Hospital da Criança do Grendacc quadruplicou o número de procedimentos cirúrgicos em 5 anos
Conecte-se conosco

Saúde

Hospital da Criança do Grendacc quadruplicou o número de procedimentos cirúrgicos em 5 anos

O hospital também aumentou em 25% o número de atendimentos nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase em neuropediatria,

Publicado

em

Atualizado há

O óculos de realidade virtual distrai as criança durante a coleta de sangue; Daniel Henrique Oliveira, de 10 anos, aprovou

O Hospital da Criança do Grendacc completa, nesta sexta-feira (21), cinco anos de existência e, nesse tempo, o número de cirurgias pediátricas, sendo elas oncológicas, ortopédicas, cirurgia geral e de lábio leporino, quadruplicou. E a instituição continua trabalhando arduamente para tornar-se referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico em Jundiaí e região.

O hospital também aumentou em 25% o número de atendimentos nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase em neuropediatria, e em 2021 foram 637 pacientes nesta especialidade. “Agradecemos a ajuda da sociedade, que sempre esteve ao nosso lado nesses 26 anos de Grendacc, com colaborações mensais ou esporádicas. Elas são de extrema importância para a nossa instituição”, frisa Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc.

A presidente salienta que essas colaborações ajudam a pagar os custos do hospital, que giram em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Os convênios e as parcerias com as prefeituras ainda não são suficientes para cobrir os custos dos tratamentos oncológicos, que são extremamente caros, por isso a ajuda a sociedade é imprescindível. “Temos muito orgulho do que construímos nestes 26 anos de Grendacc e 5 anos de Hospital da Criança. Somos muito gratos a todos que nos ajudaram a chegar até aqui! Seguiremos sempre com muito profissionalismo, buscando levar cada vez mais serviços de qualidade e atendimento humanizado para as famílias da nossa região”, afirma Isabela.

Desde o início do ano, o Hospital da Criança passou a realizar o exame de nasofibrolaringoscopia para adultos e crianças por meio de convênios e particular; e somente para adultos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu e Itupeva. O Grendacc ressalta que os exames por meio do SUS não podem ser agendados diretamente no hospital, eles devem ser encaminhados pelos postos de saúde ou hospitais de cada município.

Foto: O exame de nasofibrolaringoscopia é realizado no consultório, Paciente: Adevar de Almeida

Esse procedimento é realizado pelos médicos otorrinolaringologistas Viviane Martori Pandini e Juliano de Alencar Vasconcelos, que contam com a ajuda de 10 residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Segundo Viviane, esse exame é praticamente uma extensão do exame físico. É indicado quando o paciente apresenta queixas de coriza, ronco, sangramentos recorrentes, alterações de voz que sejam persistentes, dores de cabeça e garganta e tosse crônica. Ele é feito por meio de um aparelho chamado endoscópio –  um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta – que permite ver do nariz até a entrada da traqueia. “É um exame feito no próprio consultório, apenas com anestesia tópica local”.

Outra novidade, que foi implantada no Hospital da Criança em dezembro de 2021, é os óculos de realidade virtual. Essa ferramenta é utilizada na coleta de sangue das crianças e é uma forma de distrair os pequenos pacientes durante a punção venosa – ou mesmo na punção digital, aquele da pontinha do dedo.

Já foram realizados 145.992 exames por nossa equipe de enfermagem, que é treinada para atender crianças e adolescentes. Aliás, esse é um dos principais diferenciais da instituição: Ter uma equipe de médicos, enfermagem e multidisciplinar amplamente capacitada e especializada em atendimento pediátrico.

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade