Como saber quando a criança está com anemia?
Conecte-se conosco

Saúde

Como saber quando a criança está com anemia?

É fundamental saber como prevenir, reconhecer os principais sinais que indicam o problema e o tratamento.

Publicado

em

Atualizado há

É fundamental saber como prevenir, reconhecer os principais sinais que indicam o problema e o tratamento. (Foto: divulgação)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em países em desenvolvimento mais de 50% das crianças menores de 4 anos apresentam deficiência de ferro. No Brasil, estudos regionais com crianças de diferentes faixas etárias apontam uma variação entre 28% a 68%.

Anemia é a condição na qual ocorre queda da hemoglobina no sangue. A hemoglobina é a responsável pela coloração avermelhada da pele e pelo carregamento do oxigênio aos tecidos, o que gera a energia para as atividades diárias. Ao contrário dos adultos, a anemia em crianças não é uma doença silenciosa, já que a anemia instalada vai sempre cursar com alterações clínicas como palidez, fadiga, fraqueza, sono excessivo e falta de apetite, que são os principais sintomas. A criança também pode ter alguns desejos alimentares estranhos, como vontade de comer terra ou tijolo.

Segundo a Dra. Bianca Zanchetta Buani Miguel, Nutrologa do Hospital Universitário de Jundiaí, com 10 anos de experiência em terapia nutricional hospitalar com expertise em criação e administração de Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional, a maioria dos casos ocorrem entre os 9 e 12 meses de vida. “Muitas vezes essa fase de transição não é “bem aceita” pela criança, simplesmente porque é uma questão de aprendizado, e os pais, por inexperiência ou falta de orientação adequada, interpretam como a criança não gostando dos novos alimentos e deixam de insistir na oferta de alimentos saudáveis justamente numa fase da vida em que eles são tão importantes. Além disso, principalmente até 18 meses de vida, ocorre o rápido crescimento e desenvolvimento do organismo que requer uma demanda aumentada de ferro”, disse Bianca.

O tratamento mais indicado é a inclusão de alimentos ricos em ferro na dieta da criança. “Carnes são alimentos com uma quantidade elevada de ferro, principalmente o fígado de boi. Além disso, folhas escuras também são ricas nutricionalmente como é o caso da couve, chicória, mostarda, rúcula e agrião”, salientou a médica.

Em algumas circunstâncias, pode ser necessário o uso de suplementação de ferro e de vitamina B12 na dieta da criança, o que deve ser prescrito por um médico especialista. Ao suspeitar da condição a criança deverá realizar os exames: hemograma e ferritina.

Além de ser extremamente frequente, a anemia não tratada pode interferir na cognição, inteligência e na capacidade dos pequenos em adquirirem novas habilidades. “Ouvimos com certa frequência dos pais: Ah, meu filho não presta atenção na aula, é desatento, não se concentra. Será que essa criança taxada de preguiçosa não está com uma fadiga (cansaço) tão excessiva e com dificuldades de aprendizagem por conta de uma anemia?”

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade