar dos animais da cidade, tem foco especial em atender aqueles em situação de vulnerabilidade. Instalado ao lado do Viveiro de Mudas, no Parque Chico Mendes, o Cebea oferecerá…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista abre 3ª chamada para matrículas em creches

Para a efetivação da matrícula, o responsável legal precisa ir à escola indicada entre 3 de junho e 5 de julho.

Published

on

Prédio colorido de creche municipal de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Educação de Várzea Paulista abriu a terceira chamada para matrículas nas creches municipais. Para efetivar a matrícula, os pais ou responsável legal deve comparecer à escola indicada de 3 de junho a 5 de julho, com a documentação necessária. Os endereços e telefones das unidades escolares estão disponíveis em: http://tiny.cc/ob6ayz. Os pais e responsáveis podem conferir a contemplação da…

Continue Reading