Evento gratuito em Jundiaí busca sensibilizar a sociedade sobre a perda gestacional e neonatal
Conecte-se conosco

Jundiaí

Evento gratuito em Jundiaí busca sensibilizar a sociedade sobre a perda gestacional e neonatal

O encontro KAVOD traz em seu nome o significado das palavras em hebraico “Honra e Respeito”. Além de honrar a história das famílias e dos bebês que viveram por um breve período na Terra, traz reflexão ao respeito do nascer e do morrer.

Publicado

em

Atualizado há

Mulher grávida
Confira a programação do evento e veja como participar (Foto: Pixabay)

Neste domingo (15), a partir das 9h, acontece o 2º Encontro KAVOD sobre o Dia Internacional de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal. O evento tem apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

O encontro traz em seu nome o significado das palavras em hebraico “Honra e Respeito” e cujo objetivo, além de honrar a história das famílias e dos bebês que viveram por um breve período na Terra (dentro ou fora do útero de suas mães), trazer também à reflexão o respeito do nascer e do morrer.

Neste ano, a programação especial faz parte do movimento internacional acerca deste tema. O intuito é atingir o maior número de pessoas e sensibilizar os mais diversos setores da sociedade sobre as questões que envolvem a perda gestacional e neonatal. 

De acordo com Bruna Spregacini Diez, idealizadora do evento o projeto nasceu junto com seu filho que não pôde ficar para contar a sua própria história. Nessa caminhada, ela descobriu que muitas famílias se identificam pela mesma dor, mas o processo de luto de algumas é mais traumático do que outras, principalmente quando não há acolhimento no nascer e no morrer do bebê. “Esse evento também têm o intuito de instigar e provocar mudanças na sociedade, passando por hospitais, cartórios, funerárias, faculdades e leis”, completa a idealizadora. 

O encontro tem entrada gratuita e foca em pais enlutados por seus bebês, profissionais de saúde e sociedade em geral, que tenha interesse no tema. O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro, com estacionamento gratuito. Saiba mais através do telefone: (11) 989001594 (somente whatsapp) ou e-mail: [email protected]

Confira a programação do Encontro KAVOD

9h – Abertura – Sala Santos Jundiaí

  • Bruna Spregacini Diez – Mãe da Helena e Micaela na Terra e do Aaron no Céu, Bailarina, Internacionalista, Pós-graduada em Gerente de Cidades. Idealizadora e organizadora do Encontro KAVOD e do vídeo de dança “AARON – nosso sonho” exibido nas redes sociais como ação de conscientização do Dia Internacional de Sensibilização das Perdas Gestacionais e Neonatais em 2020. Ex-colunista do coletivo Do Luto à Luta grupo de apoio a esse tipo de perdas.
  • Juliana Santos – Mãe dos anjinhos Sol e Lua Helena. Bacharel em Educação Física, terapeuta e instrutora de Pilates, especializou-se em danças ancestrais nos estilos orientais e americanas sendo dançarina, coreógrafa e professora de Dança do Ventre nos estilos tradicional, Tribal Fusion e Tribal FatChanceBellyDance®. Proprietária e diretora do “Núcleo de Dança e Bem Estar – Juliana Santos”, promove atividades terapêuticas voltadas para o crescimento físico, mental e espiritual de seus alunos e clientes.

9h10 às 9h25 – Gestores da Prefeitura de Jundiaí

  • As conquistas e os desafios do município como Cidade das Crianças. Os cases de sucesso nos segmentos da Saúde, Educação, Cultura bem como outras ações que envolvam o acolhimento e atendimento à criança, sua família e cuidadores.

9h30 – Apresentação de Dança – Núcleo Juliana Santos

9h40 – Diretrizes de acolhimento no Brasil e no Reino Unido

  • Perla Frangioti é mãe da Clara e da Heloísa (em memória), professora e co-fundadora do Transformação – grupo de apoio à perda gestacional e neonatal. Militante por políticas públicas e garantias de direitos às famílias enlutadas pela perda perinatal. Formada em Aconselhamento no luto com ênfase no trabalho com grupos (Fundação EKR). Mestre em Educação Física escolar (UFSCar)

10h30 – “Por que falar do luto e níveis de intervenção” 

  • Ivana Tolotti é Psicóloga e Psicoterapeuta EMDR; Cofundadora do Flor de Cerejeira Instituto de Psicologia; Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto (4 Estações Instituto de Psicologia); Membro da equipe de resposta a emergências e desastres do Instituto Maria Helena Franco de Psicologia; Pós-Graduada em Famílias Enfrentam Crises: Psicoterapia com Base na Teoria do Apego (4 Estações Instituto de Psicologia). Atua principalmente com os temas: formação e rompimento de vínculos; trauma, morte e lutos.

11h – “Luto do Homem” 

  • Gustavo Abrell é pai do Joaquim e da Flora, marido e companheiro da Luciana. Pai enlutado e voluntário no ILP (Instituto do Luto Parental) desde o começo de 2023. Como pai de Joaquim, que os deixou em corpo, mas preencheu suas vidas com muito amor, compartilha da sua história, dores e amores, na esperança de manter sempre viva a história do seu filho, e a de tantas outras famílias.

11h30 – “A importância dos grupos de apoio”

  • Ligia é idealizadora e co-fundadora da Ong de apoio ao luto gestacional, neonatal e perinatal Casa Mães para Sempre, hoje Instituto do Luto Parental. Sócia e co-fundadora da empresa Iamaní chás orgânicos, que apoia os projetos sociais Casa Mães para Sempre ILP e Mulheres da Terra.

12h – Encerramento – pocket show – Juliana Santos

12h30 – Homenagem aos bebês que partiram – plantio de árvore 

Sala São Paulo Railway 

14h- Oficina de dança terapêutica – Juliana Santos 

15h – Oficina de bordado em folha com roda de conversa – Renata Gibelli

17- Encerramento

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade