CPFL Piratininga identificou 11,9 mil ligações clandestinas na região de Jundiaí em 2021
Conecte-se conosco

Jundiaí

CPFL Piratininga identificou 11,9 mil ligações clandestinas na região de Jundiaí em 2021

Inspeções permitiram a recuperação de 63.6 GWh de energia que poderia abastecer aproximadamente 29 mil residências por um ano

Publicado

em

Atualizado há

Gato na energia elétrica.

As inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela CPFL Piratininga em 2021, resultaram em 63.6 GWh de energia recuperada nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, o que abasteceria cerca de 29 mil residências por um ano. 76,8 mil inspeções em 22 municípios da região, que identificaram 11,9 mil fraudes, os populares “gatos”.

Entre as cidades com mais casos de furto de energia estão Sorocaba, com 2.846, Indaiatuba, que teve 1.598 casos, e Itu, com 927 ligações clandestinas desfeitas. Na outra ponta, os municípios com menos casos em 2021 foram Itupeva, com 79, Vinhedo, com 57, e Louveira, que teve 41 casos detectados.

“Infelizmente, a cada ano, vemos que a prática das ligações irregulares de energia continua. Nosso papel, como distribuidora, é realizar as inspeções para combater essa prática. O uso de tecnologia de ponta tem nos permitido aumentar as constatações de irregularidades em determinados clientes, o que nos alerta sobre a prática do gato. Assim, as inspeções são cada vez mais efetivas”, comenta Ruan dos Reis Alves, Gerente de Recuperação de Energia da CPFL.

Importância das inspeções

As distribuidoras do Grupo CPFL realizam inspeções para combater fraudes e furtos de energia de maneira contínua. Diversas ações são realizadas, inclusive, em parceria com a Polícia Civil. Há duas razões centrais para essas operações: a segurança e a justiça com os demais clientes.

Ao fazer um gato na rede elétrica, o cidadão coloca em risco não somente a si mesmo e a sua residência ou comércio, mas toda a vizinhança e o sistema elétrico. A rede de energia segue padrões e normas de segurança para a sua construção e manutenção, incluindo as novas ligações de energia. Por isso, somente técnicos da distribuidora podem atuar na rede.

Já a justiça se faz porque a energia furtada compõe parte da tarifa de energia elétrica. Ou seja, os clientes regulares, que pagam suas contas em dia, acabam também arcando com o custo de parte da energia que é furtada. Outra parte é assumida pela distribuidora.

“O furto de energia traz perdas comerciais para todos: clientes regulares, poder público e distribuidora de energia. Além da questão financeira, as ligações clandestinas geram instabilidade ao sistema elétrico, podendo levar a desligamentos e problemas em equipamentos, como transformadores. Por isso, incentivamos as denúncias anônimas dos clientes que sabem ou desconfiam de ligações irregulares”, comenta Alves.

Confira, abaixo, o ranking das 15 cidades com maior número de fraudes nas regiões de Sorocaba e Jundiaí em 2021:

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. As penas podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade, terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Vale destacar também que a ligação clandestina é considerada furto de energia.

As irregularidades também deixam a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor “perdido” é rateado entre todos os consumidores da distribuidora . Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes da distribuidora de energia.

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]​.

Como funcionam as inspeções

A maioria das inspeções realizadas pela CPFL Piratininga parte de um levantamento prévio, feito por sistemas tecnológicos e que usam inteligência artificial. Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas.

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade