O novo Fórum da Comarca de Itupeva, denominado ‘Desembargador Dr. Paulo Sérgio de Oliveira’ foi inaugurado, nesta terça-feira (05), durante solenidade marcada pela presença do prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa e do secretário de Assuntos Jurídicos, Percy Kuster.
O prédio alugado pela Prefeitura de Itupeva funciona na avenida Brasil, 1.765, no Jardim Brasil, acomodará pelos próximos 20 anos as necessidades do Poder Judiciário, bem como os serviços forenses da cidade, com a possibilidade de receber uma 2ª Vara e um segundo cargo de promotor de Justiça.
Já o prédio anterior apresentava problemas de acessibilidade e, ainda, por ter abrigado uma clínica, não atendia as necessidades da população e dos servidores da Justiça, diferente deste novo edifício que é moderno, amplo e mais adequado à comarca.
“Eu me sinto honrado por estar entregando esse prédio, pensado no futuro de Itupeva, pois este espaço será extremamente útil à população. Quando os munícipes precisarem da Justiça não terão que se deslocar para outras cidades, considerando que este atendimento será feito por aqui”, destacou o prefeito Marcão Marchi.
A juíza de Direito, Dra. Heloísa Helena Palhares Montenegro, ressaltou a importância do novo Fórum da Comarca de Itupeva. “Inicialmente enalteço e agradeço o esforço e a dedicação empreendidos por essa administração do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Itupeva e ao proprietário do prédio, Afonso Davo, que possibilitaram a celebração desta data tão especial, não somente para os que estiveram aqui presentes, mas para todos os judicionados da Comarca de Itupeva. Sem dúvida, a inauguração deste prédio dignifica e consolida a importância do Poder Judiciário para a sociedade de Itupeva. Além disso, representa um exemplo concreto de preocupação dos Poderes Judiciário e do Executivo, em viabilizar uma melhoria significativa na estrutura operacional da Comarca.”
Posteriormente, foi descerrada a placa da Sala do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Conciliação (CEJUSC), denominada ‘Doutor João Omar Marçura’. Este momento que emocionou a todos contou com a presença de seus familiares. A juíza Fátima do Prado Marçura, viúva do homenageado – que esteve acompanhada por seus filhos – falou em nome da família. “Gostaria com meu jeito informal de ser, de parabenizar a cidade de Itupeva por este foro. O prédio está muito bonito e desejo muita sorte para os moradores deste município e para todos que trabalham aqui. A família Marçura ficou muito feliz por essa data, porque depois de 9 anos de falecimento do João, ele está sendo homenageado com todo esse carinho. Eu penso que somos lembrados pelas obras que deixamos e o João deixou várias obras de valor como ser humano. Portanto, agradeço a todos por esse gesto.”
A promotora de Justiça, Dra. Larissa Negri Costa Beserra, também descreveu o quanto Itupeva será beneficiada com o novo Fórum da Comarca. “Em nome do Ministério Público do Estado de São Paulo e também representando o procurador-geral de Justiça em exercício, eu expresso a grata satisfação que é participar deste evento, que representa a tão imensurável conquista para a população local. Poucas vezes vi pelo estado de São Paulo, especialmente na Comarca, um prédio tão estruturado para o exercício das funções a que se destinam. O próprio Ministério Público está muito bem instalado e aproveito a oportunidade para me juntar ao coro discutido nesta solenidade, a respeito do pleito da 2ª Vara para o município, que certamente contribuirá para o exercício das funções dos operadores de direito, da maneira mais digna e mais atendente às necessidades da população local.”
Representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, o desembargador Dr. Raymundo Cantuária presidiu a solenidade e também explanou sobre esse momento especial para o município de Itupeva. “Foi uma honra participar deste momento marcado pela inauguração das novas instalações do Fórum da Comarca de Itupeva, que representa a casa de todos os itupevenses. Saibam que quem aqui comparece, apresentando a sua pretensão está também na Casa da Justiça, onde não existe privilégios e as partes são igualmente ouvidas. Ninguém deixará de expressar a sua posição jurídica, perante o juiz ou a juíza. Portanto, essa inauguração expressa o respeito do Tribunal de Justiça de São Paulo ao povo de Itupeva.”
Sobre as instalações
O edifício conta com acessibilidade, é amplo, bem iluminado, possui elevadores, estacionamento interno e o mais importante, o Salão do Júri.