Com estoque baixo, Colsan precisa de doação de sangue
Conecte-se conosco

Jundiaí

Com estoque baixo, Colsan precisa de doação de sangue

Só no Hospital São Vicente de Paulo o consumo médio é de 1.200 bolsas de sangue mensais, usadas em cirurgias de média e alta complexidade.

Publicado

em

Atualizado há

Para cada bolsa de sangue é necessário um doador.

Com estoque 50% abaixo da média habitual, a Colsan, principal hemocentro da região e grande parceiro do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), precisa de doadores de sangue. Só no HSV, referência para cardiologia, neurocirurgia, oncologia, traumatologia e urgências e emergências, são utilizadas em média 1.200 bolsas de sangue ao mês, especialmente para intervenções médicas de grande porte e complexidade, como cirurgias, traumas, transfusões, procedimentos oncológicos e demais situações.

Para cada bolsa de sangue é necessário um doador, ou seja, por mês é preciso ter 1.200 pessoas dispostas a doar. Lembrando que o intervalo entre uma doação e outra para mulheres é de 90 dias e para homens é de 60 dias. Ou seja, não é possível que a mesma pessoa faça doações mensais.

De acordo com ao médico hematologista do HSV e gerente médico da Colsan, Dr. João Augusto Fernandes, uma das principais causas da redução nos estoques está relacionada à pandemia. “Muitas pessoas adoeceram com a nova variante da covid-19, a ômicron, e por isso não puderam doar. Outras pessoas, com receio de serem contaminadas, também evitaram a doação”, explica.

Com isso, desde dezembro a conta deixou de fechar. E apesar de campanhas, a adesão ainda está longe de ser como antes da pandemia. “Em 2019 tínhamos cerca de 100 doações ao dia, hoje são cerca de 60”, lamenta.

E para reverter este cenário, as campanhas que levam informações corretas para a população são essenciais. O médico explica que as principais dúvidas são relacionadas à covid-19. “A doação de sangue não compromete a imunidade e as pessoas que tiveram a doença podem doar, desde que seja respeitado o intervalo de 10 dias após a recuperação”, esclarece. “Quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas para covid-19, deve esperar o intervalo de 7 dias após o último contato”. Para as pessoas que tomaram a vacina contra covid-19 recentemente, o prazo entre a aplicação da vacina e a doação deve ser de pelo menos 7 dias.

Para garantir a segurança dos doadores, a Colsan segue protocolos. “As doações podem ser agendadas por meio do aplicativo `Colsan – Doe Sangue, Doe Vida´, disponível nas lojas de aplicativos on-line. No ambiente físico, sinalizamos o distanciamento e reforçamos as práticas de higienização, com frascos de álcool gel em vários locais e a obrigatoriedade do uso de máscara”, explica.

Quesitos para a doação

Para doar é necessário apresentar um documento com foto, o doador passa por uma triagem e por uma entrevista clínica. A idade permitida é dos 16 aos 69 anos, sendo que menores de 18 precisam estar acompanhados de um responsável. O doador deve pesar mais de 51 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. É preciso estar bem alimentado. Em situações de risco acrescido a doação não será autorizada. A doação de sangue é um procedimento seguro e saudável, não causa nenhum risco.

Os interessados devem procurar a Colsan, localizada na Rua 15 de Novembro, Nº 1498. O telefone para contato é 4521-4025.

Jundiaí

Quadras esportivas do Mundo das Crianças, em Jundiaí, ganham novas cores

Quadras de tênis e de basquete 3×3 passaram por uma revitalização

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Um toque de cor e energia acaba de chegar às quadras de tênis e de basquete 3×3 do Mundo das Crianças. Agora revitalizadas, as quadras exibem cores vivas, deixando o espaço ainda mais convidativo para os praticantes da modalidade. “As cores preta, vermelha, azul e amarela aplicadas nas quadras de basquete, e o verde e azul nas de tênis, adicionaram…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina no Espaço Jundiaí Empreendedora capacita empreendedores para atendimento de qualidade

“Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes” foi o tema do encontro realizado em parceria com o Sebrae

Publicado

em

O EJE também está com inscrições abertas para a oficina voltada a empresárias, que visa transformar negócios e alcançar vendas prósperas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em parceria com o Sebrae, o Espaço Jundiaí Empreendedora promoveu na tarde desta segunda-feira (20) a oficina "Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes". Entre os assuntos explorados na oficina estiveram técnicas de conquista, manutenção e fidelização de clientes através de estratégias de atendimento impecáveis. Durante o encontro, os empreendedores puderam aprender a criar interações, destacando-se no quesito…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo
Publicidade